Classificação científica
- Reino: Plantae
- Divisão: Magnoliophyta
- Classe: Magnoliopsida
- Ordem: Brassicales
- Família: Brassicaceae
- Gênero: Lepidium
- Espécie: L. meyenii
- Nome binomial: Lepidium meyenii
Maca peruana (Lepidium meyenii) é um vegetal crucífero nativo da região andina do Peru. O consumo do tubérculo deve-se ao seu valor nutritivo e conteúdo fitoquímico.
Suas propriedades etnomedicinais estão conectadas à fertilidade e à vitalidade. Um estudo realizado em 2002 demonstrou que a maca peruana tem uma alta atividade antioxidante em vista da sua habilidade em inibir peroxinitrito, DPPH, peroxilas e degradação da desoxirribose. Comparada ao chá verde, a concentração de catequinas é muito inferior.
Conhecida como “Viagra dos incas” e “milagre dos Andes” em seu país de origem, a maca peruana mantém esta fama graças a altas concentrações de ferro, cálcio e zinco.
Somadas à fartura de fibras, carboidratos e vitaminas (B e E), as “atribuições” teriam como consequências para o organismo o aumento da energia e da potência sexual, o combate ao estresse e ao envelhecimento da pele e o controle da depressão e do apetite, entre outras.
Mais: para homens e mulheres, afloraria a libido; no caso deles, ainda estimularia a produção de espermatozoides.
Por ser rica em ferro, a maca peruana ajuda no combate à anemia. Por causa do cálcio, é recomendada para mulheres na menopausa, pois atenua ondas de calor.
O zinco é essencial para a formação de esperma. Então, além de melhorar o rendimento e de proporcionar disposição, estimula, de forma natural, a produção de hormônios sexuais femininos e masculinos.
Um estudo coordenado por um pesquisador da Universidade Peruana Cayetano Heredia, publicado no ano passado no “Asian Journal of Andrology”, é referência para especialistas na área aqui no Brasil.
A pesquisa acompanhou os efeitos da maca peruana em homens de 24 a 44 anos por quatro meses, e comprovou que o nível de testosterona subiu, assim como a quantidade de espermatozoides.
Por isso, acredita-se que a proeza de melhorar a potência sexual e seu suposto efeito afrodisíaco não são lenda.
A maca peruana promove um estado geral de bem-estar. O equilíbrio hormonal auxilia no controle de estresse, ansiedade e depressão, e também melhora a potência e o desempenho masculinos, ajudando na disfunção erétil e na fertilidade.
Da família dos tubérculos (raízes de plantas como rabanete, inhame e batata-doce), a maca peruana é consumida por aqui na versão em pó (também chamada de farinha de maca peruana)ou em cápsulas.
O alimento original é raridade em feiras e mercados, mas os demais formatos estão nas prateleiras de lojas de produtos naturais.
Reportagem publicada no “New York Times” em dezembro traz um panorama sobre a situação do cultivo de maca peruana nos Andes.
Já teve armazém saqueado, sementes contrabandeadas e aumento na exportação para países como Estados Unidos e China.
Produtores locais temem perder o controle sobre o cultivo e a venda. No último ano, o tubérculo pulou de US$ 4 (o quilo) para US$ 22.
No Brasil esse remédio natural vem se popularizando bastante no formato de cápsulas, ele é um alimento muito rico em fibras, minerais (como zinco, cálcio e ferro) e também possui as vitaminas A, C, D e complexo B, que por sinal vem sendo bastante utilizado para melhorar os resultados das dietas e também na ajuda de aumento de libido.
Benefícios para as mulheres
- Aumento da libido e do desejo sexual, principalmente em mulheres na fase de pré e pós-menopausa.
- Ajuda bastante no aumento da fertilidade, até para mulheres que tentam engravidar a anos sem sucesso.
- Melhora considerável no humor da mulher.
- Redução drástica na fadiga diária e no cansaço físico e mental.
- Alivia os sintomas da TPM e da menopausa, como stress e depressão.
- É uma excelente alternativa para aquelas mulheres que não querem fazer reposição hormonal.
- Ela é um grande rejuvenescedor natural, por conter propriedades antioxidantes que mantem a pele e as células jovens e saudáveis.
Benefícios para os homens
- Excelente estimulante sexual natural.
- Aumento da fertilidade e da contagem e mobilidade dos espermatozoides.
- Ganho de mais energia e melhora a sua performance sexual.
- Aumenta bastante a produção de testosterona.
- Garante ereções bem mais longas e muito mais duradouras.
- Ajuda muito a resolver o problema de impotência sexual e disfunção erétil.
Ao contrário de outras ervas medicinais que estão sendo usadas em larga escala por serem naturais, e que contém uma série de efeitos negativos se forem consumidas de forma indevida, a Maca Peruana não apresenta altos graus de toxicidade.
A Maca faz parte da dieta básica e da alimentação de povos andinos a muitos séculos, sendo esse um do segredo guardado a sete chaves por aquele povo, e que agora todo o mundo está tendo o conhecimento.
Por sua baixa toxicidade, a Maca pode ser usada por períodos mais longos como suplemento alimentar/estimulante sexual sem consequências que prejudiquem a sua saúde.
A Maca não possui qualquer restrição quanto ao uso durante a gravidez, pelo contrário, ela mantém altos os níveis de progesterona, que é bastante benéfico durante o primeiro trimestre da gestação.
Ela também é um excelente suplemento pré-natal, sem qualquer contraindicação, mesmo para as lactantes.
Apesar da Maca Peruana conter apenas ingredientes 100% naturais, cada organismo é e com isso pode reagir de maneira diferente ao seu consumo.
Algumas pessoas notaram pequenos efeitos após o consumo da Maca, como a desintoxicação, principalmente para aquelas pessoas que são acostumadas a ingerir alimentos processados.
A única contraindicação, é para aquelas pessoas que possuem alergia a corantes, além daqueles com histórico de doenças hepáticas crônicas, insuficiência renal, hepática ou cirrose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário