QUEM SOMOS!

quinta-feira, 31 de março de 2016

Kiwi - Actinidia spp.



Classificação científica

Reino: Plantae

Divisão:           Magnoliophyta

Classe:            Magnoliopsida

Ordem:           Ericales

Família:           Actinidiaceae

Género:           Actinidia

Espécie:          A. deliciosa

Nome binomial          Actinidia deliciosa

O quiuí, quivi ou kiwi é um fruto comestível proveniente de algumas espécies do género Actinidia e de seus híbridos, originários do sul da China.

São plantas típicas de locais com clima temperado ou subtropical de montanha. As variedades de fruto mais amplamente comercializadas são produzidas por diversos cultivares da espécie Actinidia deliciosa e, em muito menor quantidade, por algumas variedades de Actinidia chinensis.

O fruto possui polpa de coloração esverdeada e uma casca de cor castanho-esverdeada a castanho-amarelada, coberta de uma espécie de micropelos que lhe dão um aspecto fibroso e hirsuto.

É considerado o fruto comercial com maior quantidade de vitamina C já identificado com a exceção da acerola, além de ser particularmente rico em alguns oligoelementos, como o magnésio, o potássio e o ferro.

Os frutos dos cultivares mais comuns são ovais, com o tamanho aproximado de um ovo de galinha (5 a 8 cm de comprimento e de 4,5 a 5,5 cm de diâmetro).

O fruto tem uma casca fibrosa, baça, castanho-esverdeada, que recobre uma polpa verde brilhante ou verde-amarelada que contém fileiras de pequenas sementes negras comestíveis.

Quando maduro, o fruto é sumarento e macio, com um paladar e cheiro muito característicos.

A boa combinação entre as vitaminas A e E existente no kiwi pode diminuir o risco de doenças cancerosas e circulatórias, incluindo as coronárias, e melhorar o desempenho do sistema imunológico.

A vitamina B6 e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém ainda em quantidades significativas.

Alguns dos elementos minerais, como o cálcio, o magnésio, o ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial e aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados.

O fruto fornece, também, quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

Devido à sua riqueza em clorofila, o kiwi é uma das poucas frutas que mantêm a coloração verde quando madura.

Tanto a Actinidia deliciosa como a Actinidia chinensis são nativas do sul da China, tendo o kiwi sido declarado o "fruto nacional" da República Popular da China.

Outras espécies de Actinidia são também nativas da China, com uma distribuição que se estende para leste até o Japão e para norte e noroeste até o sueste da Sibéria.

Hoje, na Europa e na América, o produto é comercializado com o nome de kiwi, originalmente uma palavra maori que designa uma ave terrestre endémica na Nova Zelândia, usada como símbolo daquele país.

A partir do nome "groselha chinesa", em meados do século XX o fruto foi rebatizado na Nova Zelândia, o primeiro país onde foi produzido comercialmente em larga escala, passando a designar-se por kiwi.

As razões da mudança de nome prenderam-se com a procura de um nome comercial apelativo pelo seu exotismo e com a necessidade de evitar as altas tarifas então impostas pelos Estados Unidos às groselhas e aos melões (já que o nome inicialmente pretendido era melonette.

A Itália é, hoje, o maior produtor mundial do fruto, seguida pela Nova Zelândia, Chile, França, Grécia, Japão e Estados Unidos. O kiwi é também produzido na China, a sua terra de origem, mas aquele país nunca conseguiu integrar a lista dos 10 maiores produtores mundiais.

Na China, é cultivado principalmente na região montanhosa em torno do rio Yangtze. Outra região produtora é a província de Sichuan.

As pessoas são atraídas para comer kiwis por causa de sua brilhante cor internamente verdes e sabor exótico. Mas, a singularidade real do kiwi vem de seus benefícios para a saúde.

1. Ajuda na digestão

Kiwi cru contém uma enzima que dissolve proteína que pode ajudar a digerir uma refeição muito parecida com a papaína em mamão ou bromelina em abacaxi.

2. Ajuda a controlar a pressão arterial

O alto nível de potássio do Kiwi ajuda a manter nossos eletrólitos em equilíbrio, neutralizando os efeitos do sódio.

3. Protege contra danos no dna

A combinação única de antioxidantes no Kiwi ajuda a proteger o DNA das células dos danos oxidativos. Alguns especialistas concluem que isso pode ajudar a prevenir o câncer.

4. Imunidade

Alto teor de vitamina C, juntamente com outros compostos antioxidantes tem sido comprovado para estimular o sistema imunológico.

5. Perder peso

Baixo índice glicêmico do Kiwi e alto teor de fibras significa que não irá criar alta insulina como outras frutas com alto teor de açúcar, o corpo não vai responder por armazenar gordura.

6. Melhora a saúde digestiva

Kiwis são uma grande fonte de fibra. Isto previne a constipação e outros problemas intestinais.

7. Ajuda a limpar as toxinas

A fibra difusa do Kiwi ajuda a ligar e mover as toxinas do seu trato intestinal.

8. Combate doenças cardíacas

Comer 2-3 kiwis por dia tem sido mostrado para reduzir o potencial de coagulação do sangue em 18% e reduzir as triglicérides em 15%.

Muitas pessoas tomam aspirina para reduzir a coagulação do sangue, mas isso causa muitos efeitos colaterais, incluindo inflamação e sangramento intestinal. Kiwis têm os mesmos benefícios anticoagulação, sem efeitos colaterais.

9. Adequado para diabéticos

Kiwi está na categoria “baixo” para índice glicêmico, o que significa que não aumenta o açúcar no sangue rapidamente. Tem uma carga glicêmica de 4, o que significa que é seguro para diabéticos.

10. Protege os olhos

Degeneração macular é a causa principal da perda de visão nos idosos. Um estudo sobre mais de 110.000 homens e mulheres mostrou que comer três ou mais porções de frutas por dia diminuiu a degeneração macular em 36%.

Isto é pensado para ser associado com níveis elevados do kiwi de luteína e de zeaxantina – ambos os quais são produtos químicos naturais encontrados no olho humano.

Embora fossem estudadas duas frutas e legumes, este mesmo efeito não foi mostrado para os vegetais.

12. Ótimo para a pele

Kiwi é uma boa fonte de vitamina E, um antioxidante conhecido para proteger a pele da degeneração.

13. Sabor exótico

Quem come kiwi gosta e não enjoa. As crianças quando experimentam, amam, porque eles são tão diferentes da maioria das frutas.

Para o equilíbrio nutricional que é sempre bom comer uma variedade de alimentos. Cada alimento tem suas próprias qualidades únicas e poderes.

O problema com a dieta da maioria das pessoas é que nós comemos um número limitado de alimentos. Ele aumenta nossas chances de não receber o suficiente de nutrientes importantes.

14. Naturalmente orgânico

Kiwi está na lista de alimentos que são geralmente seguros de uma grande quantidade de resíduos de pesticidas. Em 2012 ele foi entrado como um dos 10 melhores alimentos e mais seguros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário