QUEM SOMOS!

quinta-feira, 3 de março de 2016

Tudo que você precisa saber para cultivar Tomilho




 
Thymus vulgaris

 Classificação científica

Reino: Plantae

Filo: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Lamiales

Família: Lamiaceae

Gênero: Thymus Linné

Espécie: Thymus vulgaris

O tomilho (Thymus vulgaris), família Lamiaceae, é um subarbusto aromático da família das labiadas. Tal subarbusto possui folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas. Ocorre do Oeste da Europa ao Sudeste da Itália e é especialmente cultivado como condimento e pelo óleo essencial, rico em timol, com apreciável poder anti-séptico, muito utilizado contra as afecções pulmonares e como estimulante digestivo. Também é conhecido pelo nome de timo.

Em fitoterapia, são utilizadas as partes aéreas. Tem propriedades anti-sépticas, tônicas, antiespasmódicas, expectorantes e vermífugas,

Em infusão, é usado no combate a infecções de garganta e pulmonares na asma e febre dos fenos e na eliminação de parasitas. Externamente, alivia picadas, dores reumáticas e infecções fúngicas.

Revigorante e tônico, é essencialmente usado como remédio respiratório.

Uma investigação feita na Universidade de Leeds, na Inglaterra, comprovou que o tomilho destrói a acne de forma mais eficaz do que alguns produtos, inclusive os que precisam de receita médica.

Cultivo

Planta que requer pouco cuidado e prefere terrenos secos. O melhor período para plantação é na primavera. A planta gosta de sol e resiste muito bem a tempo seco. O excesso de agua pode queimar as folhas de baixo causando a morte da planta.

Utilização na culinária

Por se tratar de uma planta com sabor muito agradável, é amplamente utilizada na culinária. Combina muito bem com carnes cozidas, molhos e atum.

Pode ser utilizada tanto fresca como seca. Após colhida, basta lavar e adicionar à comida para se obter um bom aroma.

Há algumas centenas de espécies no gênero Thymus, sendo a mais cultivada denominada Thymus vulgaris, o tomilho comum.

Outras espécies de tomilho também são cultivadas, sendo usadas principalmente como condimento ou erva medicinal.

Tomilho ou tomilho comum (Thymus vulgaris)

Thymus vulgaris - o tomilho ou tomilho comum é uma planta perene que atinge de 15 cm a 50 cm de altura, com folhas pequenas muito aromáticas.

É usado como condimento e como erva medicinal, e tem sido cultivado por alguns milhares de anos, sendo uma das ervas aromáticas mais antigas a ser cultivada.

Existem muitos cultivares e vários híbridos, alguns utilizados como plantas ornamentais em jardins.

Tomilho-limão ou tomilho-cítrico (Thymus citriodorus)

Thymus citriodorus - o tomilho-limão ou tomilho-cítrico é uma planta perene que normalmente é menor que o tomilho, atingindo de 10 cm a 35 cm de altura.

Também é usado como condimento e como erva medicinal, e pode ser usado para fazer chá. Existem vários cultivares desta espécie, que apresentam variada coloração das folhas e diversos aromas cítricos.

Tomilho-alcarávia (Thymus herba-barona)

Thymus herba-barona - o tomilho-alcarávia é assim chamado por ter um aroma semelhante ao aroma da alcarávia. Atinge de 10 cm a 25 cm de altura e é usado como condimento.

Tomilho-rastejante (Thymus praecox)

Thymus praecox - o tomilho-rastejante é mais cultivado como planta ornamental, mas também pode ser usado como condimento ou como erva medicinal.

Atinge cerca de 10 cm de altura. Existem várias subespécies e muitos cultivares deste tomilho.

Várias espécies do gênero Thymus além destas são cultivadas como plantas ornamentais, para uso como condimento e como erva medicinal.

Clima

O tomilho é uma planta que pode ser cultivada praticamente em qualquer lugar, sendo tolerante tanto a baixas quanto a altas temperaturas.

Cresce bem se cultivado em uma faixa de temperaturas indo de 4°C a 28°C, mas pode suportar temperaturas mais baixas ou mais altas.

Contudo, pode haver dificuldades para cultivá-lo em climas muito úmidos.

Luminosidade

Os tomilhos necessitam de alta luminosidade e devem receber luz solar direta ao menos por 5 horas diariamente.

Há vários cultivares do tomilho comum. A imagem mostra um cultivar de folhas finas.

Solo

O solo deve ser bem drenado, leve, e de preferência fértil, embora possa crescer mesmo em solos mais pobres. Estas plantas são bastante tolerantes quanto ao pH do solo, mas o ideal é que o pH seja levemente alcalino. É mais fácil cultivá-lo em solos arenosos ou pedregosos.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido. Se as plantas estão bem desenvolvidas, não há problema se o solo secar por um curto período entre uma rega e outra. O excesso de umidade prejudica o tomilho.

Plantio

O tomilho pode ser propagado por sementes, por divisão de touceiras ou por estaquia, sendo estes dois últimos métodos os preferidos, uma vez que o plantio por sementes exige mais tempo para o crescimento das plantas e início da colheita.

