QUEM SOMOS!

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Curcuma – Curcuma longa



Fígado, vias urinárias, icterícia, bronquite.



Classificação científica

Reino   Plantae 
Divisão Magnoliophyta 
Classe  Liliopsida 
Subclasse     Zingiberidae 
Ordem      Zingiberales 
Família            Zingiberaceae 
Género   Curcuma 
Espécie         C. longa

Nome binomial Curcuma longa

O açafrão-da-terra (Curcuma longa), conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia).

Dela se obtém uma especiaria homónima que é o componente do tempero pó de caril. Sua característica principal é a forte cor amarela que transfere aos alimentos.

Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, conhecido simplesmente por açafrão, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.

É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (caule parcialmente ou totalmente subterrâneo, horizontal, com reservas, capaz de formar raízes, folhas e flores/fruto), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada.

Do rizoma saem as folhas e as hastes florais. Reproduz-se por pedaços dos rizomas que apresentam gemas (olhos) com plantio em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem. Depois da planta adaptada ao local, alastra-se, pois, o rizoma principal emite numerosos rizomas laterais. É uma planta difícil de ser destruída.

A colheita deve ocorrer na época em que a planta perde a parte aérea, depois da floração. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos.

Usos na culinária

Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvido em um caldo quente antes de ser incorporado a uma receita. É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.

Seu nome provém do sânscrito cuncuma, através do árabe كركم, curcum, ou do hebraico כרכֹם carcom. A palavra turmérico, por sua vez, tem seu primeiro registro no século XVI, oriunda do latim terra meritare, ou "mérito da terra" (de acordo com o livro Plantas de A-Z, de Paula Negraes, editado por BEI Comunicações)

Alimento medicinal

Têm sido estudados os possíveis benefícios do consumo da cúrcuma para prevenção e tratamento do mal de Alzheimer. Suspeita-se que seja mais eficaz se associado à vitamina D3.

A vitamina D pode ser obtida pelo organismo tanto após exposição ao sol quanto por suplementos de vitamina D3, ou por uma combinação de ambos.

Os benefícios do açafrão-da-terra seriam decorrentes da ação anti-inflamatória e antioxidante, pela remoção das placas no cérebro, características do mal de Alzheimer.

A ação benéfica da planta poderia contribuir para o tratamento do câncer e das doenças do coração.

A cúrcuma é uma família de plantas, porém, esta palavra é normalmente utilizada para se referir à cúrcuma longa, turmérico, açafroa, açafrão-da-terra, cúrcuma doméstica ou açafrão-das-índias. Esta raiz é conhecida há mais de 2.500 anos na Índia, região onde foi, provavelmente, usada como corante pela primeira vez.

As propriedades e os benefícios desta especiaria foram sendo conhecidos e revelados lentamente no decorrer do tempo. Confira a seguir as propriedades, os benefícios e as indicações de uso da cúrcuma.

A cúrcuma possui poderes anti-inflamatório e antioxidante, devido à presença da curcumina em sua composição, o pigmento que dá cor amarelo-ouro à raiz.

Devido às suas propriedades, a planta auxilia na saúde da pele, protege o fígado, atua contra o câncer, auxilia no processo de digestão das proteínas e regula o metabolismo.

Alguns estudos demonstraram a diminuição da inflamação e melhoria no tratamento de casos de artrite reumatoide, osteoartrite, Alzheimer, inflamação de vias respiratórias e diabetes.

Ajuda a emagrecer!

Devido à ação anti-inflamatória da curcumina, o poder da cúrcuma contra a gordura corporal e no processo de emagrecimento é considerável. Segundo especialistas, a utilização do tempero ajuda a diminuir os episódios de compulsão alimentar, evitando que o indivíduo ultrapasse o limite calórico diário.

Além disso, a cúrcuma diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo as reservas de gordura do corpo e auxiliando, assim, no emagrecimento.

É um antisséptico e anti-bacteriano natural, sendo muito utilizado para desinfetar cortes e queimaduras;

Junto com a couve-flor, ajuda a prevenir o câncer da próstata;

Pode auxiliar na prevenção do melanoma;

Desintoxicante natural do fígado;

É um analgésico natural;

Na medicina chinesa, é utilizada como um tratamento para a depressão; dentre outros benefícios.

De sabor forte e característico e de cor amarelada, esta especiaria é largamente utilizada na culinária para dar cor a pratos de sabor doce, peixes, arroz e molhos em geral. Além de ser utilizado como corante pela indústria alimentícia, o seu aroma é usado na fabricação de perfumes.

Guarde a cúrcuma (pode ser encontrada à venda na forma de pó) em um vidro e use ½ colher de chá ao dia, no preparo do arroz, sopa, molho de salada ou polvilhe diretamente sobre o alimento. Sugestão de uso: polvilhar uma colher de chá da erva em pó na comida já pronta ou dissolver em uma colher de sopa de azeite para temperar a salada.

O ingrediente ativo na cúrcuma é a curcumina. Cúrcuma tem sido usado por mais de 2500 anos na Índia, onde foi provavelmente usado pela primeira vez como um corante.

As propriedades medicinais desta especiaria foram lentamente se revelando ao longo dos séculos. Muito conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, uma pesquisa recente revelou que a cúrcuma é uma maravilha natural, provando benéfico no tratamento de muitos problemas de saúde, como câncer e mal de Alzheimer.

Cúrcuma pode ser tomado em forma de pó ou comprimido. Ele está disponível em forma de pílula na maioria das lojas de alimentos saudáveis, geralmente em cápsulas de 250 500mg.

Uma vez que você começar a usar a Cúrcuma em uma base regular, é divertido para encontrar novas maneiras de usá-lo em receitas. Minha maneira favorita de usá-lo é adicionar uma pitada na salada de ovo. Ele adiciona um sabor agradável e dá a salada de ovo uma rica tonalidade amarela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário