Trufas Brancas (Itália e Croácia)
A trufa branca, chamada também de “Alba madonna”, é o corpo frutífero de um cogumelo subterrâneo próprio da região de Piemonte e da Toscana, na Itália, e na península da Ístria, na Croácia.
Mais que as negras, a versão branca destes cogumelos são encontradas na Itália e cresce apenas em determinadas áreas, junto com certas árvores. Encontrada com a ajuda de cães ou porcos (sim, porcos!) farejadores, em eventos que se transformam em verdadeiras festas nos vilarejos, esta iguaria é vendida por preços que variam entre US$ 4 mil e US$ 10 mil o quilo.
Essa iguaria cresce junto a árvores como carvalho, aveleira e álamo, em condições climáticas muito particulares, e, por ser rara, pode custar alguns milhares de dólares. O valor mais alto já pago em trufas brancas foi de 417,2 mil dólares por duas unidades: uma de 900 gramas, da Toscana, e outra de 400 gramas, de Molise, na Itália. O alto preço foi arrecadado em um leilão, mas, no mercado, as cifras continuam altas. Uma libra, ou cerca de 450 gramas, custa em torno de 3,6 mil dólares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário