QUEM SOMOS!

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Remédios naturais para pedras nos rins

Cálculos renais são depósitos de cristais de minerais que se acumulam no rim ou no trato urinário; é uma doença muito dolorosa, que provoca dor abdominal, na lateral inferior das costas e nos rins, produz náuseas e vômitos, vontade frequente de urinar, ardor, dor nos órgãos genitais e sangue na urina.

Se o cálculo for menor que 7 mm, existem tratamentos caseiros que podem ajudar o organismo a eliminá-lo. Mas se for maior que isso você deve procurar um médico e só ele poderá tirar o cálculo.

Para combater os cálculos renais e ajudar a dissolvê-los, existem vários remédios naturais. 

O tratamento natural para pedras nos rins pode ser feito com o uso de plantas medicinais como salsa, chapéu de couro e quebra-pedra devido as propriedades diuréticas e analgésicas que elas possuem. 

No entanto, para eliminar estas pedras também é importante controlar o consumo de sal e consumir menos carne vermelha pois grande quantidade de proteína animal aumenta a acidez da urina e incentiva a eliminação do cálcio pela urina, favorecendo a formação de cristais e consumir alimentos ricos em fibras para a correta absorção do cálcio, evitando seu acumulo nos rins.

Água

Beber água em grande quantidade é muito importante para manter a urina diluída e, assim, ajudar a eliminar as pedras do rim. Se não consumirmos água o suficiente, o organismo se desidratará e consumirá os líquidos dos tecidos; isso pode gerar ácido úrico e formar um sedimento cristalizado no rim, por isso, é imprescindível nos manter hidratados para ajudar na limpeza dos rins.

Vinagre orgânico de cidra de maçã

Esse vinagre não contém pesticidas, nem produtos químicos, diferente de outros vinagres não orgânicos, e ajuda a criar um ambiente alcalino ao aumentar o pH, o que evita que o ácido úrico se cristalize, ajudando também a dissolver as pedras já existentes. Além disso, o vinagre orgânico contém altos níveis de potássio, benéfico para os rins. Adicione 2 a 4 colheres de sopa de vinagre em 300 ml de água, isso ajudará a alcalinizar o sistema e ajudará a dissolver os cálculos renais.

Limão

O limão ajuda a dissolver os cálculos renais, devido ao seu alto teor em citrato (ácido cítrico), e também é rico em potássio; aumenta o pH da urina, por ser levemente alcalino, e ajuda a manter limpo o rim. Recomenda-se beber todos os dias 2 litros de água, misturados com suco de 2 ou 3 limões, ao longo do dia.

Dente de leão

A raiz do dente de leão mantém os órgãos internos limpos e livres dos cálculos, é um excelente diurético, visto que ajuda na eliminação das pedras por meio da urina com maior frequência. Tome 1 colher de sopa de raiz de dente de leão em uma infusão quente a cada 15 ou 20 minutos, isso pode aliviar a dor e prevenir os cálculos renais. Se misturar ½ colher de sopa de raiz de dente de leão, com ½ colher de sopa de raiz de cascalho, a dor poderá reduzir e amolecer a pedra, tornando mais fácil sua eliminação. Porém, cuidado! Consulte seu médico antes de utilizar a raiz de cascalho, pois ela pode interagir com vários medicamentos, principalmente com o lítio.

Urtiga

Essa planta ajuda a tratar infecções urinárias e reduzir inflamações na bexiga, mostrando-se de grande ajuda para quebrar as pedras nos rins. A infusão de urtiga, se consumida ao longo do dia, ajudará a manter o sangue limpo. As urtigas têm má fama, sua manipulação é um tanto molesta, afinal, provoca irritação na pele. Porém, esse efeito desaparece após seu cozimento, mas, antes do cozimento, basta utilizar uma luva para manipulá-la. Cuidado! Sua infusão e consumo são contraindicados para mulheres grávidas e pessoas com edemas de origem cardíaca ou edemas causados propriamente por problemas renais, além de pessoas que apresentam intolerância gástrica manifestada através de náuseas e vômito. É indicada para várias doenças, mas nesse caso, principalmente para ácido úrico e problemas das vias urinárias, quando não houver edemas.

Bardana

Devido ao seu teor de insulina, ela pode ajudar a dissolver as pedras nos rins, além de prevenir a formação de novos cálculos; é um excelente diurético. Recomenda-se tomar um litro de infusão quente de raiz de bardana ao longo do dia.

Uva-ursina

A infusão de uva-ursina, tomada várias vezes ao dia, também ajuda na dissolução dos cálculos renais e reduz o ácido úrico; é um excelente diurético, que aumenta o fluxo de urina e a torna mais alcalina.

Quebra-pedra

Um excelente remédio natural para pedras nos rins é tomar o chá de quebra-pedra, pois ele possui propriedades que ajudam a desobstruir os canais renais facilitando a eliminação das pedras nos rins. Além disso, esta planta medicinal ajuda também a eliminar o excesso de ácido úrico e a diminuir o inchaço, pois tem propriedades diuréticas.

Salsa

A salsa tem qualidades diuréticas e depurativas por ser rica em ferro e flavonoides, que ajudam a aumentar o volume de urina e a eliminar pedras nos rins.

Chapéu de couro

O chapéu-de-couro e geralmente utilizado pelas suas propriedades diuréticas e depurativas que, combinadas, ajudam a eliminar pedras nos rins.

Verbena

Quando aparecerem os primeiros sintomas de dor beba um copo de suco de limão recém-espremido misturado com um ovo. Se possível, consuma em jejum.

Abóbora

Basta acrescentar a abóbora ao seu cardápio diário. Ela cai bem em saladas cruas, misturada com legumes cozidos, em forma de purê, como ingrediente para carnes e sopas, e até mesmo apenas ela cozinhada.

Cavalinha

Chá de cavalinha é um remédio natural eficaz para pedras nos rins. Beber 3 a 4 xícaras de chá de cavalinha diariamente ou em cápsulas, de acordo com a dosagem recomendada pelo seu médico. Não se automedique.

Romã

Todos nós já ouvimos que a romã tem muitos benefícios para sua saúde. Mas, mais especificamente, as sementes e o suco de romã podem ser considerado outro remédio natural para as pedras nos rins. Isto pode estar relacionado com a sua acidez e propriedades adstringentes. Tome até 3 vezes por dia um copo de suco ou chá de romã.

Aipo

Aipo e as sementes de aipo são grandes diuréticos e tônicos para os rins. O uso regular da semente de aipo, como um tempero ou como um chá, pode prevenir a formação das pedras nos rins.

Manjericão

Chá de manjericão pode ser tomado ao longo do dia para a saúde global dos rins. Se você tem pedras nos rins, tente tomar uma colher de chá de suco de manjericão com mel por dia, durante seis meses. Acredita-se que remédios populares com suco de manjericão puro podem ajudar a induzir a expulsão da pedra do trato urinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário