QUEM SOMOS!

sábado, 2 de abril de 2016

Andiroba - Carapa guianensis

 


Nomenclatura popular: Andiroba, andirova, angirova, carapa

Parte da planta utilizada: fruto, madeira

A andiroba é uma árvore de porte grande, atingindo uma altura de 30 a 40 metros, ocorrendo na região da Floresta Amazônica, América Central e África.

A madeira é semelhante ao mogno, considerada nobre, sendo muito visada por madeireiras. A andiroba produz grandes quantidades de amêndoas, de onde se extrai um óleo de coloração amarela e sabor amargo.

Indicações, Usos e Benefícios da Andiroba

O óleo das amêndoas de andiroba, conhecido como azeite de andiroba, é muito utilizado na medicina tradicional principalmente para tratar problemas de pele como inflamações, auxiliar a cicatrização de feridas, inchaços e reumatismo.

Usa-se também o óleo de andiroba para infecções de ouvido, pingando algumas gotas no local afetado.

Na indústria cosmética, é utilizado em xampus, sabonetes e óleos de massagem.

Pesquisas apontam que a emulsão de óleo de andiroba pode ser empregada como uma alternativa aos corticosteroides tópicos utilizados para o alívio da dor após procedimentos de depilação que utilizam a luz intensa pulsada (fotodepilação).

O resultado da pesquisa pode ser atribuído aos efeitos hidratantes, umectantes e anti-inflamatórios da Andiroba.

Repelente

Um dos usos mais difundidos do óleo de andiroba é como repelente de insetos sendo uma alternativa natural aos inseticidas e repelentes tradicionais formulados com substâncias químicas que podem ser tóxicas.

O óleo de andiroba como repelente pode ser aplicado diretamente no corpo ou utilizado na composição de velas. Estudos recentes indicam que as velas de andiroba podem ser eficazes para manter afastados os mosquitos transmissores da dengue e da malária. Pode ser eficaz também para combater a proliferação de formigas.

Madeira

A madeira da árvore de andiroba também é muito procurada por seu aspecto semelhante ao mogno. Possui excelente resistência mecânica e pode ser utilizada em inúmeras apliacações, inclusive na fabricação de móveis e na construção civil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário