Parte utilizada: Folhas.
Propriedades medicinais: estomacal, sedativo.
Indicações: bronquite, dispepsia, embaraço gástrico, gases, laringite, usado no melito onde a posologia já está definida, tosse seca.
De nome científico Siparuna apiosyce (Mart.) A. DC, a planta conhecida como limão bravo é uma espécie vegetal aromática pertencente à família das Monimiaceae Jussieu que pode ser encontrada no sudeste brasileiro.
Também conhecido como limoeiro bravo, limoeiro do mato, cidreira do mato, cidrilha silvestre e negra mina, o limão bravo possui folhas opostas formando cruzes nos ramos, possuindo ainda um limpo amplo, lanceolado-oblongo, agudo ou ainda estreitamente acuminado, com base arredondada e raramente bastante atenuada.
Com cheiro agradável e aromático semelhante ao do limão e da erva cidreira combinados, as folhas de limão bravo possuem um sabor aromático e levemente amargo. A parte utilizada para o preparo dos chás é a folha, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.
Uso medicinal
O medicamento feito com as folhas da planta conhecida popularmente como limão bravo, e possui propriedades estomacal e sedativa, sendo indicada para tratamento de problemas gástricos e respiratórios como bronquite, dispepsia, embaraço gástrico, gases, laringite, tosse seca, cólicas menstruais, atonia digestiva, entre outros.
Contraindicações e precauções
Não foram encontradas contraindicações nem alertas e precauções envolvendo o consumo do chá de limão bravo. Frisamos, no entanto, a importância de entrar em contato com um médico profissional antes de consumir qualquer medicamento, seja este natural ou industrializado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário