Planta da família das Lamiaceae, também conhecida como patchouli, patcholi, vetiver, oriza.
Parte utilizada: toda a planta, exceto raiz, óleo essencial.
Princípios Ativos: 45% de óleo volátil rico em cânfora, eugenol, benzaldeído, anidrido cinâmico, b-patchouleno, a-guaieno, a-bulneseno, a-terpineno, cadineno, álcool patchouli; acetona, aldeído cinâmico, alloaromadendreno, calameneno, cariofileno, cinamaldeído, gurjuneno, patcholeno, patchoulipiridina, pogostol.
Propriedades medicinais: Afrodisíaca, antibacteriana, antisséptica, antiacnéica, antifúngica, anti-inflamatória, antimicrobiana, aromática, citostática, condicionante, demulcente, descongestionante, desodorante, emoliente, fixadora, higienizante, recondicionadores, rejuvenescedora, revitalizante, tônica.
Indicações: Acne, ataque nervoso, antidepressivo, cólica, cicatriz, concentração, coriza, desodorante corporal, diarreia, dor de cabeça, dispepsia, dor muscular, eructação, estimulante, fastio, febre, halitose, hidratante da pele envelhecida e enrugada, influenza, insônia, limpeza profunda da pele, náusea, pele oleosa, perda de apetite, prevenção de doenças, tosse, vômito.
Patchouli é uma planta nativa da Índia e de suas folhas é extraído um óleo essencial por meio de destilação a vapor. Há muito tempo, o óleo essencial de patchouli é usado como inseticida e repelente de insetos, além de ser usado para a proteção das roupas também. Em muitos templos, a planta é usada como incenso, pois acredita-se que ajuda a centrar a mente antes das meditações, além de conectar as pessoas com a terra.
Suas aplicações envolvem benefícios internos, emocionais e para a pele. É usado como tratamento de problemas dermatológicos como acnes, pele rachada, dermatite, eczema, envelhecimento da pele, cicatrizes, queimaduras, pé de atleta e caspa.
Além disso, é capaz de contrair e aglutinar os tecidos, ajudando a dar firmeza à pele. Seus benefícios contra o envelhecimento da pele se dão por meio da ação tônica e como regenerador celular.
Para fins medicinais, é usado para combater às celulites, varizes, tratar a retenção de líquidos, dores musculares, inflamações, impedir a proliferação de bactérias e aliviar os sintomas associados às picadas de inseto.
Quando usado para fins de tratamento emocional, o óleo essencial de patchouli é eficaz na redução da ansiedade, da fadiga e da frigidez. Ainda emocionalmente falando, essa essência é indicada para aqueles que precisam alcançar a calma e a tolerância, aqueles que reclamam muito da vida ou de pessoas próximas, sendo eficaz no alcance da compreensão.
Propriedades
Todos os seus benefícios estão associados às suas propriedades que envolvem ação antidepressiva, flogística, antisséptica, afrodisíaca, adstringente, cicatrizante, citofilática, desodorizante, diurética, febrífuga, fungicida, inseticida, sedativa e tônica.
Seus componentes básicos são alpha bulnesene, cariofileno, norpatchoulenol, álcool de patchouli, seychellene e pogostol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário