QUEM SOMOS!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Tília – Tilia europaea




Presente principalmente nas zonas temperadas do hemisfério norte, a Tília é uma planta que possui mais de quarenta tipos de espécies diferentes e floresce principalmente nas regiões quentes, úmidas e montanhosas.

Ela pode ser encontrada em maior quantidade na região de Portugal. A árvore apresenta em média 25 metros de altitude (podendo chegar a 30 metros) e 1 metro de diâmetro.

A Tília alcança os dois mil anos de idade com extrema facilidade, desde que o ambiente e as condições sejam favoráveis. Desde a época do renascimento, a infusão das flores de Tília já era utilizada como remédio caseiro por quase todo mundo.

Os anos se passaram, e mesmo assim, atualmente, a Tília continua sendo uma das plantas mais utilizadas para fins medicinais.

Benefícios da Tília para o nosso corpo

É muito famosa por ter ótimos efeitos sobre a ansiedade, stress e outros problemas nervosos, tanto em crianças quanto em adultos. Além de tudo isso o chá de Tília ainda pode ajudar a evitar a insônia e proporcionar um sono mais tranquilo. Ele também ajuda a curar outros fatores que surgem graças ao sistema nervoso e seus distúrbios, como a dor de cabeça e a indisposição gástrica.

Um excelente remédio caseiro para desconfortos gastrointestinais e inflamações que acontecem no sistema digestivo é o chá feito com as cascas desta árvore. Mas se o chá for feito a partir das flores, ela pode melhorar a digestão e exercitar a musculatura do aparelho digestivo.

A planta apresenta propriedades medicinais antiespasmódicas, ou seja, é um remédio natural muito bom para curar tosses e resfriados, além de fortalecer o sistema imune do nosso corpo.

É um poderoso antidepressivo.

Muitas vezes serve como um bom analgésico.

Até no tratamento de sarampo a Tília apresenta algumas propriedades que podem nos ajudar.

Quem não pode ingerir esta infusão

• Gestantes

• Mães que estão amamentando

• Pessoas que apresentam reações alérgicas

• Pessoas que estão fazendo tratamento de doenças crônicas com medicamentos muito fortes



Planta da família das Tiláceas, uma árvore grande de até 20 metros, de copa ramificada de folhas caducas dentadas e flores esbranquiçadas ou amarelas.

Muito plantada em jardins e parques, a tília tem flores que perfumam o ar nas noites de Verão. O seu aroma delicado atua de modo semelhante à infusão feita com as flores, acalmando as mentes agitadas e aliviando dores de cabeça de tensão, enxaquecas e congestão dos seios nasais.

Partes utilizadas: Casca da árvore, Flor.

Origem: europeia, nas Américas existem muitas espécies nativas de Tília.

Propriedades: Sedativa, diurética, sudoríficas, anti-inflamatórias, antiespasmódica e vasodilatadora.

Indicações

Usada em casos de nervosismo e ansiedade, pois é excelente sedativo e calmante para os nervos. É antiespasmódica e diaforética por excelência. É indicada nos catarros brônquicos, bronquites, asma, gripe e tosse rebelde das crianças. A flor e a casca têm o efeito vasodilatador e suavemente hipotensor.

Princípios Ativos: Mucilagem (em abundância). Óleo Essencial: farnesol, geraniol e eugenol. Flavonoides: tilarosídeo, astragalosídeo, rutosídeo, heterosídeo e quercetosídeo. Leucoantocianosídeos. Ácidos Orgânicos: cafeico, clorogênico, p-cumarínico. Vitamina C. Magnésio

Toxicologia: Doses acima das usuais da droga vegetal pode promover náuseas e vômitos. O uso de flores muito velhas pode causar irritação dérmica e ocular.

A droga é contraindicada para pacientes que sofram de obstrução das vias biliares. Não é recomendada a administração onde o paciente esteja fazendo tratamento com anticoagulante.

Constipações, catarro e febre: A tília é excelente para constipações e febre ligeira, bem como para nariz ou seios nasais congestionados. Beba pequenas porções de tisana de tília muitas vezes ao dia.

É também considerada um ótimo remédio para crianças, podendo misturar-se com sumo de maçã para melhorar o seu sabor. A tisana também dá uma boa inalação de vapor para aliviar congestão dos seios nasais e dores de cabeça associadas.

Ansiedade e tensão: Subestimada, talvez por ser um remédio de ação leve, a tília tem constituintes que exercem um ligeiro efeito tranquilizante, algo semelhante ao dos tranquilizantes de benzodiazepina (por exemplo, Xanax, Valium).

De preferência em infusão ou tintura, a tília ajuda a acalmar estados de ansiedade, sobretudo quando há tensão no pescoço e cabeça, palpitações c "uma sensação de calor e mal-estar". De ação suave, é ótima para ajudar a acalmar crianças agitadas.

Também pode tomar-se para acalmar choques emocionais, conjugando-se bem com a aveia (Avena saliva).

Sono de má qualidade: Boa para beber à noite, a tisana de tília é segura para crianças e adultos, promovendo o relaxamento e ajudando a adormecer, sem deixar a pessoa demasiado sedada.

Conjugue-a com passiflora (Passiflora incarnata) para aumentar o poder sedativo da tisana. Para a tensão nervosa e para ajudar a dormir, faça uma infusão, à noite, com 50-300 g de flores durante 20 minutos, e junte-a a um banho quente. Relaxe mergulhado na banheira e depois deite-se.

Palpitações e hipertensão: Pensa-se que as flores, um remédio específico para as palpitações nervosas, abrandam e estabilizam a frequência e o ritmo cardíacos, sendo prescritas pelos fitoterapeutas para pulsação acelerada ou irregular.

A tília também pode fazer parte de um tratamento mais abrangente para a hipertensão, sobretudo se esta estiver associada a arteriosclerose (endurecimento das artérias) e tensão nervosa. Sendo rica em bioflavonoides, quando tomada a longo prazo, ajuda a melhorar a saúde das artérias. as suas flores conjugam-se bem com pilriteiro (Crataegus spp.) para auxiliar a circulação e o funcionamento do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário