QUEM SOMOS!

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Cabreúva – Myrocarpus frondosus



Classificação científica

Reino: Plantae

Divisão:           Magnoliophyta

Classe:            Magnoliopsida

Ordem:           Fabales

Família:           Fabaceae

Subfamília:     Faboideae

Género:           Myrocarpus

Espécie:          M. frondosus

Nome binomial          Myrocarpus frondosus

Myrocarpus frondosus, popularmente conhecido como cabreúva, cabriúva, cabriúva-parda, cabrué, cabureíba, óleo-cabureíba, óleo-pardo e pau-bálsamo, é uma árvore que chega a medir até 30 metros de altura.

É nativa das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil. Da família das leguminosas e subfamília das papilionoídeas, a cabreúva é aromática e melífera, de casca cinza-pardacenta, madeira avermelhada com manchas amarelo-escuras, folhas imparipenadas, flores brancas e frutos oblongos.

É cultivada principalmente por sua madeira nobre e sua serragem, que é utilizada em perfumaria, bem como por seu bálsamo, obtido por incisão no tronco e por usos medicinais da casca, folhas e frutos.

Essa espécie é dada como espécie ameaçada segundo o "Livro Vermelho das Espécies Vegetais Ameaçadas do Estado de São Paulo" cuja lista foi publicado em setembro de 2004.

"Cabreúva", "cabriúva" e "cabureíba" provêm do tupi caburé iwa, "árvore do caburé". "Óleo-cabureíba", "óleo-pardo" e "pau-bálsamo" são uma referência ao bálsamo obtido da incisão em seu tronco.

Características gerais: altura de 10–30 metros, com tronco de 60–80 cm, tendo ocorrência nos estados da Bahia e Espírito Santo, Zona da Mata de Minas Gerais, chegando até o Rio Grande do Sul.

Fenologia: floresce nos meses de julho a setembro. A maturação dos frutos se dá nos meses de outubro e novembro.

Obtenção de sementes: colher os frutos quando iniciarem a abertura espontânea e liberação das sementes ou colher do chão após a queda, sendo que os frutos podem ser plantados diretamente, uma vez que a retirada das sementes é praticamente impossível. Um quilograma de frutos contém 1.700 unidades de sementes.

Indicações: A sua resina e a seiva são empregadas contra doenças pulmonares.

A Cabreúva - Myroxylon peruiferum, é uma planta da família das fabáceas, usada medicinalmente como anti-inflamatório e expectorante peitoral.

Uma de suas utilidades é o “bálsamo de tolu”, quando o tronco fornece, por lesão, uma substância aromática empregada em perfumaria, de propriedades estimulante, tônica e expectorante.

Ela costuma florescer de julho a setembro, e a dar seus frutos entre outubro e novembro. Não é uma árvore fácil de vingar e crescer.

Já no campo, seu crescimento é considerado moderado. A espécie tem ainda madeira pesada e dura. Apesar disso, apresenta alta resistência ao apodrecimento. Em função dessas características, é empregada também na confecção de mobiliário, revestimentos decorativos, produção de folhas laqueadas e peças torneadas, entre outros usos. Ocorre tanto no interior da mata primária densa, como nas formações secundárias.

Propriedades Medicinais      Suas folhas e frutos atualmente são usados em preparações tópicas para o tratamento de feridas, úlceras e sarnas.

Tem sido empregado também como aditivo de xaropes para tosse e de produtos para inalação, com propriedades antissépticas e expectorantes.

Os índios da Amazônia têm usado sua resina (bálsamo) para abcessos, asma, bronquites, catarro, dor de cabeça, reumatismo, torcicolo e tuberculose.




Nenhum comentário:

Postar um comentário