Além disso, algumas espécies de tomilho raramente produzem sementes, como por exemplo, o tomilho-alcarávia.

As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta, mas por serem muito pequenas o melhor é semear em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal, e transplantar as mudas quando têm 4 pares de folhas definitivas.

A germinação das sementes leva de uma a três semanas.

O plantio por estaquia, ou seja, por ramos cortados de plantas adultas saudáveis, é o método ideal, pois produz plantas que são idênticas a planta mãe e estas levam menos tempo para crescerem até a colheita.

Corte ramos e mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes, e então plante no local definitivo, ou plante os ramos em vasos mantidos bem úmidos por três ou quatro semanas.

O espaçamento entre as plantas pode ser geralmente de 15 cm a 20 cm. O tomilho também pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

O tomilho é uma planta perene, podendo ser cultivada por muitos anos, mas que vai se tornando lenhosa com a idade, assim a produtividade será maior se as plantas forem renovadas a cada dois ou três anos.

Colheita

A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que ocorre geralmente de 60 a 90 dias após o plantio, mas o ideal é colher quando a planta está florescendo, pois é quando a concentração dos óleos essenciais é máxima. As flores também são utilizadas como condimento.

O sabor das folhas do tomilho comum é mais forte quando estão secas, e é deste modo que geralmente são usadas.

Os ramos podem ser deixados para secar em um local sem luz solar direta, seco, e que seja bem ventilado. Já as folhas do tomilho-limão ou tomilho-cítrico são usadas preferencialmente frescas. O tomilho-alcarávia pode ser usado tanto fresco quanto seco.

De origem europeia o tomilho é um subarbusto aromático da família das labiadas, muito usado na culinária e na medicina natural.

As propriedades dessa planta são várias e o tomilho ainda é utilizado na indústria de perfumaria, em especial no fabrico de sabonetes, visto que seu cheiro é muito agradável.

Antibiótico natural, o tomilho também ajuda na digestão, descontração muscular, acalmando o sistema nervoso e até mesmo contribuindo com benefícios para casos de estresse e depressão.

Curiosidades sobre o tomilho

 

No Antigo Egito, o tomilho foi utilizado para embalsamar as múmias.

Os gregos se perfumavam com essa planta, de acordo com uma lenda local.

Na Idade Média, uma santa chamada Hildegarda recomendava o tomilho para o tratamento de piolhos, paralisia e até mesmo a lepra.

No século XVII havia quem afirmasse que a planta dava um fim na melancolia e evitava noites atormentadas por pesadelos.

Uma lenda conta que a manjedoura do Menino Jesus foi feita com ramos de tomilho colhidos nos campos de Belém.

As propriedades do tomilho

 

É antioxidante, antisséptico e antidepressivo;

Contém aroma agradável que serve como desodorante e desinfetante;

É diurético, tônico e pode servir para cólicas, diarreias, azia e má digestão;

 

Doenças no sistema respiratório são tratadas, como a bronquite, catarro, aftas, tosses, dores de garganta e outras inflamações na boca;

 

Ajuda no combate à gripe e à anemia;

 

Diminui consideravelmente o corrimento vaginal;

 

Fortalece os cabelos, evitando a queda;

 

Elimina a acne e clareia suas manchas.

 

Cuidado!

 

O uso do tomilho não é indicado para as pessoas com casos de insuficiência cardíaca, gastrite, úlceras e problemas semelhantes. Gestantes e lactantes devem evitar o consumo, pois pode causar convulsões, toxidade no fígado, albuminúria e hematúria. Evite ingerir o tomilho por tempo prolongado.

O tomilho é uma planta medicinal, também conhecida como Poejo ou Timo, frequentemente utilizada como especiaria, que pode servir para tratar problemas respiratórios.

O seu nome científico é Thymus vulgaris e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e mercados.

Para que serve o tomilho

O tomilho serve para ajudar no tratamento de asma, bronquite, catarro, gripe, resfriado, pneumonia, flatulência, sensação de enfartamento, reumatismo, inchaço, luxação, acne.

Propriedades do tomilho

As propriedades do tomilho incluem sua ação expectorante, antisséptica, antibacteriana, antiviral, tônica, estimulante e vermífuga.

Modo de uso do tomilho

As partes utilizadas do tomilho são suas sementes, flores, folhas e óleo essencial, em forma de tempero, para banhos de imersão ou em forma de chá para beber, fazer gargarejo ou inalar.

Infusão de tomilho: Colocar 2 colheres de folhas picadas em uma xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos, antes de coar. Beber várias vezes ao dia.

Efeitos colaterais do tomilho

Os efeitos colaterais do tomilho incluem reações alérgicas, convulsões, problemas no fígado e sangue na urina, quando consumido em excesso.

Contraindicações do tomilho

O tomilho está contraindicado durante a gravidez e lactação, assim como em crianças com menos de 6 anos de idade e paciente com insuficiência cardíaca e enterocolite.

Deve ser utilizado com cautela durante a menstruação, gastrite, úlcera, colite, síndrome do intestino irritável ou em caso de doenças do fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário