QUEM SOMOS!

terça-feira, 5 de abril de 2016

Abóbora - Cucurbita spp.



Classificação científica

Reino: Plantae

Divisão:           Magnoliophyta

Classe:            Magnoliopsida

Ordem:           Cucurbitales

Família:           Cucurbitaceae

Género:           Cucurbita

Abóbora, abóbora-amarela, jerimu e jerimum são as designações comuns do fruto da aboboreira, abobreira ou jerimunzeiro (Cucurbita spp.), planta hortícola da família das cucurbitáceas, tal como a melancia, o melão, o chuchu e o pepino.

As espécies mais conhecidas são: Cucurbita moschata, Cucurbita maxima, Cucurbita pepo. Por serem espécies de polinização cruzada, há grande variedade de formas, cores e textura dos frutos, bem como em outras características das plantas.

A cultura da abóbora está muito difundida no Brasil e em Portugal. Originária da América, era parte substancial da base da alimentação da civilização Olmeca, que, posteriormente foi absorvida pelas civilizações asteca, inca e maia.

A abóbora é um fruto rico em vitamina A que também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo, possui poucas calorias e é de fácil digestão.

"Abóbora" vem do latim hispânico apopores. "Jerimum" e "jerimu" vieram do tupi yuru'mu.

Pode-se manter conservada a abóbora por cerca de três meses após a colheita, em condição ambiente, em local fresco e seco, sempre com o cabinho. Dessa forma, se conservará por mais tempo.

Para congelar, corte a abóbora em cubos ou fatias, com um pré-cozimento em água fervente por 3 minutos ou em micro-ondas por 4 minutos.

Acondicione-a em saco de plástico, retire o ar com uma bombinha de vácuo e leve ao congelador. A abóbora também pode ser congelada na forma de purê.

Pode ser consumida de várias formas, devido a sua versatilidade e variedade, como saladas, cozidos, refogados, sopas, curau, purê, pães, bolos, pudins e doces.

As sementes torradas podem ser consumidas como aperitivo, sendo além de saborosas, muito ricas em nutrientes, especialmente ferro.

Lave bem as sementes, seque-as em um pano limpo ou papel absorvente, tempere com sal e leve ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.

De um modo geral, deve apresentar-se com a casca sem brilho. Caso contrário, isso indica que foi colhida muito nova, não amadureceu totalmente e sua qualidade cai substancialmente.

Não compre frutos machucados e com ferimentos em sua casca, sinais de mofo ou podridão. Apesar da aparente resistência ao manuseio, os frutos apodrecem muito mais rapidamente, em sua parte interna, a partir do ferimento ou machucado externo.

Propriedades Fitoterápicas

O suco extraído das flores é bom para o estômago (estomáquico), sendo também usado, externamente, para dor de ouvido.

As folhas e flores pisadas (amassadas, espremidas, socadas - até virar uma pasta) são usadas em fricções para tratar a erisipela, uma inflamação aguda da pele que provoca seu enrubecimento.

As sementes são vermífugas (contra vermes), mas de efeito lento. Usar as sementes trituradas em forma de sucos contra a febre e inflamações das vias urinárias (fazer sucos com as sementes moídas).

A polpa da abóbora, cozida, atua como emoliente (que alivia as dores de uma superfície interna e irritada). E pode ser usado também como "Esfoliante Estomacal" que pode ser beneficiado como uma laxante.

A abóbora é um alimento cheio de benefícios, além de ser muito saborosa em diversas preparações, combinando tanto em pratos salgados quanto doces.

O legume (também chamado de jerimum ou moranga em algumas regiões do Brasil) fica ótimo em sopas cremosas, doces, tortas, risotos, pães, recheios de massas e muitas outras receitas, que ganham o tom vibrante da sua cor, além de vitaminas, baixas calorias e fibras.

Entre as vantagens estão, a redução do colesterol, a melhora do humor e do sistema imunológico e a capacidade de auxiliar no emagrecimento.

Mantém a visão aguçada

Uma xícara de abóbora cozida (em forma de purê) contém mais de 200% da recomendação diária de vitamina A, o que ajuda a visão, principalmente em ambientes escuros, segundo o National Institutes of Health.

O alimento também é rico em carotenoides, que são componentes antioxidantes que garantem a cor laranja, incluindo o betacaroteno, que previnem o câncer e o corpo transforma em vitamina A.

Ajuda na perda de peso

A combinação de alta concentração de fibras e baixas calorias que a abóbora oferece é excelente nas dietas de emagrecimento. Com apenas 49 calorias em uma xícara, o alimento proporciona uma sensação de saciedade por mais tempo devido a sua textura fibrosa, fazendo a perda de peso ser mais eficaz.

Sementes de abóbora fazem bem ao coração

As sementinhas retiradas da abóbora são ricas em fitoesteróis, que têm eficácia comprovada em diversos estudos como redutores do colesterol ruim (o LDL).

Para elas ficarem mais gostosas para o consumo, deixe-as durante alguns minutos no forno para terem mais crocância.

Reduz o risco de câncer



Devido à substância antioxidante betacaroteno presente no alimento, que atua na prevenção do câncer, de acordo com o National Cancer Institute, o alimento é um importante aliado para a saúde.

Segundo as recomendações do Instituto, as fontes naturais do alimento (in natura ou em receitas) são mais eficazes do que o consumo do betacaroteno vendido como suplemento.

Protege a pele

Os mesmos carotenoides antioxidantes presentes no alimento, que previnem certos tipos de cânceres, também têm o poder de neutralizar os radicais livres e manter as células cancerígenas bem longe da epiderme, combatendo ainda as rugas e deixando a pele mais viçosa.

Sementes que melhoram o humor

Humor lá em cima! As sementes da abóbora são ricas no aminoácido triptofano, uma substância importante na produção de serotonina, um dos principais responsáveis pelo controle do nosso humor, sono e apetite. Uma porção de sementes torradas de abóbora por dia pode deixar você mais bem-humorada e disposta.

Ajuda na recuperação pós-treino

Você sabe que a banana é rica em potássio e muito indicada para os atletas consumirem, pois ajuda na recuperação pós-treino? Pois bem, uma xícara de abóbora cozida tem mais potássio do que uma banana.

São 564 miligramas nessa quantidade citada, enquanto a outra fruta tem cerca de 422. Essa reposição é importante para equilibrar os eletrólitos pós-treino e manter os músculos funcionando com melhor desempenho.

Auxilia o sistema imunológico

Ela tem esse efeito devido à vitamina C. Uma xícara de abóbora cozida contém mais do que 11 miligramas de vitamina C, ou seja, 20% das 60 miligramas recomendadas diariamente.

Informação Nutricional

Abóbora

Quantidade por 100 gramas

Calorias 26

Gorduras Totais 0,1 g

Gorduras saturadas 0,1 g

Gorduras Poli-insaturadas 0 g

Gorduras Monoinsaturadas 0 g

Colesterol 0 mg

Sódio 1 mg

Potássio 340 mg

Carboidratos 7 g

Fibra alimentar 0,5 g

Açúcar 2,8 g

Proteínas 1 g

Vitamina A      8.513 IU          Vitamina C      9 mg

Cálcio  21 mg  Ferro   0,8 mg

Vitamina D     0 IU     Vitamina B6    0,1 mg

Vitamina B12  0 µg     Magnésio        12 mg


Nenhum comentário:

Postar um comentário