QUEM SOMOS!

domingo, 3 de abril de 2016

Tamarillo - Cyphomandra betacea



Classificação científica

Reino:                      Plantae

Divisão:                   Magnoliophyta

Classe:                     Magnoliopsida

Ordem:                   Solanales

Família:                   Solanaceae

Género:                   Solanum

Espécie:                   S. betaceum

Nome binomial       Solanum betaceum

O Tamarilho por vezes escrito tamarillo, tomate-japonês, tomate-maracujá, tomate-inglês ou tomate-arbóreo (estes dois últimos nomes usados na Madeira), é o fruto da espécie Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.

Nativa dos Andes na América do Sul, é rica em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.

É comercialmente cultivada na Nova Zelândia, Califórnia e Portugal. No Brasil, a fruta é cultivada em quintais, principalmente nos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo.

Na Bahia recebe o nome de "tomatão" e em São Paulo de "tomate-francês". Na região sul de Minas Gerais é popularmente conhecida como "tomate-de-árvore" ou "sangue-de-boi".

No Paraná outro nome que ele recebe é o de "tomate-japonês". Em Portugal também é conhecida como "tomate-inglês".

Nasce em uma árvore de pequeno porte, que não requer cuidados especiais, mas que sofre bastante com as geadas pelo que necessita de ser protegida no Inverno. Propaga-se por sementes e por estacas dos ramos.

O tamarillo ou tamarilho é geralmente considerado como sendo nativo dos Andes. Também conhecido como tomate-de-árvore, possui um sabor suavemente amargo.

Pertence à família das Solanaceas (solanaceae), que compreende 2300 espécies de plantas americanas, produtoras de alcalóides.

Dessas só se cultivam umas 30 espécies, dentre as quais a planta da batata ou batateira, o tomateiro e o tabaco. É uma planta tropical, mas de altitude, adaptando-se ao clima subtropical; mas só floresce onde as noites são frias.

É cultivada e naturalizada na Argentina, Brasil, Colômbia e Venezuela e na Nova Zelândia amplamente difundida , como uma cultura comercial. No Brasil é conhecida também como tomate francês, tomate arbóreo.

O Tamarilho cresce melhor, precisando sol pleno e necessita de proteção contra ventos fortes. É de porte arbustivo alcançando entre 2-3 m de altura.

Não tolera seca prolongada e propaga-se por sementes e estaquias. Tem um aspecto muito semelhante ao do tomate, embora o sabor seja diferente.

É rica em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário