QUEM SOMOS!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Pata de vaca - Bauhinia forticata


Da família das Leguminosas, é também conhecida como bauínia, miroró, mororó, pata-de-boi, pata-de-burro, unha-de-anta e unha-de-vaca. Árvore com caule e ramos aculeados de até 10 metros de altura e espihosa.

As folhas são alternas, com 2 folíolos unidos pela base, largo ovadas, membranosas, coriáceas, apresentando 9 nervuras principais e um corte no centro no sentido vertical até o meio, o que lhe dá o aspecto de uma pata de vaca.

O pecíolo apresenta acúleos. As flores, de cor branca, apresentam pétalas desiguais, filiformes. O fruto é uma vagem contendo várias sementes. Reproduz-se por sementes e é de fácil cultivo, não exigente quanto ao solo e clima.

É muito encontrada nas matas, capoeiras, beiras de estrada e terrenos baldios. A colheita das folhas deve ocorrer, de preferência, antes da floração, as cascas do caule em qualquer época e as flores no momento de sua abertura.

Habitat: É natural da Amazônia ocorrendo no Cerrado e América central também.

História: É usado pela população indígena e ribeirinha dessas regiões há centenas de anos. Os usos nativos de pata de vaca bem não são documentados, mas muito tempo segurou um lugar em medicina herbácea brasileira.

Parte utilizada: cascas, folhas, flores, lenho, raízes.

Plantio: Multiplicação: sementes para formação de mudas;

Cultivo: originária da Ásia. É uma leguminosa, não exige clima nem solo. As de flores brancas são as melhores. Medem de 4 a 8 metros de altura. Planta-se na primavera em espaçamento de 8m X 8m;

Colheita: folhas, cascas do tronco ou da raiz, na época da floração.

Propriedades: Casca e caule possuí propriedades expectorantes. As raízes são vermífugas, as flores são purgativas, as folhas são diuréticas e recomendadas como antidiabéticas.

Indicações: É empregada nos tratamentos da diabetes. A casca é indicada para diabetes e as folhas como diurético.

Princípios Ativos: taninos, flavonoides e glicosídeos.

Modo de usar: infusão de 2 xícaras de café da folha picada em 1/2 litro d’água ou 1 folha picada por xícara de chá. Tomar 4 a 6 xícaras de chá ao dia para diabetes. A infusão das flores é purgativa.

Precauções: Evitar seu uso em pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea.

Contraindicações/cuidados: em caso de gestação ou lactação, usar somente sob orientação médica. Aumento do número de evacuações ou diarreia pastosa em intestinos com tendência à diarreia.

Efeitos colaterais: pode potencializar drogas antidiabéticas; é contraindicada para pessoas com hipoglicemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário