QUEM SOMOS!

terça-feira, 18 de abril de 2017

Frutas exóticas

Muitas frutas são desconhecidas da maior parte da população, geralmente apenas as pessoas que vivem na região de origem ou de produção a conhecem.

O termo exótica se refere às frutas que não são originárias do Brasil, ou seja, foram trazidas para cá desde a época das grandes navegações. Algumas possuem formato, cor, cheiro e sabor bem incomum. Por não terem produção em larga escala, quando chegam ao comércio é normal possuírem preço elevado.



Desta infinidade de cores, texturas e sabores, separamos 10 frutas raras e exóticas que você pode encontrar pelo Brasil. Quantas desta lista você conhece?



Cupuaçu



Resultado de imagem para cupuaçu fruta


O Cupuaçu é fruto de uma árvore originária da Amazônia, parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu. É uma fruta extremamente saborosa típica da região norte brasileira, muito encontrada no estado do Pará e Amazonas.

Bacuri

Resultado de imagem para bacuri fruta

O Bacuri é uma das frutas mais populares da região norte e dos estados vizinhos à região Amazônica. É mais encontrado nos estados do Pará, Maranhão e Piauí, onde é um símbolo da cidade de Teresina. Sua fruta mede cerca de 10 cm e apresenta uma casca dura e resinosa.

Pitaya

Resultado de imagem para pitaya fruta

Pitaya (ou pitaia) é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina, sobretudo do gênero Hylocereus, mas também Selenicereus, nativas de regiões da América do Sul e também cultivadas em Israel e na China. O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em outras línguas. Como a planta só floresce pela noite (com pequenas flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Noite ou Dama da Lua.

Cherimoia

Resultado de imagem para cherimoia fruta

A Cherimoia (ou Cherimolia) é nativa da América do Sul e seu fruto é na verdade um agrupamento de frutos. Cultivada em todo o mundo, principalmente na Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Israel, Peru, África do Sul e Taiwan. É comum no Chile, onde seu suco é muito apreciado em bares e restaurantes. No Brasil, pode ser vista nos municípios situados na Serra da Mantiqueira, principalmente em Minas Gerais e São Paulo.

Mangostão

Resultado de imagem para mangostão fruta
Nativo da região tropical do sudeste asiático, abrangendo também a maioria das ilhas da Indonésia, o Mangostão é considerado pelos habitantes desses lugares como a fruta mais saborosa do mundo: “a rainha das frutas tropicais”. Verdadeiro “manjar dos deuses”, o Mangostão foi comparado, por alguns, ao néctar e à ambrosia, alimentos do Olimpo grego. O Mangostão tem sido produzido no Brasil na região do litoral da Bahia e no oeste do estado de São Paulo.

Romã

Imagem relacionada

A romãzeira provém da Grécia, Síria e Chipre e também centro do Oriente Próximo, que inclui o interior da Ásia Menor, a Transcaucásia, o Irã e as terras altas do Turcomenistão. Existem dois tipos de romãs: a vermelha, que possui uma grande quantidade de sementes e uma pequena parte carnosa, e a amarela, com um pequeno número de sementes e uma grossa parte carnosa, tipo mais comum no Brasil.

Kiwi



O quiuí, quivi ou kiwi é originário do sul da China, país onde é declarado “fruto nacional”. A maior parte dos kiwis vendidos no Brasil são importados de países como Chile, Nova Zelândia e Itália, embora haja produção nacional, sobretudo na Região Sul.

Carambola (Fruta Estrela)


A Carambola (ou fruta estrela) é o fruto da caramboleira, uma árvore ornamental de pequeno porte originária da Índia, sendo muito conhecida na China. É considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida essencialmente em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas. Aqui no Brasil é muito popular na Região Nordeste, mas é plantada em praticamente todo o território nacional.

Lichia


A Lichia é originária do Sul da China, encontrada principalmente na China, Índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, a norte do Vietname, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e do México. Os frutos se assemelham à morangos e são ricos em vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e ferro. Seu interior lembra outra fruta: o Rambutão. No Brasil, a produção da fruta concentra-se em São Paulo, seguido de Minas Gerais, Bahia e Paraná.

