Considerado um poderoso antibiótico natural, é muito consumido na forma de chá, pois mantém suas propriedades benéficas quando em infusão.
Quando se inclui na alimentação diária, é possível aliviar a tosse, sintomas desagradáveis como o catarro, prevenir inflamações na boca e garganta, além de melhorar o funcionamento do sistema respiratório.
O Tomilho também é diurético, tônico e ajuda a aliviar cólicas, azia, má digestão e diarreia, elimina acnes e deixa suas manchas mais claras além de evitar a queda de cabelos fortalecendo-os.
Pesquisas comprovam que o chá de Tomilho possui propriedades antidepressivas, e que aliviam o estresse. Se você sofre de ansiedade, esse chá também é muito indicado. O segredo principal é que ele é um calmante natural, deixando o sistema nervoso mais relaxado.
O chá de Tomilho também ajuda a evitar o envelhecimento precoce, pois funciona como um antioxidante excelente. Como possui ferro em sua composição é muito indicado às pessoas com anemia.
De acordo com pesquisadores e historiadores, esse arbusto aromático foi usado de forma bastante extensa pelas civilizações antigas.
Sabe-se que o tomilho era usado no embalsamento de múmias no antigo Egito, como perfume pelos Gregos, e na idade média o seu uso era recomendado no tratamento contra lepra, paralisia e piolhos.
Existe até mesmo uma lenda antiga de que os ramos do tomilho foram usados para cobrir a manjedoura do Menino Jesus devido ao seu aroma agradável, mas isso aí já é outra história.
O que se sabe com certeza é que essa planta tão perfumada possui inúmeras qualidades que fazem com que seu consumo se torne praticamente obrigatório, principalmente por pessoas que sofrem de complicações respiratórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário