QUEM SOMOS!

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Avelã - Corylus avellana


Classificação científica
  • Reino: Plantae
  • Clado: angiospérmicas
  • Clado: eudicotiledóneas
  • Clado: rosídeas
  • Ordem: Fagales
  • Família: Betulaceae
  • Gênero: Corylus
  • Espécie: C. avellana
  • Nome binomial: Corylus avellana - L.

A avelã da aveleira, avelaneira (Corylus avellana), é um arbusto da família Betulaceae que cresce naturalmente em quase toda a Europa, Ásia Menor e parte também da América do Norte. 



A avelã consiste em um fruto mais ou menos esférico a ovoide, lenhoso e indeiscente, cuja casca é extremamente resistente. Em seu interior, encontra-se a semente comestível, de sabor levemente adocicado e algo oleaginosa.

A avelã é consumida ao natural, ou usada em doces, normalmente associada ao chocolate, ao qual acrescenta um sabor muito apreciado.


Cem gramas de avelã contêm:
  • Água - 7,0g
  • Proteínas - 17,4g
  • Gordura - 62,6g
  • Carboidratos - 7,2g
  • Minerais - 1,3g
  • Celulose - 3,17g
  • Vitamina B1 - 0,460 mg
  • Caroteno - 0,265 mg
  • Vitamina C - 6,0 mg
  • Calorias - 682kcal

Podemos concluir que a avelã dispõe de um elevado conteúdo de gordura (48-66 por cento), pelo que é muito aproveitada como matéria oleaginosa para objetivos alimentares e industriais.

Entre 15 e 20 avelãs, devido ao seu elevado teor de proteínas e de gorduras, podem levar à substituição de uma refeição completa, mesmo não sendo indicado. 

O proveito é ainda maior se tiverem sido trituradas num liquidificador, raladas ou moídas. Nesta forma, as avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos e auxílio para o emagrecimento supervisionado por um profissional da nutrição.

A avelã é utilizada para a elaboração de produtos de grande riqueza alimentar, como o leite de avelã, manteiga de avelã, pasta de fruta de avelã, pastéis de avelã, biscoitos de avelã.

A Turquia, seguida da Itália e dos Estados Unidos, são os três países que mais produzem avelã no mundo todo.

Com altura entre 3 e 8 metros, a árvore produz o fruto, que pode ser consumido ao natural, na forma de óleo, ou ainda como adição à pratos e sobremesas. 

A noz, produzida em cachos que podem ter até 5 delas, traz muitos benefícios para a saúde de quem as insere na alimentação.

A avelã atua como um excelente adstringente, antidiarreico, cicatrizante, nutritivo e depurativo. Graças à essas propriedades, pode ser usada no tratamento de convalescença, desnutrição, diarreia, inflamação intestinal, feridas, ulceração e na cicatrização de úlceras, chagas e ferimentos da pele.

Quando consumida, devido à riqueza em gorduras insaturadas – a gordura boa – é excelente para o coração. Ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o bom, além de fornecer magnésio – responsável por regular os níveis de cálcio que, quando desregulados, podem causar batimentos irregulares do coração. 

Além disso, com a quantidade de cálcio regulada, as contrações musculares são estimuladas, fazendo com que os músculos relaxem quando não são necessários. Esse processo é auxiliar no alívio de tensões musculares, dores, espasmos, fadiga e câimbras.

Por ser rico em vitamina E, o fruto pode ser usado ainda como método de prevenção contra o câncer. Essa vitamina, em uma xícara de avelã, tem 86% da dose diária recomendada, atuando ainda na proteção da pele contra a radiação ultravioleta – que, em seus efeitos nocivos, pode causar câncer de pele e envelhecimento precoce.

São ricas ainda em manganês, vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B9, e ajudam no combate às doenças do sistema nervoso, como a depressão, a ansiedade e o estresse, além de melhorar o funcionamento da memória e de todo o sistema nervoso.

A avelã é um fruto saudável, sempre que comida crua, como todos os frutos secos. Contém nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, proteínas, fibra e gorduras saudáveis, e adicionam aquele sabor especial aos pratos.

É capaz de aumentar o perfil nutricional de receitas saudáveis, como as saladas, proporcionando grandes benefícios para quem a consome, e por isso e mais um pouco incluir a avelã em sua dieta pode ser uma ótima ideia.

Também apresenta flavonoides em sua composição, que são capazes de melhorar a circulação e favorecer à saúde cerebral; podem proporcionar grandes benefícios a saúde, basta consumir um pouco de avelã todos os dias na hora do lanche.

Este fruto seco contém gorduras saudáveis que podem ajudar a proteger a saúde do coração, uma vez que suas gorduras são poli-insaturadas e monoinsaturadas, que são mais saudáveis em comparação com as gorduras saturadas.

A avelã é uma boa fonte de ácido oleico, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim, e pode elevar os níveis de colesterol bom, porém, seu alto teor em gorduras a convertem em uma opção bem calórica.

Avelã crua é uma fonte moderada de proteína vegetal, que nos brinda com energia corporal e agilidade mental, além de servir na reparação das células dos ossos, músculo e outros órgãos danificados.

20 avelãs aproximadamente, contém 6 gramas de carboidratos, dos quais 3 gramas são provenientes da fibra dietética, o que faz com sejam capazes de ajudar a reduzir o risco de sofrermos certas doenças e problemas crônicos, como a prisão de ventre, diabetes do tipo II, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

Pode atingindo 3 a 8 metros de altura, mas pode chegar a 15 metros.

As folhas são caducifólias, arredondadas, 6 à 12 centímetros de comprimento e diâmetro, suavemente peluda em ambas as faces, e com uma margem serrilhado dupla.

As flores são produzidas desde muito cedo na primavera antes que as folhas caiam, e são monoicas do mesmo sexo polinizadas pelo vento.

Parte utilizada: Frutos, casca de tronco, óleo.

Indicações: Cicatrizar úlceras, chagas e feridas na pele, convalescença, desnutrição, diarreia, ferida, inflamação intestinal, ulceração.

Princípios Ativos: Ácido alantoico, ácido ascórbico, ácido esteárico, ácido linoleico, ácido mirístico, ácido oleico, ácido palmítico, ácido pantatênico, arsênico, avenasterol, bromina, betacaroteno, carboidratos, citrostadienol, clorina, europium, fitosteróis, fluorina, lantanum, maninotriose, niacina, rafinose, riboflavina, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, manganês, potássio, selênio, sódio, zinco), sucrose, vitamina B.

Propriedades medicinais: Adstringente, antidiarreica, cicatrizante, nutritiva, depurativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário