QUEM SOMOS!

quarta-feira, 30 de março de 2016

Guaçatunga - Casearia sylvestris





Da família das Flacurtiáceas. Árvore com 10 a 20 m de altura, de tronco tortuoso, com casca de coloração acinzentada a acastanhada, rugosa e com pequenas fendas superficiais. Folhas alternas, simples, lanceoladas até ovaladas ou elípticas.

Flores numerosas, branco esverdeadas ou amareladas. Seu fruto é uma cápsula vermelha quando madura, possui de 2 a 6 sementes envoltas em arilo lanoso, amarelo e comestível.

É também conhecida como chá-de-bugre, cafeeiro-do-mato, erva-de-bugre, guassatonga, guassatunga. No Brasil, é encontrado desde a Bahia até o Rio Grande do Sul.

Reproduz-se por sementes e não tem exigências quanto ao solo e o clima. As folhas devem ser colhidas em agosto ou no início da primavera, quando começa a floração.

Modo de conservar

As folhas devem ser utilizadas frescas ou secas ao sol e guardadas em sacos de papel ou de pano. As folhas podem ser trituradas e reduzidas a pó.

Origem

América tropical, desde o México até a Argentina. Vegeta em abundância no Brasil todo, sendo uma espécie muito comum no estado de São Paulo.

Propriedades

Febrífugo, depurativo, antidiarreico, cardiotônico, diurético,

Indicações

É usada em forma de chá forte, concentrado, para cicatrizar feridas e como emplasto nas lesões por picada de cobra. Tem efeito anestesiante e cicatrizante nas feridas da pele e da mucosa.

Princípios Ativos

Flavonas, óleos essenciais e saponinas, taninos , resinas, antocianosídeos

Parte utilizada

Folhas, cascas, raízes.

Contraindicações/cuidados: não deve ser usada durante a gravidez (é abortiva) e lactação. Tem baixa toxidade. A DL50 em ratos foi estimada em 1792 g do extrato seco/kg

Modo de usar

Infusão de 10 g de folhas frescas ou secas em 200 ml de água quente. Esfriar e aplicar com algodão sobre o ferimento.

Tomar 2 xícaras por dia da infusão para úlceras e problemas digestivos.

Compressa: ferver durante 10 minutos 30 g de folhas de guaçatunga com 10 g de folhas de confrei em 1 litro de água. Coar e aplicar compressas sobre eczemas;

Elixir, xarope e vinho: 20 a 100 ml/dia; - alcoolatura: macerar por 5 dias 20 g de folhas em ½ copo de álcool neutro. Coar e aplicar topicamente (picada de insetos).

O preparado deve ser mantido em locais frescos e em frasco escuro; - uso interno: extrato seco 57,5 mg/kg.

Decocto para eczemas: 2 colheres de sopa em 1 a 2 xícaras de água 2 vezes o dia;

Xarope: 10 a 40 ml/dia;

Halitose, mau hálito; gastrites; úlceras: em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de folhas frescas fatiadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 10 minutos antes das principais refeições.

Escaras; feridas; úlceras varicosas; picadas de insetos: coloque 3 colheres de sopa de folhas secas picadas em 1/2 litros de água em fervura. Deixe ferver por 10 minutos e coe. Aplique nas partes afetadas, com um chumaço de algodão, de 2 a 3 vezes ao dia.

Herpes labial; herpes genital: coloque 2 colheres de sopa de folhas picadas em 1 copo de água em fervura. Desligue o fogo, espere esfriar e coe em um pano. Aplique nas partes afetadas, com um chumaço de algodão. No caso de herpes genital, faça banho de assento.

Gengivite; estomatite; aftas; feridas na boca: em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas frescas, 1 colher de sopa de glicerina e 2 colheres de sopa de álcool. Amasse bem e coe em uma peneira fina. Aplique na parte afetada, com um chumaço de algodão, de 2 a 3 vezes ao dia.

Constituintes químicos

Antocianosídeos, casearina A-F, flavonas, diterpenos, óleos essenciais, resinas, saponinas, taninos.

Folhas: diterpenos (casearia clerodeno I a VI e casearina A a R), óleo essencial (2,5% com alto teor de terpenos e ácido capróico, saponinas, alcalóides, flavonóides, tanino, resina, antocianosídeo, b e D-elemeno, a-copaeno, b-cariofileno, a-humuleno, germacreno-D, biciclo-germacreno, D e d-cadineno e espatulenol).

Propriedades medicinais

Afrodisíaca, anestesiante (de lesão de pele e mucosa), antiartrítica, antidiarreica, antiespasmódica, anti-hemorrágica, anti-herpética, antimicrobiana, antiobêsica, antiofídica, antipirética, antirreumática, antisséptica, antissifilítica, antiulcerogênica, calmante, cardiotônico, cicatrizante, depurativo do sangue, diaforética, diurética, estimulante da circulação, eupéptica, fungicida, hemostática, imunoestimulante, sudorífera, tônica, vulnerária.

Indicações

Ácido úrico, aftas, aids, artrite, circulação, depósitos gordurosos, diarreia, dores do peito e do corpo, eczema, ferida, febres perniciosas e inflamatórias, hematoma, hemorragia de corte (efeito rápido), herpes (cicatrização, não elimina o vírus), herpes simples, hidropisia, inchação das pernas, inflamação, lesão por picadas de cobra, micose, manifestação de sífilis, moléstia da pele de origem sifilítica, mordeduras de cobras, obesidade, paralisia, perda de albumina, picadas de cobra (externamente), picada de inseto, prurido, reumatismo, sapinho, sarna, sífilis, tônico cardíaco, úlceras dérmicas, úlcera gástrica, úlcera crônica (alivia), vermífugo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário