O cardamomo, um condimento indiano bem conhecido, tem um sabor quente e levemente picante e entra tanto em pratos doces como salgados.
As suas sementes melhoram o sabor de outros remédios e acalmam desarranjos digestivos. Também dão aroma ao café, e são um estimulante mais subtil do que o café.
Descrição: Da família das zingiberaceae, também conhecida como cardamomo do Ceilão.
Planta herbácea perene, alcança até 3m de altura, folhas lanceoladas, grandes.
A base possui uma longa bainha envolvendo o caule, semelhante a cana-de-acuçar.
As flores são esbranquiçadas.
O fruto e uma cápsula oval, contendo muitas sementes pequenas, duras, irregulares, angulosas, com uma face côncava e um sulco comprido na face oposta.
A superfície externa e enrugada e escura, branca por dentro.
O rizoma e longo e nodoso; o cardamomo propaga-se por semente ou por divisão do rizoma, em viveiro.
Habitat: Ásia, África, Madagascar
História: Condimento e planta medicinal, conhecida há séculos, faz parte das farmacopeias chinesa, indiana, vietnamita e coreana.
Partes utilizadas: Sementes.
Indicações
Gases, dilatação do abdômen, problemas digestivos: O principal uso terapêutico do cardamomo consiste em aliviar o desconforto no tubo digestivo alto.
O seu óleo aquece levemente e é analgésico, aliviando cólicas e gases e ajudando a mitigar enjoos e indigestão.
Use sementes trituradas ou tintura; tome internamente o óleo essencial só se aconselhado por um profissional.
Problemas de garganta e peito: A ação quente e levemente antisséptica das sementes estende-se a vagens de sementes garganta e ao peito, sendo estas um bom aditivo para gargarejes para garganta inflamada e em problemas respiratórios como a asma e a bronquite.
Tônico masculino: O cardamomo tem fama de ser afrodisíaco, sobretudo no Médio Oriente, o que é apoiado pela presença de compostos androgênicos nas sementes.
É mais provável que seja útil quando combinado com ervas como a damiana (Turneraceae) e o ginseng-coreano (Panax ginseng).
Propriedades : carminativo, antiespasmódico, sialagogo, aperiente.
Princípios ativos: Óleo essencial; Resina; Amido; Corantes,
Contraindicações/cuidados: O extrato fluído do cardamomo e vendido no comércio, mas é aconselhável usá-lo com acompanhamento de profissional gabaritado.
Efeitos colaterais: Vômitos em doses elevadas.
O cardamomo contém, principalmente, carboidratos e fibras alimentares, além de gorduras e minerais, como o sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio, vitaminas A, B e C.
Dentre as ações desta especiaria estão o seu efeito diurético, expectorante, laxante, antisséptico e descongestionante.
Benéfico para a digestão
O cardamomo auxilia na produção de saliva e na desintegração adequada das partículas de alimento. As fibras alimentares presentes na especiaria auxiliam nos movimentos regulares do intestino e evitam a prisão de ventre. Além disto, este alimento saudável também contém vários óleos voláteis, que ajudam na prevenção de gases e inchaço.
O cineol, um tipo de óleo presente no cardamomo, pode curar úlceras estomacais. Na medicina chinesa tradicional, esta especiaria é usada no combate a problemas no aparelho digestivo, como dores, vômitos, indigestão e enjoos. Além de propriedades relaxantes, que aliviam dores causadas pela gastrite, as sementes contêm substâncias que matam a bactéria H. Pylori, relacionada à úlcera.
Benéfico para higiene oral
As sementes de cardamomo podem ser mastigadas para evitar a halitose. Esta especiaria também pode auxiliar na prevenção da dor de dente, o seu óleo pode ser usado para manter as gengivas e dentes saudáveis.
Benefícios para a pele
Fonte de várias vitaminas, substâncias antioxidantes e óleos voláteis, o cardamomo pode auxiliar no combate à ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento das células e o aparecimento de rugas.
A vitamina C presente no alimento ajuda a manter a pele saudável e macia. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o consumo da especiaria também pode reduzir as manchas e acne. Já as propriedades antibacterianas do cardamomo podem prevenir alergias da pele.
Benéfico para os cabelos
Devido à presença de óleos voláteis, o cardamomo nutre o couro cabeludo, mantendo-o hidratado e ajudando na remoção da caspa, além de tornar os fios mais brilhantes e fortalecer as raízes do cabelo.
Benéfico para perda de peso
Devido às fibras presentes no alimento, o cardamomo pode aumentar a sensação de saciedade, evitando a ingestão de calorias extras e auxiliando no processo de emagrecimento.
Benefícios para problemas no sistema respiratório
Devido ao seu poder descongestionante, o cardamomo é um bom complemento no tratamento de resfriados, gripes e outros incômodos no sistema respiratório, pois facilita a excreção do muco.
Como consumir?
Para incluir o cardamomo no dia a dia, a melhor opção é comprá-lo em cápsulas, em lojas de especiarias e mercados municipais, e abri-las apenas no momento do uso. Para preservar o aroma e suas propriedades, as sementes devem ser retiradas com cuidado e, de preferência, torradas em uma frigideira ou forno.
Informação Nutricional
Cardamomo
Quantidade por
100 gramas
Calorias 311
Gorduras Totais 7 g
Gorduras Saturadas 0,7 g
Gorduras Poliinsaturadas 0,4 g
Gorduras Monoinsaturadas 0,9 g
Colesterol 0 mg
Sódio 18 mg
Potássio 1.119 mg
Carboidratos 68 g
Fibra Alimentar 28 g
Proteínas 11 g
Vitamina A 0 IU Vitamina C 21 mg
Cálcio 383 mg Ferro 14 mg
Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0,2 mg
Vitamina B12 0 µg Magnésio 229 mg
Nenhum comentário:
Postar um comentário