QUEM SOMOS!

terça-feira, 8 de março de 2016

Uvaia – Eugenia pyriformis

Nome Científico: Eugenia pyriformis

 
Sinonímia: Eugenia uvalha, Pseudomyrcianthes pyriformis, Eugenia foliosa, Eugenia turbinata, Eugenia dumicola

Nomes Populares: Uvaia, Uvalha, Uvalha-do-campo, Uvaia-do-campo, Uvaia-nativa, Ubaia, Uvaia-muchana, Cambuí-da-índia, Ubapeba, Pêssego-do-campo, Uvaia-azeda-do-campo, Uvaia-miúda-da-mata, Uvaia-do-Pêra, Uvaia-do-mato, Uvaieira

Família: Myrtaceae

Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais, Medicinal.

Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical.

Origem: América do Sul, Brasil

Altura: 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

A uvaia é uma arvoreta ou arbusto nativo do sul e sudeste do Brasil, e cultivada em quintais e pomares domésticos principalmente pelos seus saborosos frutos.

O nome “uvaia” vem do tupi e significa “fruta ácida”. Ela é aparentada com a Pitanga, Grumixama, e a Cereja-do-rio-grande.

Alcança de 4 a 10 metros de altura, com 30 a 50 cm de diâmetro de tronco. Pode ter caule único e retilíneo ou ramificar desde à base, de acordo com a variedade.

Apresenta folhas pequenas, opostas, de forma elíptica, inteiras e aromáticas. Floresce na primavera, despontando flores axilares, pedunculadas, hermafroditas, tetrâmeras e brancas.

O fruto que se segue é uma drupa globosa a piriforme, com 2,5 a 4 cm de diâmetros, carnosa, suculenta, de casca e polpa amarela a alaranjada, com até quatro sementes redondas. Eles amadurecem no verão e são avidamente consumidos por passarinhos.

Os frutos são doces e ácidos, muito aromáticos, ricos em vitamina C e podem ser consumidos in natura e na forma de sucos, sorvetes, caldas, compotas, vinhos, vinagres e como licores e aguardentes.

Apesar de deliciosos, os frutos da uvaia raramente são vistos em supermercados ou feiras, visto que se sua casca fina e delicada se rompe e amassa com facilidade, e a polpa oxida em poucas horas, o que provoca a rápida deterioração após a colheita. Por este motivo os cultivos comerciais são raros.

No paisagismo seu uso é crescente, pois além de frutífera, a uvaia é uma árvore elegante, com copa arredondada e esparsa, de crescimento moderado e pequeno porte.

Apesar dos frutos fazerem alguma sujeira por ocasião da queda, suas qualidades sem dúvida se sobrepõem a este problema e ela deve ser utilizada para ornamentar jardins residenciais, calçadas, parques, praças, etc.

Por ser nativa e frutífera, atraindo a avifauna, ela é fortemente indicada para projetos de reflorestamento heterogêneos, em áreas de preservação permanente.

A madeira da uvaia é considerada de boa qualidade, sendo pesada, dura e durável, própria para o uso em moirões, cercas, estacas, postes, cabos de ferramentas e lenha.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, profundo, levemente ácido e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação.

Após plena adaptação, as regas podem ser deixadas por conta das chuvas, e somente suplementadas se ocorrer estiagem durante a floração e frutificação.

Tolerante a baixas temperaturas e geadas leves. Multiplica-se por sementes colhidas de frutos despolpados e postos a germinar imediatamente após a colheita.

A germinação ocorre entre 40 a 60 dias após o plantio, com taxa de cerca de 40%. A frutificação inicia entre 2 a 4 anos após o plantio.

Benefícios dessa fruta exótica que emagrece

Típica da Mata Atlântica, a uvaia é conhecida como uma fruta do mato. Seu sabor é intenso, assim como seu perfume. O sabor, apesar de intenso, pode não agradar a todos por ser azedo – e desse fato que surgiu seu nome ubaia, que em tupi significa fruto azedo.

A fruta é amarela, arredondada e possui duas sementes de aproximadamente quatro centímetros de diâmetro. De flor branca, a árvore é comumente plantada para uso doméstico, uma vez que seus frutos amassam, oxidam e ressecam com facilidade, tornando pouco viável a sua comercialização.

