QUEM SOMOS!

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Limonete - Aloysia citriodora


Planta da família das Verbenaceae, também conhecida como cedrina, cidrão, cidrilha, cidrilho, cidró, erva-luísa, falsa-erva-cidreira, lúcia-lima e salva-limão.

Parte utilizada: Folhas, flores.

Princípios Ativos: borneol, cariofileno, l-carvona, p-cimol, cineol, citral, d-citronelol, etil-eugenol, felandreno, flavonoides, geraniol, glicosídeos iridóides, isosafrol, d-limoneno, l-limoneno, linalol, meheptenona, metilheptona, mucilagem, a-pineno, b-pineno, taninos, terpenol, verbenona.

Propriedades medicinais: antibacteriana, anticatártica, antiemética, antiespasmódica, antimalárica, anti-histérica, aromática, carminativa, cardíaca, depressora do sistema nervoso central, descongestionante, digestiva, emenagoga, estimulante, estomáquica, excitante, febrífuga, prolongadora do sono, sedativa, tônica.

Indicações: Afecções do coração, asma, bronquite, congestão nasal, diarreia, digestão, doenças nervosas, dor de cabeça, dor de estômago, enxaqueca, febre, flatulência, gripe, hipocondria, inchaço dos olhos, infecção intestinal, melancolia, náusea, nevralgia, taquicardia, vômito, vertigem, zumbido no ouvido.

Contraindicações/cuidados: fotossensibilizante. Evitar exposição ao sol após utilizar compressas. Não ultrapassar a dosagem indicada pois é depressora do Sistema Nervoso Central (SNC). O uso prolongado pode irritar o aparelho digestivo. Aumenta o sono.

Limonete Planta Medicinal

É usada como planta ornamental mas também pode ser usada como planta medicinal devido a sua riqueza em óleo volátil.

É bastante aromática, por isso também é usada na indústria de perfume. Suas flores são pequenas e podem ser brancas ou violetas e aparecem mais no verão.

É indicado colher as folhas da planta para fins medicinais no verão e é nessa época que as flores brotam. As folhas podem ser destiladas para extração de óleo de essência que é usado em aromaterapia. O caule não se dá muito bem no frio, por isso não plantar ela em regiões onde não tenha sol aberto.

Componentes Químicos

Óleos voláteis como citral, geraniol, e nerol.

Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Antiespasmódica

Carminativa

Colerética

Febrífuga

Fungicida

Hepática

Sedativa

É uma planta que proporciona vigor e relaxamento ao ser humano. Ela tem ação sedativa no organismo, também é carminativa (reduz flatulência e demais desconfortos gástricos), anti-espasmos, diminui a febre, e estimula o fígado e vesícula biliar. Há relatos de que a Limonete combate a Candida Alicans (candidíase).

Se usar altas doses da Limonete, ou por usar prolongadamente, pode causar irritações no estomago. Não se expor ao sol depois de usar o óleo essencial da planta na pele.

Partes usadas

As partes usadas para fins medicinais são as folhas e óleo essencial.

Apesar de não ser rica em vitamina C, ela tem um sabor cítrico.

Localização

É originária de regiões montanhosas do Chile e Argentina. Na natureza ela não é encontrada fora da América do sul.

Cultura e como plantar

A Limonete cresce até uma altura de 3 metros e também se espalha por 3 metros.

A planta gosta de exposição direta ao sol, não parcialmente e que o solo esteja úmido e bem drenado. Para propagar a plantar, pegue um pedaço de caule que não seja muito fibroso e propague no verão.

Não aguenta climas muito frios. Se você estiver no inverno, há algumas soluções para se plantar ela nesse clima. É só podar e colocar uma flanela em cima, por um período de tempo no dia, ou cultivar dentro de casa ou em estufas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário