QUEM SOMOS!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Pau tenente - Quassia ama L.


Planta conhecida como Pau Tenente, quina ou quassia, a Quassia ama L. é uma planta que cresce em regiões de clima tropical e que, portanto, se adapta bem ao solo brasileiro.

Embora comumente conhecida como um remédio natural que auxilia no emagrecimento, o chá de Pau Tenente também ajuda no tratamento da anemia, filtra o sangue e melhora o sistema cardiovascular, contribui para a melhora na digestão, aumenta a frequência do movimento intestinal e ainda combate verminoses.

Rico em quassina, pectina e taninos, o chá de Pau Tente age como adstringente, antiespasmódico, aperiente, depurativo, digestivo, febrífugo, anti-inflamatório e vermífugo.

Benefícios do chá de Pau Tenente

Limpa gordura

Abastado em substâncias adstringentes, o chá que emagrece consegue limpar a gordura contida no sangue. A ação, além de ajudar na perda dos quilos indesejados, ainda combate o colesterol que, quando elevado, pode causar doenças cardiovasculares.

Combate espasmos

Os espasmos são movimentos involuntários do estômago, intestino ou bexiga que causam dores, vômitos e diarreias. As substâncias contidas na quina combatem estas ações.

Abre o apetite

Cheio de substâncias aperientes, o chá que emagrece, se ingerido de forma errada, pode apresentar o resultado contrário, já que abre o apetite atrapalhando aqueles que desejam diminuir a ingestão de alimentos para emagrecer. Neste caso, opte por alimentos saudáveis e integrais.

Elimina toxinas

Diariamente milhares de toxinas são ingeridas e produzidas através da digestão dos alimentos. Para eliminá-las, o organismo conta com a ajuda das substâncias depurativas, que captam as moléculas nos órgãos – rim – e na corrente sanguínea e eliminam através da urina.

Melhora a digestão

Uma das características das substâncias do chá de Pau Tenente é aumentar as secreções estomacais e intestinais, ação facilita e acelera a digestão e ainda melhora o movimento peristáltico do intestino e aumenta o volume do bolo fecal, combatendo a constipação.

Mas não é só: a folha de Pau Tenente ainda é capaz de fortalecer o sistema hepático – fígado; combater cólicas uterinas e intestinais; tratar infecções; diminuir febres e combater a anemia.

É uma pequena árvore de casca cinzenta e folhas que apresentam dois pares de folíolos e um ímpar, de tamanho maior. O fruto contém o alcaloide quassina, empregado para matar moscas.

Partes Utilizadas: Casca e a madeira do tronco e da raiz.

Propriedades: Tônico estomacal, febrífugo, vermífugo, digestivo e aperitivo.

Indicações: A casca dessa árvore é útil principalmente para os que sofrem de problemas digestivos. Muito útil também em casos de debilidade digestivas por problemas nervosos. É um fortificante do estômago, muito eficaz. Combate os oxiúros.

Princípios Ativos: princípio amargo quassina, o mais importante, resina, mucilagens, pectina e taninos, açúcar, alcaloides, óleo essencial, matéria resinosas, pectina.

Toxicologia: Produz vômitos se usada em doses altas. É desaconselhável seu uso por mulheres durante a menstruação e portadores de úlcera gastroduodenal.

Modo de usar: infuso, decocto, extrato, extrato fluido, pó, tintura, elixir, vinho, xarope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário