O pimentão é um fruto do tipo baga, de formato cônico, semi-cônico, retangular ou quadrado, encontrado em variadas cores, como o amarelo, verde, vermelho, creme, laranja e roxo, de uma espécie de planta arbustiva cujo nome científico é Capsicum annuum L.
Esta planta, originária do continente americano, especificamente da América Central e do norte da América do Sul, possui folhas de coloração verde-escura de formato oval-lanceolado, flores pequenas em tons de branco e pode atingir uma altura de até um metro e meio.
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
Gênero: Capsicum
Espécie: C. annum
Da família das Solanáceas, da qual estão inclusas aproximadamente 2.000 espécies, entre elas a pimenta, a batata e o tomate, o pimentão assim como outros membros de sua família é muito apreciado na culinária de diferentes países por ser um alimento saboroso e por conter propriedades medicinais atraentes.
O sabor levemente picante característico dos pimentões é muito apreciado pelos brasileiros que os consomem de diferentes maneiras, desde crus em saladas, como também assados, refogados e como ingrediente de várias receitas. Este sabor picante presente nos pimentões é devido a uma substância chamada capsaicina.
Esta substância, também encontrada nas pimentas, porém em concentrações maiores, ajuda a limpar o estômago e ainda é eficaz em combater os germes presentes no intestino.
Além da capsaicina, o pimentão contém vitamina C, vitamina A e minerais como o cálcio, fósforo e ferro. Por conter baixíssimas calorias o pimentão pode estar incluso em dietas de emagrecimento e ainda possui propriedades que beneficiam pele, unhas e cabelos. Outra substância encontrada nos pimentões é a capsorubina, um pigmento antioxidante e protetor das células.
Os pimentões são cultivados em várias regiões do Brasil com destaque para o Estado de Minas Gerais e São Paulo que são os principais produtores. Para se desenvolverem bem as plantas dos pimentões necessitam de solos bem drenados, porém não encharcados, e sem salinidade, com temperatura em torno de 21 a 27 graus Celsius. São plantas muito sensíveis ao frio e geada, e requerem boa luminosidade e calor durante todo o seu ciclo vegetativo.
O pimentão é fonte de betacaroteno, vitamina C, e betacriptoxantina, um precursor da vitamina A, excelente para o coração.
Ele é pertencente da família do jiló e é muito conhecido por suas diversas cores, sendo as mais conhecidas: vermelho, verde e amarelo. O pimentão também pode ser encontrado nas cores creme, laranja e roxo (linhagens modificadas geneticamente).
Não importa qual seja o seu tipo de pimentão favorito, todos são presenteados com o encantamento de um sabor único e distinto, além da beleza que suas cores e aromas proporcionam em nossas refeições diariamente.
O pimentão amarelo é presenteado com muita vitamina C (mais do que nos demais pimentões de outras cores), sendo que 100 gramas desse alimento apresentam mais de 200% da quantidade mínima de ingestão diária recomendada de vitamina C (que é de 60 mg de vitamina C por dia).
Possui ação expectorante, descongestionante, antibacteriana, indutor de termogênese (transforma parte das calorias dos alimentos em calor), agindo como uma verdadeira aspirina natural, além disso trabalha na dissolução de coágulos sanguíneos.
O pimentão verde é rico em vitamina E, carotenoides e betacaroteno, que ajudam o organismo na prevenção de doenças tais como cataratas e câncer de próstata, de pulmão, de intestino e de garganta.
Além desses benefícios é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, minerais (potássio, fósforo, magnésio e cálcio), ácidos graxos insaturados e bioflavonoides, isto é, componentes que são verdadeiros antioxidantes.
O pimentão vermelho é rico em antioxidantes que contribuem para a redução de problemas cardiovasculares, por sua vez. Também é rico em vitamina C e vitamina E. Ele é o tipo que apresenta maiores valores de ácido ascórbico e betacaroteno.
As vitaminas presentes no pimentão são elementos sensíveis a alguns processos de cozimento/calor. As vitaminas A, C e a maioria dos compostos antioxidantes presentes no pimentão são facilmente oxidativas, isto é, perdem suas propriedades químicas rapidamente ao entrarem em contato com o oxigênio do ar.
Por isso, a dica para preservar melhor todos os nutrientes e vitaminas do pimentão é ingeri-lo cru, como por exemplo, em forma de salada ou até mesmo batido no liquidificador em forma de molho/tempero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário