QUEM SOMOS!

terça-feira, 5 de abril de 2016

Açoita-cavalo - Luehea divaricata





Árvore caducifólia, com 3,5 a 15 m de altura e 20 a 50 cm de diâmetro, podendo atingir até 30 m de altura e 100 cm de diâmetro, na idade adulta.

O tronco é tortuoso, nodoso, com reentrâncias e a casca externa possui coloração parda-acinzentada-escura. As folhas são simples, alternas, dísticas, irregularmente serreadas, com três nervuras longitudinais típicas, ásperas na face ventral e tomentosas na face dorsal.

As flores são vistosas, de coloração rósea, roxa ou, raramente, branca e os frutos são cápsula lobada de valvas lenhosas contendo de cinco a quinze sementes.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente do sul da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Madeira: Moderadamente pesada, resistente, extremamente flexível e de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos. É empregada na construção civil, inclusive, na confecção de móveis vergados e peças torneadas.

Aspectos Ecológicos: Espécie comum na vegetação secundária, principalmente em capoeiras e invadindo as pastagens. Apresenta dispersão irregular e descontínua, sendo particularmente ao longo dos rios, terrenos rochosos e íngremes, onde a floresta é aberta e nas formações secundárias.

A floração ocorre entre s meses de dezembro e fevereiro e a maturação dos frutos ocorre entre maio e agosto. Além disso, produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, disseminadas pelo vento.

Para que serve o açoita cavalo

Os camponeses usam os galhos, que são muito flexíveis, para fazer chicotes e armações de cangalha, se prestam a ser transformados em cabos de chicotes, de onde vem o seu nome

A madeira, de cor branco amarelada, é usada na fabricação de coronhas de espingardas.

Usa-se também para fabricar tamancos.

As vergonetas são flexíveis e usadas para fazer vassouras.

A casca é utilizada nos curtumes.

Há uma variedade de açoita-cavalos, servindo todas para os mesmos fins industriais e medicinais.

Indicações

Emprega-se em casos de disenteria e hemorragia (banhos ou clisteres); também em casos de artrite, diarreia, limpar o sangue, leucorreia, reumatismo, tumores (chás).

Propriedades Medicinais: Depurativo e adstringente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário