QUEM SOMOS!

domingo, 8 de maio de 2016

Palmarosa - Cymbopogon Martini


A Palmarosa é uma gramínea, cujo nome botânico é Cymbopogon Martini. Ela tem duas variedades (também chamada quimiotipos), nomeadamente, Motia e Sofia, que diferem ligeiramente em seu aroma.

Palmarosa é nativa do Paquistão e da Índia, hoje, palmarosa é cultivada na Indonésia, Brasil, Ilhas Comores, na África e Madagascar.

Palmarosa tem sido historicamente utilizada na medicina indiana tradicional para tratar febres, doenças infecciosas, reumatismo e dor nos nervos. Também foi utilizada para fazer misturas de incenso na Índia; o óleo de palmarosa foi negociado através das rotas de comércio da Índia e da Pérsia e começou a ser usado no Ocidente.

Da Palmarosa é extraído um óleo essencial que tem em seus constituintes: acetato, geraniol geranilo, dipenteno, linalol, limoneno e mirceno. Este óleo tem cheiro de rosa. Ele muitas vezes é usado no lugar do óleo de rosas, por ser mais barato.

Este óleo é amplamente usado como um agente aromatizante para as indústrias alimentares e de bebidas, sabão, perfume, óleo e cosméticos.

Na medicina, é usado como um remédio para Lumbago, articulações rígidas e, em doenças da pele. Diz-se ser uma cura para a calvície. Pode também ser útil em aliviar o stress e fadiga.

Na aromaterapia é recomendado contra doenças virais e contra as bactérias, juntamente com o seu cheiro agradável é recomendado para desinfetar ambientes.

Planta da família das Poaceae, também conhecida como rosha grass , palmarosa (espanhol, francês, ).

Parte utilizada: óleo essencial (do broto das folhas).

Princípios Ativos: ácido acético, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido decanóico, ácido hidrociânico, borneol, carvona, citral, citronela, citronelol, eugenol, farsenol, felandreno, furfural, geraniol, isovaleraldeído, limoneno, linalol, piperitona, terpineol, vanilina.

Propriedades medicinais: Adstringente, afrodisíaca, antisséptica, antifúngica, aromática, bactericida, calmante, cicatrizante, estimulante, febrífuga, hidratante, refrescante, regeneradora celular, relaxante, tônica.

Indicações: Acne, anorexia, atonia digestiva, depressão nervosa, dermatite, desodorante corporal, diarreia, estimulante dos sistemas digestivo e circulatório, estresse, gastrenterite, hidratante, infecção intestinal, micose, pele seca e envelhecida.

Contraindicações/cuidados: não usar internamente.

Modo de usar: pomada, creme hidratante, desodorante, óleo pós-banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário