QUEM SOMOS!

segunda-feira, 28 de março de 2016

Jaca - Artocarpus heterophyllus



Classificação científica

Domínio:         Eukaryota

Reino: Plantae

Clado: angiospérmicas

Clado: eudicotiledóneas

Clado: rosídeas

Ordem:           Rosales

Família:           Moraceae

Género:           Artocarpus

Espécie:          A. heterophyllus

Nome binomial          Artocarpus heterophyllus

Artocarpus heterophyllus, vulgarmente conhecida como jaqueira, é uma árvore tropical cujo fruto é conhecido como jaca.

O nome científico Artocarpus heterophyllus deriva dos vocábulos gregos artos ("pão"), karpos ("fruto"), heteron ("distinto") e phyllus ("folha"), significando, portanto, "fruta-pão de folhas diferentes".

O nome é uma referência às folhas da jaqueira, que são distintas (sem lobos) em relação às da planta da fruta-pão, apesar de ambas as plantas pertencerem ao mesmo gênero: Artocarpus.

Já "jaca" origina-se do termo malaialo para a fruta: chakha.

A árvore é considerada espécie nativa no sul e sudoeste da Ásia e se acredita que é originária da Índia. A Jaca atualmente é cultivada, bem como se desenvolve espontaneamente, em vários países tropicais de diversas partes do mundo.

No Brasil e em grande parte da América tropical ocorre a incidência da Artocarpus Interglifolia, a jaqueira.

Árvore perenifólia, lactescente, de cerca de vinte metros de altura, provida de copa mais ou menos piramidal e densa, com tronco robusto, de 30 a 60 centímetros de diâmetro, revestido por casca espessa.

Folhas simples, alternas, inteiras (lobadas apenas nos indivíduos jovens), afixadas aos ramos através de um curto pecíolo de cerca de um centímetro de comprimento.

Planta cauliflora e monoica, ou seja, as flores masculinas e femininas estão separadas em diferentes inflorescências na mesma planta. As flores masculinas estão agrupadas em espigas claviformes e as femininas em espigas compactas.

O fruto é um sincarpo de forma ovalada originada do desenvolvimento da inflorescência feminina. Estes nascem diretamente do tronco e dos galhos mais grossos e chegam a pesar até dez quilogramas e medir até quarenta centímetros de comprimento.

A literatura cita pesos (acima de 30 quilogramas) e tamanhos muito maiores, contudo nunca encontramos no país frutos maiores que isso.

A parte comestível da jaca são os frutículos encontrados no interior dos grandes sincarpos, em grande número, ultrapassando a centena.

Estes nada mais são do que o desenvolvimento dos ovários das flores, constituindo os “bagos”, de cor amarelada, envoltos por uma camada grudenta, sabor doce e cheiro forte e característico, reconhecível a longa distância.

Os bagos podem ser de consistência um pouco endurecida ou totalmente mole, daí a distinção de duas variedades muito conhecidas e denominadas popularmente de “jaca-mole” e “jaca-dura”.

Utilidades

A maior utilidade da jaqueira são seus frutos consumidos nas regiões tropicais do mundo, chegando em algumas regiões, como no Recôncavo Baiano, a constituir-se em alimento básico para comunidades rurais.

Geralmente são consumidos no estado in natura, contudo são frequentemente transformados em doces e geleias caseiras. Também pode ser consumida cozida.

Na Índia sua polpa é fermentada e transformada num tipo de aguardente. As sementes também podem ser consumidas depois de assadas ou cozidas, possuindo sabor semelhante a castanha europeia.

A jaqueira é também fonte de alimento da fauna silvestre.

Disseminação

No Brasil, o Major Archer utilizou a jaqueira no Reflorestamento do Maciço da Tijuca, simplesmente porque não havia água no local e nenhuma outra árvore desenvolvia.

Foram utilizadas mudas da fazenda do Major, trazidas do interior do Estado do Rio de Janeiro.

A jaqueira foi a primeira árvore a conseguir florescer dentro dos limites do Parque Nacional da Tijuca.

A propagação da jaqueira pode dar-se via vegetativa - borbulhia em janela aberta e encostia (produzem mudas para plantios comerciais) e via sexuada (utilizando-se de sementes).

Formação de mudas via sementes: Sementes - os frutos fornecedores das sementes devem ser obtidos de árvores precoces, vigorosas, sadias e de boa produção; as sementes devem ser retiradas do fruto e mergulhadas em água fria por 24 horas e semeadas, a seguir (baixa viabilidade).

Recipientes: podem ser sacos de polietileno preto, dimensões 20 cm. x 30 cm. , cheios com mistura de terra areno-argilosa ou terra de mata (3 partes) e esterco de curral bem curtido (1 parte). Os sacos podem ser colocados em fileiras duplas espaçadas de 60–80 cm.

E o viveiro deve ser coberto com folhas de palmeiras para proporcionar, inicialmente, 50% de sombra; a medida que as mudas desenvolvem-se vai-se permitindo entrada de mais luz.

O semeio é feito colocando-se 2 a 3 sementes, em posição horizontal, a 3 a 5 cm. de profundidade; quando mudinhas tiverem 5 cm. de altura efetuar o desbaste deixando a mais vigorosa. Alcançando 15 a 20 cm. de altura a muda estará apta a ser plantada em local definitivo. As irrigações devem ser feitas sem excessos.

A jaqueira não necessita de muita água, mas não pode ter sombra de outras árvores para se desenvolver.

As frutas e alimentos naturais são fundamentais para uma dieta bem equilibrada, e a inserção de uma ampla variedade é o que pode contribuir para o cardápio se manter inovado.

A jaca não é uma fruta tão fácil de ser encontrada, mas pode contém significativa contribuição não só para a saúde, mas também para a boa forma.

Sabendo quais são os benefícios da jaca e para que serve a fruta em sua alimentação, você ainda ficará por dentro de todos os nutrientes contidos nos gominhos.

Quem sabe você não ganha mais uma alternativa para os lanches, e ficará inda mais de olho na relação entre cuidados com o corpo e bem-estar.

Original da Índia, a exótica jaca foi trazida para cultivo no Brasil ainda no século 18. Ela pode ser classificada em 3 categorias, a jaca manteiga, jaca mole e jaca dura.

Uma unidade da jaca pode ser dividida para diversos lanches, o que pode garantir a contribuição por mais tempo que você imagina.

Os benefícios da jaca são justificados pela presença de diversas vitaminas, como A, de complexo B, C, E, K, e inúmeros minerais de função representativa para o corpo, como o Cálcio, Cobre, Ferro, Manganês, Magnésio, Fósforo, Iodo, e muito mais.

A jaca possui baixa porção e gorduras, mas é um excelente contribuinte energético, muito recomendada para dietas, além de 80% de sua composição ser água.

É importante lembrar que a fruta pode ser encontrada em diferentes receitas, com isso, ela também pode ser incorporada a receitas não tão saudáveis assim, como em forma caramelizada, com alto teor de açúcar, sendo prejudicial não só à saúde, mas também retardando os efeitos esperados de uma dieta.

A versão de doce pode ser consumida, desde que, moderada e eventualmente.

É importante sabermos para que serve a jaca, pois ela pode contribuir de múltiplas formas com a nossa saúde, mas em casos específicos, como de diabéticos e pessoas que devem restringir o consumo de açúcar, a fruta pode oferecer alguns efeitos negativos, como ocorrência de hiperglicemia, em caso de ingestão exagerada.

Informações nutricionais da Jaca

Porção de uma xícara de jaca fatiada (165g)

Energia           155 calorias

Carboidratos   39,6 g

Proteínas        2,4 g

Gorduras         0,5 g

Fibras  2,6 g

Efeitos antienvelhecimento da pele

Reduzindo os impactos da idade, os benefícios da jaca podem ser convenientes para tornar menos evidentes as marcas e expressões. Tanto com a ingestão quanto com a aplicação sobre a pele é possível obter resultados significativos.

A jaca contém antioxidantes que auxiliam na proteção contra radiação UV e retardam as evidências decorrentes do avanço da idade. A água contida na fruta pode contribuir com a aparência e hidratação da pele, mantendo-a com brilho e textura macia.

Cabelos bonitos

A suplementação de vitamina A para a saúde de seus cabelos pode ser substituída pela presença da jaca em sua alimentação. Essa vitamina pode reforçar o brilho e hidratação dos fios, além de reparar o aspecto quebradiço e seco.

Os benefícios notados na saúde dos cabelos também são obtidos a partir da ação dos nutrientes sobre a circulação sanguínea.

Fortalece o sistema imunológico

Uma dieta sem equilíbrio de nutrientes pode gerar inúmeras consequências à saúde, por isso é dito que o sistema imunológico deve ser preservado e sempre fortalecido.

A jaca contribui para que o seu corpo e mantenha forte e protegido contra adversidades externas, pois é rica em vitamina C e antioxidantes que agem contra a ação de radicais livres.

Os minerais, dentre estes, o Magnésio, Manganês e Cobre podem fortalecer o sangue, além de otimizarem a absorção de Ferro.

Esse benefício da jaca pode prevenir o corpo de resfriados, gripes, além de evitar casos de anemia. A jaca pode ajudar na redução de cansaço constante, desmaios e fadigas.

Efeito energético

Conveniente para um melhor rendimento nos treinos, a jaca pode contribuir com a qualidade de seus exercícios, pois através de carboidratos e calorias amigas, a fruta pode fornecer também açúcares simples, nomeados como frutose e sacarose, que fornecem energia de forma rápida, melhorando a performance nas atividades, tanto em exercícios cardiorrespiratórios, quanto no levantamento de cargas.

Ao consumir 100 gramas de jaca, você estará adicionando 24 gramas de carboidratos à sua refeição. Isto pode ajudar seu nível de energia para atividades físicas, e se combinado com um cardápio proteico, pode impulsionar a nutrição os músculos, favorecendo o processo de hipertrofia.

Ação antioxidante

Preservando a saúde, um dos benefícios da jaca que mais podem contribuir com a proteção do corpo é a ação anticâncer, onde os flavonoides, fitonutrientes e antioxidantes assumem essa responsabilidade.

Eles são responsáveis por combater a ação de radicais livres que podem gerar efeito oxidativo ao organismo. Favorecendo a eliminação das toxinas, a jaca é apontada como aliada para a proteção de câncer de pulmão, cólon, e outras doenças degenerativas.

Sistema cardiorrespiratório

Auxiliando na frequência dos batimentos cardíacos e comportamento geral do coração, a jaca pode contribuir com o equilíbrio da pressão arterial, e esse benefício é obtido devido à presença de Potássio, mineral com função de controle sobre os níveis de Sódio, também reduzindo a possibilidade de ocorrência de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral.

Os nutrientes da jaca, principalmente as vitaminas de complexo B, podem apoiar a redução dos níveis de homocisteína na corrente sanguínea, fator importante para a saúde do coração.

Bom funcionamento do intestino

De olho na eliminação das toxinas prejudiciais à saúde, a jaca ainda oferece fibras dietéticas que induzem ao bom funcionamento da flora intestinal.

Esse efeito reduz os desconfortos abdominais e inchaços. Pode-se notar que a constipação se tornará menos frequente devido a esse efeito laxativo, tornando o processo de digestão muito mais fluido. A jaca também é indicada para a prevenção de ulceras.

Olhos saudáveis

A vitamina A e os famosos antioxidantes contidos na fruta possibilitam a também proteção de sua visão, que é conveniente para prevenir a degeneração macular e casos de Catarata.

O responsável pelo benefício é o betacaroteno, que é convertido na vitamina A, a qual impulsiona a saúde dos olhos, e previne infecções e degeneração de membranas mucosas e córneas.

A jaca ainda é eficiente na proteção contra os raios UV, preservando a retina.

Sistema respiratório

Pesquisas afirmam que não só a fruta oferece benefícios para também sua raiz. O chá da raiz de jaca é recomendado para proteger contra a poluição e reduzir os sintomas de asma.

Ela pode agir melhorando a respiração e liberando as vias. É importante lembrar que a asma não tem cura, por isso, o que se espera é que as reações sejam apenas controladas.

Ossos saudáveis

Ossos fortes são um os requisitos para o bom rendimento nas atividades físicas. A jaca é fonte de minerais importantes para esse fortalecimento, como o Cálcio e o Magnésio.

Se o consumo dos gomos se tornar regular, pode-se apontar a fruta como contribuinte para a prevenção de osteoporose. A perda de Cálcio também pode ser controlada devido à porção de Potássio que é oferecida, favorecendo a densidade óssea.

Equilíbrio da tireoide

Os desequilíbrios com níveis de hormônios podem influir não só na saúde, mas também na estética, pois há inúmeras pessoas que sofrem com descontrole sobre os níveis de tireoide.

Os benefícios da jaca podem atingir o funcionamento metabólico da tireoide, auxiliando no controle, reduzindo ou prevenindo os impactos sobre o organismo.

Reduzir sintomas de hemorroidas

Esse é um problema que atinge mais pessoas que sabemos, por isso é importante termos conhecimento de que a jaca pode prevenir ou reduzir os sintomas causados por hemorroidas e desconfortos causados por inchaços na região anal.

As fibras auxiliam na melhor eliminação das fezes, evitando e reduzindo as dores, sangramentos e desconfortos no momento da excreção.

Ajuda no emagrecimento

Um dos benefícios da jaca menos conhecidos é a contribuição para a perda de peso. A fruta não é rica em gorduras saturadas, e ainda contém baixo percentual de Sódio, o que não contribui com retenção de líquidos e inchados.

As fibras dietéticas induzem ao funcionamento regular do intestino, o que oferece um melhor processo de digestão, levando à eliminação de toxinas e protegendo contra radicais indesejáveis.

A jaca ainda pode ser uma opção de lanche pouco calórico, auxiliando no controle das porções consumidas. Mas cuidado, se consumida em quantidade, mais de uma xícara de jaca em uma refeição, pode contribuir para o ganho de peso devido a quantidade de açúcar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário