片栗
Classificação científica
- Reino: Plantae
- Divisão: Angiosperms
- Classe: Monocots
- Ordem: Liliales
- Família: Liliaceae
- Gênero: Erythronium
- Espécie: E. japonicum
- Nome binomial: Erythronium japonicum Decne.
É uma espécie de flor rosada pertencente à família do lírio e nativa do Japão, Coreia, Extremo Oriente Russo (Ilha Sacalina, Ilhas Kuril) e nordeste da China (Jilin and Liaoning). Possui uma florada curta na primavera, florescendo entre abril e junho nas florestas.
O Erythronium japonicum tem um caule de até 20 cm de altura, embora até 30% do caule pode ser subterrâneo. O bulbo é alongado, com até 6 cm, mas raramente tem mais de 1 cm. As flores são solitárias e rosadas.
Chamá-la pelo nome genérico comum de lírio truta pode ser um pouco enganador, porque nas espécies japonesas, a planta pode ou não apresentar as marcas escuras e salpicadas nas folhas, que é emblemático do nome comum.
Já há relatos diversos sobre se ele deveria ser considerado com risco de extinção no Japão.
Aponta-se que esta planta das florestas é mais vulnerável, visto que ela tem uma florada muito curta e cresce lentamente. Ela precisa crescer por 7 a 8 anos antes de finalmente florescer.
Assim, elas não irão recuperar os seus números uma vez que forem destruídos. Em Niiharu (Midori-ku, Yokohama), a colônia foi inteiramente exterminada durante a noite após uma cobertura da mídia sobre a sua florada na região.
O katakuriko (片栗粉, "pó de katakuri"), é um amido que leva o nome desta planta e que originalmente se refere ao amido do bulbo da Erythronium japonicum.
Devido à sua pequena quantidade, o amido da Erythorium japonicum não é mais comum de se achar, sendo que o amido de batata tomou quase todo o seu lugar e apenas o nome permanece.
Esta planta não é cultivada e foi colhida de colônias selvagens por caçadores, mas provavelmente não por pessoas que buscavam a fonte do amido, mas sim por entusiastas de flores selvagens ou traficantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário