QUEM SOMOS!

sábado, 2 de abril de 2016

Angélica (Angelica archangelica)

 


Nomenclatura popular: Angélica

Parte da planta utilizada: folhas, os caules, fruto

A angélica é o nome comum dado à espécie Angelica archangelica, sendo uma das mais de 60 espécies do gênero Angelica e também uma das mais cultivadas para fins medicinais.

Angélica também pode se referir à outra espécie do mesmo gênero, a Angelica sylvestris, que possui propriedades semelhantes, sendo um pouco menor e com aroma menos pronunciado.

A Angélica é uma planta herbácea nativa de países escandinavos, Rússia e de outras regiões da Europa. Seu habitat natural é local de clima frio e solo úmido, principalmente em regiões montanhosas.

Atualmente é cultivada em regiões da França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Romênia, entre outros, principalmente para fins medicinais.

No primeiro ano a planta desenvolve apenas folhas, em torno de 30 a 70 cm, de formato serrilhado. A partir do segundo ano, pode atingir até 2 metros de altura, com flores de coloração verde claro surgindo entre os meses de maio e agosto. Seu caule apresenta coloração verde e ocasionalmente roxa.

Indicações, Usos e Benefícios da Angélica

A Angélica pertence à família Apiaceae que contém espécies altamente tóxicas como o Conium com aparência semelhante à Angélica. Portanto, é imprescindível a identificação correta da Angélica como espécie antes de consumi-la.

Diversas propriedades medicinais vêm sendo atribuídas à Angélica durante séculos. É mais comumente utilizado na forma de chá ou tintura para casos de problemas gastrointestinais, febre, gripe e infecções como a candidíase.

Pode auxiliar em casos de anemia, desconforto abdominal, flatulência, perda de apetite, enxaqueca e depressão. Ajuda a melhorar a circulação e a controlar a pressão.

Pesquisas realizadas na Alemanha indicam que a Angélica pode ser eficaz no tratamento de resfriados, asma, gripe e bronquite. No Japão, pesquisadores estão utilizando a Angélica como possível tratamento da artrite.

As folhas, os caules e sua fruta são comestíveis embora o sabor seja amargo. Possui aroma pronunciado e o seu óleo essencial é de grande utilidade para a indústria cosmética.

É bastante utilizado também na fabricação de bebidas. Também é utilizado na preparação de pratos como omeletes, peixes e geleias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário