QUEM SOMOS!

terça-feira, 12 de abril de 2016

Aspérula - Galium odoratum




Possui flores brancas em forma de estrela aparecem sobre as folhas estreitas e cerde-claras, dispostas em espiral em um caule rijo.
Trata-se de uma planta que alcança até 30 centímetros de altura e que permanece verde durante todo o verão.
A casca da aspérula é excelente para perfumar a roupa branca; quando seca, tem cheiro doce de feno recém-cortado.
Nos países escandinavos e na Alemanha ela é um dos ingredientes das salsichas, e na Alsácia Lorena é colocada no vinho de maio.
A planta toda é mergulhada em vinho branco doce por duas semanas, o vinho se torna ligeiramente espumante.
Propriedades: Antiespasmódica, antisséptica, anestésica, adstringente, diurética e tônica.
Indicações: Dilatação do fígado, dor de cabeça, ferida, hidropsia, icterícia, inchaço, nefrites.
Propriedades: Age sobre o sistema nervoso como um tranquilizante não tóxico, que não produz efeitos colaterais. Ajuda a combater a insônia e é tão suave que pode ser usado tanto por velhinhos bem como crianças.
Também é útil no tratamento da colite.
Nome vulgar: Aspérula, Almíscar-do-bosque, Rainha-do-Bosque Almíscar-doce, Aspérula-Odorífera, Woodruff (em inglês).
É uma erva perene e rasteira e tem os bosques como habitat natural, como o significado do seu nome em inglês diz.
É uma planta nativa da Europa, da Ásia, mas agora existe em regiões temperadas da América do Norte.
Suas flores são brancas e tem forma de estrela e suas folhas são estreitas e brilhantes. É muito admirada por cultivadores pela sua beleza.
Informação importante: Como a aspérula contém cumarina, que é uma substância capaz de causar lesão no fígado se for consumida em excesso e também pode provocar câncer. Deve-se usarem pequenas quantidades. Basta algumas folhas ou pedaços de caules para fazer efeito.
As partes utilizadas da planta tanto para fins medicinais como para culinários são as folhas, flores e os caules inteiros.
Usos medicinais
Serve para usar contra dismenorreia, edema pulmonar, feridas, flebite, icterícia, histeria, enxaqueca, insônia, inquietação, menopausa, pedras na bexiga e varizes.
Na medicina popular, é conhecida por ser um sedativo natural e moderado que ajuda a regular as batidas do coração.
Propriedades Medicinais
É uma planta anti-inflamatória, antiespasmódica, anódina, cardiotônica, carminativa, diaforética, diurética, tônico digestivo e sedativo.
Sabor
Com aroma bem fraco, a Aspérula, quando é retirada as folhas ou flores do pé, sentimos o cheiro de vanilina e forragem. As flores têm o aroma mais leve que as folhas. O sabor acompanha o aroma.
Compra e armazenamento
Procure um viveiro de plantas perto da sua cidade, o mercado central, ou compre pela internet ela desidratada, porque em supermercados é difícil de achar. Caso não ache em lugar nenhum, compre as sementes e plante.
Use os ramos 2 dias depois de apanhá-los, é melhor porque quando as folhas e flores murcham, o aroma fica mais acentuado, pode até congelar as folhas para usar depois. Depois de descongeladas ela mantém as propriedades e o aroma.
Congele a erva para preservar ela depois de colhida: Espalhe ela em um recipiente e jogue um pouco de água por cima. Coloque no congelador e espere empedrar. Depois coloque em um saco de deixe lá. Use quando precisar.
Plantar
Plante a aspérula a partir de sementes, mas tenha em mente que vai dar trabalho para ela começar a germinar, é normal.
Quando a plantar “pegar”, ela crescerá rapidamente
Apanhe as flores e folhas na primavera e início do verão. Se colher em outra estação, o aroma e sabor dela vai ser mais leve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário