QUEM SOMOS!

sábado, 7 de maio de 2016

Milho - Zea mays



O milho é um alimento muito popular, principalmente em épocas de festas juninas. Os diferentes tipos de milhos são usados para produzir farinhas, canjica e o famoso milho de pipoca.

Rico em fibras, este cereal elimina as toxinas do corpo e auxilia em caso de prisão de ventre. O “cabelo de milho” das espigas também possui alguns benefícios, como sua ação diurética que elimina do organismo o excesso do ácido úrico.

Entre os diversos benefícios do consumo do milho, está a prevenção dos radicais livres, auxilio ao funcionamento do intestino, redução dos níveis de colesterol, redução dos níveis de glicose no sangue, prevenção de problemas cardíacos, aceleração do metabolismo para gorduras, prevenção de prisão de ventre, além de ser uma fonte de betacaroteno, fibras e vitaminas.

Nutricionistas afirmam ainda que é uma excelente opção de alimento para quem tem intolerância ao glúten. Quando preparado como pipoca, apresenta algumas outras vantagens.

A parte branca é rica em amido resistente, além de diminuir o nível de açúcar no organismo e a casquinha que forma é rica em antioxidantes.

A presença do ácido fólico também pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas, uma vez que reduz os níveis de homocisteína. Essa proteína, no entanto, se consumida em excesso, pode causar danos às artérias.

É rico também em vitamina B1 – vitamina da memória -, responsável por participar dos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre os neurônios.

O milho é um alimento com valor energético alto, por isso deve ter consumo controlado para quem está tentando perder ou evitando ganhar peso.

O milho pode ser consumido de diversas formas. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens. Cozido, ele é rico em fibras, e deve ser consumido com pouco sal, sem adição de manteiga ou margarina, uma vez que sozinho já tem alto nível calórico.

O milho de pipoca, deve ser preparado com pouco óleo ou açúcar, evitando problemas. Mesmo assim, deve ser consumido com moderação.

Para a canjica, é preciso atentar à quantidade de açúcar ou preparar preferencialmente com leite desnatado e adoçante culinário. O milho enlatado perde muitas de suas propriedades, além de ser rico em sódio e pobre em nutrientes devido ao processo de conservação.

Para solucionar, prepare por conta, cozinhando e congelando em pequenas porções sem a espiga. O óleo de milho pode ser usado no preparo de outros alimentos e é rico em gorduras poli-insaturadas, excelentes para o coração.

O milho é um cereal rico em carboidratos e fibras, é uma ótima fonte de energia e ajuda a eliminar as toxinas do corpo, melhorando o funcionamento do organismo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cereal não precisa ser cortado das dietas para emagrecer, ele pode ser consumido em doses adequadas.

Dentre os componentes do milho, destacam-se as vitaminas A, B1 e C, o magnésio e o carotenóide. Este último composto é o que traz a cor do milho e duas de suas substâncias, a luteína e a zeaxantina, auxiliam na saúde dos olhos: elas protegem a visão dos raios ultravioletas e previnem a degeneração e até a catarata.

Os benefícios do milho

• Previne a ação dos radicais livres;

• Auxilia no bom funcionamento intestinal;

• Reduz os níveis de colesterol;

• Reduz os níveis de glicose no sangue;

• Previne problemas cardiovasculares;

• Fonte de betacaroteno, fibras e vitaminas;

• Auxilia a metabolizar gordura mais rapidamente;

• Auxilia no tratamento de prisão de ventre, pois melhora o trânsito intestinal e acelera a digestão;

• A vitamina A presente no milho proporciona mais brilho e vitalidade para a pele, as unhas e os cabelos;

• O “cabelo de milho” presente nas espigas tem ação diurética, auxilia a eliminação do excesso de ácido úrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário