QUEM SOMOS!

domingo, 3 de abril de 2016

Rambutan - Nephelium lappaceum



Classificação científica

Reino:                      Plantae (Vegetal)

Filo:                         Magnoliophyta

Classe:                     Magnoliopsida

Ordem:                   Sapindales

Família:                   Sapindaceae

Género:                   Nephelium

Espécie:                   N. lappaceum

Nome binomial       Nephelium lappaceum

O rambutão, rambutã, rambutan ou rambotã é o fruto da rambutaneira (Nephelium lappaceum), uma árvore tropical de tamanho médio, da família das Sapindaceae, que se julga ser nativa do Arquipélago Malaio.

O rambutão é um fruto comestível, muito abundante no Sudeste Asiático, sobretudo na Tailândia. É de cor vermelha (podendo raramente apresentar também cor amarela ou alaranjada), com uma casca dura revestida de "espinhos" tenros, assemelhando-se a pequenos ouriços.

O seu interior é carnudo, com uma polpa translúcida de cor rosada, de sabor doce e ligeiramente ácido. O seu interior é muito semelhante aos frutos longan e lichia.

Os frutos são maiores que os da Lichia, suas sementes são menores, possuem casca firme cobertas com pelúcia macia e coloração vermelho carmim.

Sua polpa é doce, pouco ácida semelhante à uva podendo ser utilizada em conservas e sucos, aceita também congelamento mantendo as características originais.

O Rambutan é rico em vitamina C, carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, potássio, ferro e niacina. Sua polpa é doce e pouco ácida, semelhante a polpa da uva. O extrato da raiz é utilizado para tratar febre e das folhas para aliviar as dores de cabeça.

Estes frutos são uma fonte muito baixa de nutrientes essenciais, mas eles compensam isso graças à sua moderadamente elevada concentração de manganês, niacina, magnésio e vitamina C.

Embora o fruto comido cru tem um valor nutricional baixo de alguma forma, a sua pele contém potentes antioxidantes e polifenóis anticancerígenos como o ácido caféico, elágico e ácido gálico.

Ajuda prevenir do câncer

Os antioxidantes contidos nesta fruta podem ajudar a proteger contra alteração celular e degradação de DNA, que são as principais causas de doenças neurodegenerativas e câncer.

Contém uma variedade de conteúdos úteis, como a vitamina C, manganês, p-cumárico, ácido cafeico, o ácido elágico e ácido gálico, produtos químicos que têm sido conhecidos para reduzir o câncer de estômago, úlceras e doenças neurodegenerativas, como a demência ou de Parkinson.

Pode ser usada para tratar doenças comuns

Curiosamente, você pode usar Rambutan para tratar doenças comuns, como aftas, dores de cabeça, ou mesmo disenteria. Ao criar uma pasta da casca da árvore, você pode tratar aftas aparentemente, enquanto suas raízes podem ser usadas para tratar a febre.

Fornece energia

Graças ao seu teor de carboidratos elevados, pode ser utilizado como um reforço de energia natural. Seus quase 20% de teor de carboidratos ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Previne a constipação

Bom para os rins

Torna os ossos mais fortes

Torna a pele mais suave

Regenera as células do sangue

Ajuda a perder peso

Nenhum comentário:

Postar um comentário