QUEM SOMOS!

quinta-feira, 3 de março de 2016

Como plantar orégano


Há algumas espécies no gênero origanum que são conhecidas como orégano, sendo a espécie mais cultivada denominada origanum vulgare.

O orégano é uma planta perene que atinge de 20 cm a 80 cm de altura, e o sabor de suas folhas e flores pode variar muito com as condições em que é cultivado.

Clima

O orégano é uma planta que cresce melhor em clima ameno ou em clima moderadamente quente, mas pode ser cultivado em uma faixa de temperaturas indo de 4°c a 32°c. O ideal é que a temperatura fique entre 21°c e 25°.

Luminosidade

O orégano necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente. Quanto mais luz solar receber, mais pungentes e aromáticas serão suas folhas.

Solo

O solo deve ser bem drenado e de preferência fértil, embora o orégano possa crescer mesmo em solos pobres. A planta é bastante tolerante quanto ao ph do solo, mas o ideal é que o ph esteja entre 6 e 8. A planta cresce melhor em um solo calcário.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido. Se as plantas estão bem desenvolvidas, não há problema se o solo secar por um curto período entre uma rega e outra. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam o orégano.

Plantio

O orégano pode ser propagado por sementes, por divisão de touceiras ou por estaquia, sendo estes dois últimos métodos os preferidos, uma vez que o plantio por sementes exige mais tempo para o crescimento das plantas e início da colheita.

As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta, ou podem ser plantadas em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal com aproximadamente 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro.

Neste caso, as mudas de orégano são transplantadas quando têm 4 pares de folhas definitivas. A germinação das sementes geralmente ocorre em duas semanas.

Em locais onde o inverno não é rigoroso e a planta é cultivada como perene, as plantas formam touceiras lenhosas com raízes bastante emaranhadas.

A cada 2 ou 3 anos, estas podem ser divididas e utilizadas para aumentar o número de plantas.

A desvantagem é que plantas velhas geralmente produzem folhas que não são consideradas tão saborosas quando as folhas de plantas mais jovens.

O plantio por estaquia, ou seja, por ramos cortados de plantas adultas saudáveis, é o método ideal, pois produz plantas que são idênticas a planta mãe e estas levam menos tempo para crescerem.

Corte ramos com aproximadamente 15 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas).

Mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes e então plante no local definitivo.

O espaçamento entre as plantas de orégano pode ser geralmente de 30 cm, mas este valor pode variar com o tamanho do cultivar ou da espécie de orégano.

O orégano também pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

Colheita

A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver com pelo menos 20 cm de altura.

Considera-se que as folhas têm o melhor sabor na época em que começam a surgir as flores. As flores também são utilizadas como condimento, e devem ser colhidas assim que abrem.

O sabor das folhas é mais forte quando estão secas, e esta é geralmente a maneira em que são usadas. As folhas frescas podem ser deixadas para secar em um local escuro, quente, seco, e que seja bem ventilado.

O orégano produz bem por 4 ou 5 anos se cultivado em clima adequado e em boas condições de cultivo.

Benefícios do Orégano Para Saúde

Os benefícios do orégano para saúde são gigantescos, além de dar um sabor especial na comida.

O orégano é uma erva popular que muitos pensam, que sua única finalidade e realçar o sabor nos alimentos, mas na verdade, esta erva, com o nome científico de “origanum vulgare“, tem uma riqueza de benefícios para saúde que a maioria das pessoas não imaginam.

Além disso, orégano tem sido uma parte valiosa na culinária e na medicina alternativa por milhares de anos. O orégano é, na verdade, intimamente relacionado com hortelã, e seu gênero é da mesma família.

Por esta razão, os dois compartilham muitos dos mesmos nutrientes e dos mesmos benefícios para saúde. As folhas de orégano são a parte mais utilizada da planta, mas, estranhamente, o aroma e sabor das folhas é muito maior quando a erva é seca do que quando as folhas estão frescas, o que é um pouco incomum para uma erva.

Orégano ajuda na prevenção da gripe

Um dos maiores benefícios do orégano é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, auxiliando no combate a infecções virais como a gripe.

Assim que começar a notar os sinais da infecção misture de 3 a 6 gotas de óleo de orégano com um pouco de água e tome antes das refeições. Repita o tratamento por pelo menos cinco dias.

Orégano ajuda a desintoxicar o corpo

O orégano é uma excelente fonte em diversos nutrientes, incluindo manganês, cálcio, ferro, vitamina k, fibras e uma grande variedade de outros nutrientes. Além disso, estudos realizados mostraram que orégano pode ajudar no processo de eliminação de toxinas do corpo.

Benefícios do orégano para os ossos

À medida que envelhecemos, os nossos ossos começam a se enfraquecer e quebrar.

Cálcio, ferro e manganês são alguns dos minerais mais importantes para a saúde óssea, e o orégano tem quantidades significativas de todos eles, tornando-o excelente para pessoas que querem se proteger contra a osteoporose.

Benefícios do orégano para coração

O orégano possui boas quantidades de potássio, um importante nutriente para as células e líquidos corporais. O potássio ajuda a controlar a pressão arterial elevada e batimentos cardíacos acelerados causados pelo consumo excessivo de sódio.

Além disso, os antioxidantes e o ômega 3 presentes no orégano ajudam a diminuir inflamações e colaboram para a prevenção de doenças do coração.

Orégano tem ação antibacteriana

O orégano tem propriedades antibacterianas, devido à presença de timol e carvacrol. Estes compostos orgânicos importantes podem defender o organismo contra uma vasta gama de bactérias que pode afetar a pele, o intestino, e outras partes do corpo.

O orégano é também um agente ligeiramente estimulante, o que pode aumentar a produção de células brancas do sangue e acelerar o metabolismo, fazendo com que a recuperação da doença seja ainda mais rápida.

Orégano é fonte de antioxidantes

O orégano é rico em flavonoides antioxidantes fenólicos (polivitamina A, carotenos, luteína, zeaxantina e criptoxantina) e foi classificado como uma das fontes vegetais com maiores atividades antioxidantes.

Estes compostos atuam na proteção contra os radicais livres.

Benefícios do orégano para menstruação

Além de diminuir as dores causadas pelas cólicas, o consumo regular de orégano também contribui para regular o ciclo menstrual e até mesmo prevenir a menopausa precoce.

Para melhorar as cólicas, a dica é mastigar algumas folhas frescas de orégano ao longo do dia ou então fazer um chá. Se não tiver orégano fresco, misture uma colher pequena de orégano a uma xícara de água e leve ao fogo, desligando assim que levantar fervura.

Abafe por 3 minutos e tome antes de esfriar. Tome o chá de três a quatro vezes ao dia, sempre morno e preferencialmente sem açúcar ou adoçante.

Benefícios do orégano para sistema digestivo

O orégano atua no sistema digestivo estimulando a produção das enzimas digestivas, e também através de substâncias como o tanino, cervacol, cimeno e o linalol que garantem as propriedades digestivas diminuindo a formação de gases e prevenindo cólicas no intestino.

O orégano possui uma leve ação diurética, isso auxilia na circulação sanguínea e também evita inchaço, variações de peso extremas e dores nas pernas.

O orégano possui ação antifúngica

Ajuda no combate de fungos como a cândida, através da substância ativa no orégano, o carvacrol que possui propriedade de inibir o crescimento desse fungo.

O orégano estimula o sistema imunológico, devido à presença de timol.

O orégano não contém colesterol, no entanto, é uma rica fonte de fibra dietética, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário