Classificação científica
Reino Plantae
Divisão Magnoliophyta
Classe Magnoliopsida
Ordem Fabales
Família Fabaceae
Género Pisum
Espécie P. sativum
Nome binomial Pisum sativum
Pisum sativum popularmente chamada de ervilha é uma planta (legume) da qual existem mais de duzentas variedades, e de suas vagens são extraídos diversos tipos de grãos.
Em algumas regiões de alguns países é costume utilizar os grãos e as vagens como alimento, quer na forma de sopa (grãos ou vagem) ou como salada (grãos ou vagem). O seu consumo contribui para uma dieta equilibrada pois constituem uma fonte de fibras.
Chamada de ervilheira, tem a sua origem na Europa Meridional e Central. Produz ervilhas ricas em vitaminas K1, C, B1, A e B6.
Existem dois tipos de grãos, o liso e o rugoso; o primeiro é menor e mais resistente, amadurecendo mais cedo. O rugoso, no entanto, é mais apreciado por ser de maior tamanho e mais doce.
As ervilhas são alimento de fácil digestão, e podem ser conservadas secas ou enlatadas. A planta é uma trepadeira de folhas compostas terminadas em gavinhas.
As ervilhas serviram a Johann Gregor Mendel para as experiências que o levaram à descoberta das leis da herança biológica, hoje conhecidas em todo o mundo como leis de Mendel.
Com a introdução, adaptação e desenvolvimento de tecnologia de produção de ervilha no Planalto Central, o Brasil reduziu sua importação em 70% nos últimos vinte anos.
Nesse período, a Embrapa lançou diversas variedades de ervilha com resistência a doenças. Também colocou no mercado as quatro primeiras cultivares brasileiras específicas para congelamento.
Esse produto é 50% mais proveitoso que a ervilha verde importada. Sua produção veio suprir a demanda pelo produto para consumo in natura ou congelado.
As ervilhas são comumente usadas em diversos pratos que vão desde saladas sofisticadas até os cachorros quentes de lanchonetes.
Amadas ou odiadas pelo seu sabor e textura, essa leguminosa pode ser, além de um complemento de sabor para o prato, uma bomba de benefícios para a saúde de quem as consome.
Em dois tipos de grãos, as ervilhas podem ser encontradas no tipo liso, que é pequena e pouco apreciada, e no tipo rugoso, que é maior e mais saborosa, levemente adocicada.
Com diversos benefícios a saúde que variam de acordo com a espécie do grão, este alimento certamente deve ser adicionado à sua alimentação.
Ricas em sais minerais como o cobre, o cálcio, o potássio, o fósforo, o enxofre e o ferro, as ervilhas ainda possuem vitaminas K, E, A, B e C.
Suas propriedades envolvem sua ação como anti-inflamatório, antioxidante, entre outras que contribuem para o combate às doenças do coração, radicais livres e envelhecimento precoce, anemia, osteoporose, atuando ainda no fortalecimento dos ossos e da visão e atuando como um cicatrizante.
Suas propriedades ajudam também a diminuir os níveis de colesterol ruim e de açúcar no sangue, além de ser rica em fibras que além de regularem o funcionamento intestinal, ajudam no emagrecimento por promover a saciedade além de possuírem um nível muito baixo de calorias, controlar a liberação de açúcar – o que o faz um alimento ideal para diabéticos – e fornecem energia. Devido à presença da vitamina C, age ainda estimulando o sistema imunológico e prevenindo o câncer.
Apesar de ser um alimento cujo período de safra é curto – entre os meses de junho e agosto –, a ervilha pode ser consumida em diversos pratos em todas as épocas do ano, pois podem ser congeladas ou enlatadas.
Para consumir, você pode inserir as ervilhas em saladas, pratos quentes ou frios como sopas, carnes, arroz de forno, empadas, entre outras. O importante é adiciona-la às refeições, pois além de oferecerem tantos benefícios, ainda dão um sabor e uma textura diferente ao prato escolhido.
Curiosidade
No Brasil, a Embrapa tem aumentado seus esforços procurando desenvolver espécies diferentes de ervilhas que tragam ainda mais benefícios, sendo mais resistentes às doenças também, quando comparadas às espécies importadas.
Isso fez com que, nos últimos 20 anos, a importação de ervilhas do país fosse reduzida de forma significativa, em torno de 70%.
Informação Nutricional
Ervilhas Quantidade por 100 gramas
Calorias 81
Gorduras Totais 0,4 g
Gorduras Saturadas 0,1 g
Gorduras Poliinsaturadas 0,2 g
Gorduras Monoinsaturadas 0 g
Colesterol 0 mg
Sódio 5 mg
Potássio 244 mg
Carboidratos 14 g
Fibra Alimentar 5 g
Açúcar 6 g
Proteínas 5 g
Vitamina A 765 IU Vitamina C 40 mg
Cálcio 25 mg Ferro 1,5 mg
Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0,2 mg
Vitamina B12 0 µg Magnésio 33 mg
Nenhum comentário:
Postar um comentário