Rambutão


O Rambutão é fruto da rambutaneira, uma das frutíferas mais cultivadas nos países asiáticos, principalmente na Tailândia, Indonésia e Malásia. Recentemente introduzido no Brasil, o Rambutão é cultivado comercialmente em alguns municípios da Bahia e do Pará, entretanto, a área total de plantio não alcança 40 hectares.


As frutas são alimentos básicos e muito saudáveis. Elas apresentam elementos nutricionais importantes para os nossos organismos. São também refeições perfeitas para lanches e cafés-da-manhã. Algumas das frutas compõem os melhores ingredientes para cozinhar. Porém, outras nos faz abrir a boca de espanto, devido ao valor exorbitante. Confira cada uma dessas frutas consideradas as mais caras do mundo.



Pera em Forma de Buda






Os moldes são posicionados nas peras enquanto as mesmas crescem nas árvores, resultando na fruta que se parece muito com uma pequena e decorativa estátua de Buddha. As pessoas não parecem se importar com o preço e correm para comprar as frutas tão rápido quando são colhidas.



Maçã Sekai-Ichi


Os campos onde estas maçãs crescem são polinizados a mão, e cada maçã é lavada em mel e carimbada a mão. O nome destas frutas caras significa “o melhor do mundo”, e é a maçã mais cara do mundo.

Dekopon Cítrico


Este cruzamento entre uma tangerina e uma laranja apresenta um sabor especial que é como um vício para quem experimenta. O destaque é para as membranas entre as partes que são conhecidas pela finura e sensação de derretimento na boca. A fruta foi denominada como cítrico mais delicioso no mundo inteiro. E parece com uma laranja, com a exceção de relevo na parte superior, que é maior e mais doce. Antes de 2011 a fruta era apenas disponível no Japão, mas depois seguiu para Califórnia e foi renomeada como Sumo.

Morangos Senbikiya Queen


Os mais caros morangos no mundo são selecionados a mão e perfeitamente combinados.

Melancias Quadradas


São importadas do Japão, onde crescem em caixas de vidro temperado que forçam as frutas a levar sua forma original, com exatamente o mesmo interior que uma melancia regular. Mas a questão de como é feito o formato quadrado, é relevante, já que obviamente não é a forma que as melancias naturalmente apresentam. Para alcançar o formato único, os agricultores cultivam a fruta em embalagens plásticas.

Abacaxis Pit


Estes são abacaxis especiais que são cultivados em palha, urina de cavalo e estrume. O preço elevado é pelo processo especial e custos de produção elevados. Mas a fruta não parece diferente de qualquer outro abacaxi. E se é considerada a idéia de cortar este abacaxi e fazer uma salada de frutas, deve-se pensar duas vezes, por causa da urina de cavalo e estrume. O abacaxi foi nutrido por mais de 2 anos usando as técnicas de jardinagem vitorianas tradicionais no Lost Gardens of Heligan, a atração botânica em Cornwall.

Mangas Taiyo-No-Tamago


Para ganhar distinção especial, os frutos individuais devem pesar o mínimo de 340 gramas e serem ricos em açúcar. As mangas são famosas pelo critério rigoroso, a incluir o peso mínimo e alto teor de açúcar.

Uvas Rubis Romanas


As uvas mais caras do mundo são perfeitamente redondas, extra doces e com tamanho parecido com bola de ping pong. O sabor é tão bom das uvas que as pessoas estão dispostas a pagar por um monte delas.
Para serem vendidas, as uvas devem ter um teor de açúcar em torno de 18% e pesar 20 gramas cada. Caso contrário, elas não entrarão para leilão, logo há muito trabalho para chegar às uvas perfeitas.

Melancia Densuke


Esta é uma das frutas mais exclusivas e caras. Sua singularidade é dada pela aparência muito distinta, toda preta e sem listrado. É sabido que melancias pretas são itens raros, especialmente a variedade Densuke. Esses tipos de melancias são apenas cultivados na ilha de Hokkaido, no Japão. O que faz dela mais adorável é o tipo especial de doçura que é incomparável.

Melão Yubari King


Depois que é germinado, cada melão é posicionado com um pequeno chapéu para proteger o mesmo do sol. Quando colhidos, os caules são cortados para um arrumado formato de T. Como se pode observar, muito esforço é destinado para cultivo e colheita desta fruta cara. Por causa da sua proporção e doçura, os melões Yubari King de polpa alaranjada são cobiçados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário