QUEM SOMOS!

quarta-feira, 30 de março de 2016

Guaraná - Paullinia cupana



Classificação científica

Reino: Plantae

Divisão:           Magnoliophyta

Classe:            Magnoliopsida

Ordem:           Sapindales

Família:           Sapindaceae

Género:           Paullinia

Espécie:          P. cupana

Nome binominal        Paullinia cupana

Paullinia cupana Kunth, comumente chamado guaraná, guaranazeiro e uaraná, é um cipó originário da Amazônia. É encontrado no Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela, sendo cultivado principalmente no município de Maués, no estado do Amazonas, e na Bahia. Pertence à família Sapindaceae.

O nome Paullinia foi atribuído por Lineu ao género a que pertence o guaraná em homenagem ao médico e botânico alemão Simon Pauli. "Guaraná" é oriundo do tupi wara'ná.

Suas folhas são trifoliadas. As flores são pequenas e brancas. O seu fruto possui grande quantidade de cafeína (chamada de guaraína quando encontrada no guaraná) e, devido a suas propriedades estimulantes, é usado na fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes.

Tem casca vermelha e, quando maduro, deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos. Na região próxima ao município de Maués, onde é cultivada, os índios da nação saterê-mawé têm lendas sobre a origem da planta.

O guaraná é um estimulante: aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares e diminui a fadiga motora e psíquica. Por meio das xantinas que possui (cafeína e teobromina), o guaraná produz maior rapidez e clareza do pensamento.

Entretanto, se ingerido em excesso, provoca efeitos colaterais como insônia, irritabilidade, taquicardia, azia e dependência física.

Alguns efeitos atribuídos ao consumo de guaraná é de que ele é afrodisíaco, tem ação tônica, é adstringente, febrífugo, diurético e serve para o cansaço físico e mental, imuno-estimulante, antioxidante, combate a obesidade e melhora a pressão sanguínea.

A teofilina e a teobromina têm efeito broncoprotetor, ação imunomoduladora e anti-inflamatória, retardando o processo de envelhecimento e inibindo a deposição de colesterol nas artérias, permitindo melhor irrigação sanguínea em todo organismo.

O consumo do guaraná aumenta o gasto calórico diário e diminui o apetite, por manter estáveis os níveis de glicose no sangue, combatendo assim, a obesidade.

É rico em catequina que é uma substância que combate os radicais livres, tendo efeito antioxidante, prevenindo o envelhecimento.

A planta estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomada em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de atividade.

Perda de peso

Guaraná tem sido usado por séculos para fazer chás que ajudam a suprimir a fome para perda de peso. O guaraná é usado hoje em certas bebidas energéticas e suplementos de perda de peso para apoiar a perda de peso, proporcionando estímulos e combate à fome.

Guaraná efetivamente promove a perda de peso dando um pontapé inicial do sistema nervoso para induzir o processo de lipólise.

Este processo envolve a libertação de gordura na corrente sanguínea, onde é utilizada como energia durante o exercício. Tomando guaraná aumenta a atividade física e resistência e pode aumentar o metabolismo para novos esforços de perda de peso antecipados.

Saúde Intestinal

Além de energização e efeitos de perda de peso, o guaraná também oferece uma série de benefícios médicos para o corpo. Guaraná estimula o movimento dos intestinos, o que é um efeito benéfico para as pessoas que sofrem de prisão de ventre.

Além disso, o guaraná é efetivo para o tratamento de outras complicações do intestino, incluindo gases e diarreia, pois ajuda a desintoxicar e limpar o sistema.

É saudável o consumo de guaraná, mas com responsabilidade.

A planta possui os seguintes constituintes: cafeína, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, amido, catequina, potássio, açúcares, taninos, teofilina, teobromina, proteínas e tiamina.

O guaraná possui propriedades antibacterianas, diuréticas, energéticas, afrodisíacas, dilatadoras, antioxidantes, estimulantes e adstringentes.

Seu consumo é indicado para quem tem tendência a desenvolver diabetes, já que é eficiente em manter estabilizados os níveis de glicose no sangue. Também diminui o apetite e aumenta a quantidade de calorias gastas, obrigando o organismo a queimar suas reservas de gordura e assim promovendo o emagrecimento.

Ainda, o guaraná é um excelente auxiliar no combate contra a pressão alta – ou muito baixa. Isso se dá, pois ele consegue dilatar os vasos sanguíneos, expandindo-os e permitindo que o sangue, juntamente com nutrientes e oxigênio, circule melhor pelo organismo, mantendo a pressão controlada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário