O nabo é um alimento rico em antioxidantes, e é um dos ingredientes da sopa desintoxicante, por isso dizem ser importante na dieta do emagrecimento.
Planta da família das Brassicaceae, também conhecida como colza de primavera.
É uma planta herbácea, bienal, do gênero Brassica, que possui folhas oblongas, ásperas, pubescentes de coloração verde médio a verde escuro, com flores amarelas agrupadas numa haste floral, cultivada em várias regiões temperadas do mundo por ter tubérculos comestíveis.
Alimento de baixo valor calórico, o que é muito bom para o emagrecimento, muitos pesquisadores consideram estar o nabo no grupo das calorias negativas, ou seja, alimentos que ajudam o organismo a queimar calorias.
Parte utilizada: Folhas, raiz.
A principal característica do nabo é ser um alimento regulador de baixas calorias e um desintoxicante do organismo.
Porém o nabo possui muitas indicações na farmacopeia popular, certamente nem todas foram testadas, entre elas o tratamento de infecção do colo uterino, dor (ciática, reumática, nevrálgica, gota), vermes, úlcera do estômago e duodeno, bronquite, prisão de ventre, tosse, coqueluche, escorbuto, ulceração da pele, frieiras, hemorroidas, fortalecer os dentes, inflamação intestinal, dissolver cálculos da bexiga e dos rins, expectorar, neurastenia, osteomalacia, frieiras, inflamações em geral.
Princípios Ativos: Proteínas, betacaroteno, fibras, gorduras, potássio, sódio, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, B1, B2, B5 e C.
Propriedades medicinais: Aperiente, purificador do sangue, refrescante, emoliente, tônica, antiescorbútica, peitoral, diurética, antiescrofulosa, antiberibérica, alcalinizante, expectorante, laxativa.
Uma planta rica em vitaminas, fibras, sais mineiras, com baixo teor calórico e inúmeros benefícios medicinais. Trata-se do nabo. Este é um vegetal herbáceo, bienal, da família Brassicacea.
O nabo é uma planta característica por possuir folhas jovens, oblongas, ásperas e com coloração entre verde médio e escuro. Ela tem flores amarelas e unidas em uma haste floral. Seu cultivo se dá em diversas regiões temperadas em todo o planeta, principalmente por ser dotada de tubérculos comestíveis.
Possui sabor ligeiramente amargo e com toque refrescante. Predominantemente encontrado com coloração uniforme ou bicolor nas cores branca e/ou roxo, nabos fazem parte da culinária em dezenas de países, sobretudo em pratos como saladas.
Nativo do continente europeu, o nabo chegou ao Brasil junto com os colonizadores portugueses e, a partir da inserção no país, se tornou típico da gastronomia nacional devido o sabor e o seu potencial nutritivo.
Esse tipo de vegetal tem bom desenvolvimento em solos com moderada profundidade, predominantemente férteis e drenados e que recebam boa luminosidade. O PH da terra onde o nabo será plantado também é essencial para o seu desenvolvimento, devendo estar entre nível 6,5 e 7.
No Brasil, os nabos podem ser cultivados em qualquer época do ano, porém o período mais indicado para tal se dá entre os meses de fevereiro e julho. Temperaturas entre 14ºC e 22ºC são as mais indicadas para uma região que venha a ser local de plantio dessa espécie de hortaliça.
Sais minerais como potássio, sódio, cálcio e fósforo, além de fibras e vitamina C estão entre os nutrientes presentes nos tubérculos de nabo. O vegetal também é famoso por possuir baixo teor calórico – apenas 35 calorias a cada 100 gramas -, o que lhe faz ser um importante aliado em dietas de restrições calóricas.
Com mais nutrientes que os tubérculos e com sabor parecido ao de mostarda, as folhas de nabos são ricas em betacaroteno, vitamina A e C, além de vitamina K, folatos e luteína, um excelente antioxidante carotenoide.
Propriedades medicinais
O nabo é um excelente aperiente, purificador do sangue, refrescante, emoliente, tônico, antiescorbútico, diurético, antiescrofuloso, antiberibérico, alcalinizante, expectorante, laxativo, entre outros.
Indicações
Podem ser feitos a partir do nabo compostos como caldo da raiz, sucos e xaropes. Esses são indicados no combate à hemorroida, inflamação intestinal, tosse, coqueluche, bronquite e na redução da hiperacidez gástrica, além de agir como laxativo natural, entre outros benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário