QUEM SOMOS!

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Brócolis - Brassica oleracea Italica




Classificação científica

Reino: Plantae

Divisão:           Magnoliophyta

Classe:            Magnoliopsida

Ordem:           Brassicales

Família:           Brassicaceae

Género:           Brassica

Espécie:          B. oleracea

Grupo de cultivares    Brassica oleracea

Grupo Italica

Os brócolis (português brasileiro) ou brócolos (português europeu) (do italiano broccolo, no plural broccoli) são vegetais da família Brassicaceae, uma das formas cultivadas de couve, tal como a couve-flor, o repolho, couve-de-bruxelas, couve-nabo entre outras.

As folhas, as flores e os pedúnculos florais são comestíveis. O cruzamento dos brócolos ou brócolis com o kai lan asiático gera o brocollini, que possui talos comestíveis.

Originários da Europa, também são usados em medicina graças ao seu elevado teor de cálcio que é - dependendo da variedade e da forma de preparo em média 47 mg por cada 100 gramas de flores e 51 miligramas em cada 100 gramas de folhas, o que representa cerca de cinco vezes a dose existente no leite.

Por isso, este vegetal é um bom construtor e formador dos ossos e dos dentes.

De acordo com pesquisas publicadas recentemente, os brócolos ou brócolis e o repolho ajudam a evitar o câncer de próstata se forem consumidas pelo menos três porções diárias desses vegetais. Essa pesquisa baseou-se num estudo do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, de Seattle, nos Estados Unidos.

Há algumas evidências preliminares que o consumo regular de brotos desta planta poderia erradicar Helicobacter pylori.

Os brócolis ou brócolos são utilizados no preparo de saladas, podendo também ser utilizados em pratos como folhados e massas. Assim como a couve-flor, também podem ser cozidos no vapor, o que ajuda a manter seus componentes nutricionais.

Diferentes variedades

No Brasil, o brócolis puro, originário do norte do Mediterrâneo e conhecido como brócolis-americano por ter vindo dos Estados Unidos, lá originalmente introduzidos por imigrantes italianos, é menos comum e mais caro.

Predomina o brocollini, um cruzamento do brócolis europeu com o brócolis chinês ou kai lan, que possui talos consumíveis por serem muito mais tenros.

Lá conhecido por "ramoso", assim chamado porque produz ramas em abundância, que são pedúnculos florais longos. Os produtores colhem estas ramas que são vendidas em maços, e há rebrotação de mais ramas nas plantas, possibilitando colheitas continuas por um determinado período.

Informação Nutricional

Quantidade por 100 gramas

Calorias 34

Gorduras Totais 0,4 g

Gorduras saturadas 0 g        

Gorduras Poli-insaturadas 0 g          

Gorduras Monoinsaturadas 0 g        

Colesterol 0 mg         

Sódio 33 mg   

Potássio 316 mg        

Carboidratos 7 g       

Fibra alimentar 2,6 g

Açúcar 1,7 g  

Proteínas 2,8 g          

Vitamina A      623 IU Vitamina C      89,2 mg

Cálcio  47 mg  Ferro   0,7 mg

Vitamina D     0 IU     Vitamina B6    0,2 mg

Vitamina B12  0 µg     Magnésio        21 mg


Nenhum comentário:

Postar um comentário