Comum também no Estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é uma espécie arbórea, e seu florescimento acontece em agosto e setembro. O amadurecimento dos frutos não é uniforme, uma vez que é possível encontrar flores, frutos verdes e maduros em um mesmo ramo.

Com polpa delicada e casca fina, a fruta é muito usada para preparo de sucos e compotas. Chega a ter de seis a treze metros de altura, mas existem variações da espécie que crescem em pequenos arbustos de até um metro de altura.

A uvaia, por ser nativa da Mata Atlântica, é muito usada em diversos projetos de reflorestamento, servindo de alimento para aves e pequenos animais, os atraindo novamente para seu habitat.

Benefícios e propriedades

A uvaia é usada com fins medicinais em países como Paraguai e Argentina. A infusão de suas folhas pode ser usada para controlar a hipertensão, diminuir o colesterol, auxiliar no emagrecimento, além de ser um ótimo adstringente e digestivo.

Seus frutos são ricos em vitamina A e C (quatro vezes mais que a laranja), combatendo desta forma os radicais livres e, consequentemente o envelhecimento celular.

É eficaz na prevenção de alguns males que afetam nossa saúde como doenças cardiovasculares, câncer, doenças derivadas do envelhecimento, além de serem muito indicados para acompanhamento no tratamento de HIV, no tratamento de tumores, malária, processos inflamatórios e para diminuir o nível de ácido úrico.

A planta Eugenia uvalha da família Myrtaceae ganha a cada dia mais fãs no mundo da alimentação saudável. Podendo ter entre 6 m a 13 m de altura, 30 cm a 50 cm de diâmetro e ocorrendo nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, essa planta além de ter uma forma bela e flores lindas, proporciona um fruto delicioso e supernutritivo.

Qual é a temporada da Uvaia?

Você pode até encontrar a Uvaia in natura fora de época, mas como os frutos da uvaieira amassam, oxidam e ressecam muito facilmente, é mais viável preferir a época da frutificação, que ocorre entre setembro e janeiro.

Fora de época, melhor optar por produtos derivados da fruta, como sucos, compotas, geleias e outros.

O alto teor de vitamina C

Complementando a importância ecológica da Uvaia, a fruta tem aproximadamente quatro vezes mais vitamina C do que a laranja.

Vitamina A

Além do alto teor de vitamina C, a Uvaia contém uma considerável quantidade de vitamina A para contribuir às suas necessidades diárias deste nutriente.

Quando usada por populares, a infusão/chá das folhas da Uvaeira é tida como responsável por controlar a hipertensão, diminuir o colesterol, auxiliar no emagrecimento, além de adstringente e digestivo.

Porém, pesquisas científicas ainda são necessárias para comprovar a efetividade no tratamento destes problemas de saúde.

Quanto às vitaminas A e C, podemos afirmar que a Uvaia ajuda no combate aos radicais livres e o envelhecimento celular, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e doenças derivadas do envelhecimento.

São indicadas para apoio no tratamento ao HIV, tumores, malária, processos inflamatórios e redução no nível de ácido úrico.

Novamente, mais pesquisas são necessárias, mas evidências demonstram que o consumo da Uvaia, graças às vitaminas nela presentes, trazem benefícios para sua saúde.

Como consumir a Uvaia?

Sucos, chás das folhas, sorvetes, geleias, licores. A uvaia, assim como a grande maioria das frutas, pode assumir várias formas. Vale só lembrar de tomar cuidado ao adoçar a Uvaia pois o excesso de calorias pode atrapalhar quem está em dieta.

Cuidados com o consumo da Uvaia

Circulam na internet artigos e notícias que destacam as propriedades quase que milagrosas da Uvaia. Gostaríamos de reforçar o que sempre dizemos: não existe alimento milagroso!

Qualquer alimento saudável tem que ser consumido com acompanhamento de um nutricionista e um profissional da saúde, que fará uma dieta balanceada de acordo com suas necessidades. Não adianta acrescentar a Uvaia na sua dieta e ter um estilo de vida completamente não saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário