QUEM SOMOS!

quinta-feira, 3 de março de 2016

Como plantar alecrim


Classificação científica
·         Reino: Plantae
·         Filo: Magnoliophyta
·         Classe: Magnoliopsida
·         Ordem: Lamiales
·         Família: Lamiaceae
·         Gênero: Rosmarinus
·         Espécie: R. officinalis
·         Nome binomial: Rosmarinus officinalis L.
·

As flores

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. 

Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam- o como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.

Como qualquer outro nome vernáculo, o nome alecrim é por vezes usado para referir outras espécies, nomeadamente o Lavandula stoechas, que possui exatamente o étimo rosmarinus. 

No entanto, estas espécies de plantas, alecrim e rosmaninho, pertencem a dois géneros distintos, Rosmarinus e Lavandula, respectivamente, e as suas morfologias denotam diferenças entre as duas espécies, em particular, a forma, coloração e inserção da flor.

Descrição

Arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas.

A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentado enquanto a superior é verde brilhante. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. 

O fruto é um aquênio. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.

Toda a planta exala um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários, medicinais e religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colônia, pois contém tanino, óleo essencial, pineno, cânfora e outros princípios ativos que lhe conferem propriedades excitantes, tônicas e estimulantes.

A sua flor é muito apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel.

Cultivo

Devido à sua atratividade estética e razoável tolerância à seca, é utilizado em arquitetura paisagista, especialmente em áreas com clima mediterrânico. É considerada fácil de cultivar para jardineiros principiantes, tendo uma boa tolerância a pragas (organismo).

O alecrim é facilmente podado em diferentes formas e tem sido utilizado em topiária. Quando cultivado em vasos, deverá ser mantido de preferência aparado, de forma a evitar o crescimento excessivo e a perda de folhas nos seus ramos interiores e inferiores, o que poderá torná-lo um arbusto sem forma e rebelde. 

Apesar disso, quando cultivado em jardim, o alecrim pode crescer até um tamanho considerável e continuar uma planta atraente.

Pode ser propagado a partir de uma planta já existente, através do corte de um ramo novo com cerca de 10–15 cm, retirando algumas folhas da base e plantando diretamente no solo.

Várias variedades cultivares foram selecionadas para uso em jardim. As seguintes são frequentes:
                    Albus - flores brancas
                    Arp - folhas verde-claro, fragrância a limão
                    Aureus - folhas com pintas amarelas
                    Benenden Blue - folhas estreitas, verde-azulado-escuro
                    Blue Boy - anã, folhas pequenas
                    Golden Rain - folhas verdes, com raios amarelos
                    Irene - ramagem laxa, rastejante
                    Lockwood de Forest - selecção procumbente (rastejante) de Tuscan Blue
                    Ken Taylor - arbustiva
                    Majorica Pink - flores cor-de-rosa
                    Miss Jessop's Upright - alta, erecta
                    Pinkie - flores cor-de-rosa
                    Prostratus
                    Pyramidalis (também conhecida como Erectus) - flores azul-pálido
                    Roseus - flores cor-de-rosa
                    Salem - flores azul-pálido, resistente ao frio e semelhante à Arp
                    Severn Sea - baixa, espalhando-se e enraizando-se pelo solo, com ramos em arco; flores violeta profundo
                    Tuscan Blue - erecta

Plantio

Deve ser plantado, preferencialmente, na primavera ou no verão o ideal é por meio de mudas, mas pode ser plantado através de sementes neste caso a planta demora bastante tempo para se desenvolver, deve se irrigar a planta levemente apenas quando o solo estiver seco a mais de 2 cm de profundidade.

Utilização culinária

Fresco (preferencialmente) ou seco, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas, linguiças e batatas assadas. 

Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. 
Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.
Aplicações medicinais

Flor do Alecrim.

A medicina popular recomenda o alecrim como um estimulante às pessoas atacadas de debilidade, sendo empregado também para combater as febres intermitentes e a febre tifoide.

Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim, que também se recomendam a todas as pessoas cujo estômago seja preguiçoso para digerir.
Também apresenta propriedades carminativas, emenagogas, desinfetantes e aromáticas. É ainda relaxante muscular, ativador da memória e fortalece os músculos do coração. 

Cientistas dizem que ramos de alecrim deveriam ser dependurados em oficinas e áreas onde crianças fazem tarefas escolares para um melhor funcionamento da memória.

O alecrim também é útil para tratar problemas de cabelo (inclusive a queda). Além do seu alto teor em antioxidantes, esta planta ajuda a aumentar a circulação sanguínea, quando aplicada nas áreas capilares.

Uma infusão de alecrim faz-se com quatro gramas de folhas por uma chávena de água a ferver. Toma-se depois das refeições. 

Possui grande quantidade de hesperidina, um bioflavanóide com efeitos antinociceptivos comprovados contra gota.

Utilização religiosa

Em templos e igrejas, o alecrim é queimado como incenso desde a antiguidade. Na Igreja Ortodoxa grega, o seu óleo é utilizado até aos nossos dias, para unção. 

Nos cultos de religiões afro, como umbanda e candomblé, é utilizado em banhos e como incenso.

O alecrim (rosmarinus officinalis) é um arbusto perene que pode atingir 1,5 m de altura ou mais, dependendo do cultivar. 

Suas folhas finas e seus ramos são usados como tempero, para fins medicinais e para obtenção de um óleo essencial usado na fabricação de produtos de higiene e beleza.
Também é cultivado como planta ornamental, tendo cultivares de flores que são brancas ou de algumas tonalidades de rosa, azul ou violeta.

O alecrim é um arbusto lenhoso que, dependendo do cultivar, pode crescer até 1,5 m ou mais de altura.

Clima

O alecrim prefere clima subtropical, mas pode ser cultivado em várias condições de clima e temperatura. 

A planta pode ou não suportar invernos frios, dependendo do cultivar e do desenvolvimento da planta (plantas maiores são geralmente mais resistentes do que plantas pequenas e jovens).

Luminosidade

O alecrim deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

Flores do alecrim. Suas flores podem ser brancas, rosas, azuis ou violetas.

Solo
O solo deve ser bem drenado e leve. A planta cresce melhor em solos calcários de Ph neutro ou Ph levemente alcalino (Ph 7 a 7,8), mas é tolerante quanto ao Ph e o tipo de solo. O alecrim tem mais aroma e sabor quando cultivado em solos pobres em nutrientes, e que não retêm muito a água.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido enquanto as plantas são jovens. 

Quando as plantas estiverem bem desenvolvidas, a irrigação deve ser esparsa, permitindo que o solo seque levemente entre as irrigações. O alecrim é bastante resistente a períodos de seca.

Plantio

O alecrim pode ser cultivado a partir de sementes ou por estaquia. As sementes podem ser plantadas em sementeiras, pequenos vasos e outros contêineres.
A germinação das sementes pode ser demorada e as plantas podem levar até três anos para se tornarem completamente desenvolvidas. As mudas de alecrim são transplantadas quando têm de 15 a 20 cm de altura.

O plantio por estaquia é feito cortando ramos com cerca de 15 cm de comprimento. Plante os ramos em vasos ou outros recipientes, deixados em local bem iluminado, mas sem luz solar direta. 

O solo deve ser mantido bem úmido até o enraizamento, que leva de três a quatro semanas.


Após o enraizamento as mudas devem receber luz solar direta. As mudas são transplantadas para o local definitivo com cerca de um ano em regiões onde o inverno é frio, mas podem ser transplantadas cerca de um ou dois meses após o enraizamento das mudas em regiões onde o inverno é ameno.
As plantas jovens não devem ficar expostas a temperaturas muito baixas em seu primeiro ano de vida.
O espaçamento entre as plantas pode ser geralmente de 80 cm, mas pode variar com o cultivar e as condições de cultivo.
O alecrim pode ser cultivado em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande, mas geralmente não se desenvolve tanto quanto os cultivados no solo.
Tratos culturais
Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.


Colheita
A colheita do alecrim para uso doméstico pode começar a partir de 90 dias após o plantio.
Contudo, o ideal é que a colheita ocorra apenas a partir do segundo ou terceiro ano de cultivo, retirando-se no máximo metade dos ramos para não prejudicar muito as plantas.
O alecrim é uma planta perene e pode produzir bem por mais de dez anos.

O alecrim pode ser colhido a partir do segundo ou terceiro ano em plantações comerciais.

O que o alecrim faz com seu cérebro?


Em Hamlet, Ofélia diz a seu irmão, Laerte, que alecrim é bom para a memória. E a crença nos poderes da erva perduraram por séculos - minha vó, por exemplo, sempre temperava alimentos com alecrim com essa ideia (e a memória dela está excelente). Mas será que isso é só crendice popular ou tem fundamento científico?
A BBC fez uma investigação bacana e foi conversar com o professor da universidade da Nortúmbria, Mark Moss, que investiga os possíveis benefícios do óleo essencial de alecrim para a memória.
Em uma das pesquisas de Moss, eles analisaram os efeitos do óleo de alecrim em idosos. Os idosos, que achavam que estavam testando uma água com vitaminas, entravam em uma sala que havia passado por uma infusão de óleo de alecrim, óleo de lavanda ou em uma sala sem cheiro algum.
Depois de estarem na sala, os voluntários passavam por um teste de memória. E o que os resultados mostraram foi incrível: após passarem pela 'sala de alecrim', os idosos realmente tinham melhores notas nos exames.
Já o cheiro da lavanda diminuiu a performance deles - e, na medicina caseira de nossas vós, ela é associada com sono e relaxamento, o que faria sentido. 
Existem compostos no óleo de alecrim que podem, sim, ser responsáveis pela mudança na performance da memória.
Um deles é o eucaliptol, que tem um cheiro maravilhoso e pode agir da mesma forma que drogas aprovadas para o tratamento de demência, já que ele causa um aumento do neurotransmissor chamado acetilcolina.
Basicamente, o composto impede que esse neurotransmissor se quebre em uma enzima. Isso seria plausível em relação ao óleo, já que sabemos que a inalação é uma das maneiras mais eficazes de produzir efeitos no cérebro. 
E por que o óleo seria melhor do que a ingestão do alecrim? Basicamente porque quando comemos algo, o fígado processa os químicos.
Mas quando a administração da substância é por inalação, as moléculas passam diretamente para a corrente sanguínea, sem ser processadas pelo fígado, e indo para o cérebro.
Tanto que testes com os voluntários da pesquisa de Moss mostraram que eles tinham traços do óleo de alecrim no sangue. 
Isso significa que você deve começar a inalar óleo de alecrim agora?
Não necessariamente, mas é bacana saber que a sabedoria de nossas avós pode fazer sentido - e esse conhecimento também pode contribuir em novas pesquisas sobre o funcionamento do cérebro. 

Benefícios do alecrim para saúde

Alecrim é uma erva mediterrâneo com folhas em forma de agulha e rosa, flores azuis ou roxas. A palavra “alecrim” vem das palavras latinas ros (que significa “orvalho”) e marinus (que significa “mar”). 
O alecrim é usado em muitos pratos culinários e é bem usado para condimentar sopas, molhos e carnes.
Além de ser usado para cozinhar, também tem sido utilizado como um remédio natural para uma variedade de doenças ao longo dos séculos.
Estudos descobriram que os nossos antepassados não estavam errados em usá-lo medicinalmente. Eu acho que você vai se surpreender sobre os muitos benefícios do alecrim. Então, vamos conhecer os 16 benefícios do alecrim para saúde.

Benefícios do alecrim
Na prevenção do câncer: o alecrim contém carnosol que é um composto anticâncer potente. Estudos realizados mostraram que ele tem uma eficácia contra o câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon, leucemia e câncer de pele.
Em um outro estudo com ratos, mostraram que o alecrim ajudo na redução de agente cancerígeno em até 76% dos tumores mamários.

Alecrim ajuda a melhora a memória

O alecrim tem propriedades que aumentam a memória. Estudos realizados mostraram que o alecrim contém uma diterpina chamado ácido carnósico que tem propriedades neuroprotetoras que ajudam a proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória que acontece com o envelhecimento.
Benefícios do alecrim para o humor
O mesmo estudo que descobriu que o cheiro do alecrim melhorou a memória das cobaias, também descobriu que seu humor melhorou significativamente em comparação com o grupo controle.
Benefícios do alecrim para enxaqueca
O alecrim é um popular remédio natural para enxaqueca a séculos. Ferva um pouco de alecrim em uma panela grande de água e coloque em uma tigela.
Coloque uma toalha sobre a cabeça e inclinar-se sobre a panela para inalar o vapor por cerca de 10 minutos. Porque cheirando alecrim pode melhorar a memória e humor, este método também pode ajudar com a função da memória e colocá-lo em um melhor estado de espírito.
Alecrim ajuda no alívio de dores
Ele não só ajuda a aliviar a dor da enxaqueca, mas o óleo essencial presente no alecrim também pode ser aplicado para tratamento natural de artrite, dores musculares e outras dores como, articulares e musculares.
Alecrim é um agente anti-inflamatório
O alecrim contém dois anti-inflamatórios poderosos, o ácido carnósico e o carnosol. Um estudo revelou que estes dois compostos inibiram a cox-2, uma enzima que provoca a dor e a inflamação no corpo.
Ele também inibiu a produção de excesso de óxido nítrico, que também desempenha um papel importante no processo inflamatório.
Alecrim ajuda no fortalecimento do sistema imune
O alecrim estimula o sistema imunológico, graças a suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórios, e as propriedades anticancerígenas.

Alecrim é um agente antibacteriano
Estudos descobriram que o alecrim tem poderosas propriedades antibacterianas contra H. Pylori (bactéria que causa úlceras de estômago) e estafilococos infecções.
Benefícios do alecrim para a saúde digestiva
O alecrim é muitas vezes usado para ajudar a tratar problemas digestivos, como dor de estômago, prisão de ventre, indigestão, e quase qualquer outro problema digestivo relacionado.
Ela também ajuda a prevenir doenças transmitidas por alimentos, quando ingeridos com os alimentos, como, carne ou ovos.
Alecrim ajuda no crescimento do cabelo
Estudos inicias mostraram que o alecrim pode estimular o crescimento do cabelo.
O estudo descobriu que as pessoas com alopecia, uma doença que faz com que o cabelo caia, teve um significativo crescimento do cabelo depois de esfregar alecrim, lavanda, tomilho e madeira de cedro em seu couro cabeludo durante sete meses.
No entanto, não é claro se isto foi o alecrim ou outras ervas que provocou o crescimento da planta.
Alecrim melhora circulação
O óleo de alecrim é muitas vezes aplicado frequentemente como um remédio natural para má circulação, embora não tenha havido estudos que provar esse efeito.

Alecrim possui propriedades diurética
O alecrim é um diurético leve, o que significa que ele pode ajudar a se livrar do inchaço e retenção de água no organismo. Além disso, o alecrim quando utilizado regularmente, pode ajudar no aumento do fluxo da urina e ajudar a função dos rins em níveis ideais para ajudar a se livrar do excesso de água no corpo.
Benefícios do alecrim para saúde respiratória
O alecrim é um ótimo remédio natural para problemas respiratórios. Respirando o cheiro do óleo essencial pode ajudar com o congestionamento devido a resfriados, alergias, infecções respiratórias e gripe.
Além disso, você também pode ferver alecrim fresco em uma panela de água, coloque-o em uma tigela, e respirar o vapor para ajudar a limpar os pulmões e garganta. Isso também irá ajudar com dores de cabeça associada a doenças respiratórias.
Alecrim ajuda na desintoxicação do fígado: o alecrim tem sido usado para tratar problemas de fígado por centenas de anos.
Um estudo revelou que o extrato de rosmaninho reduziu cirrose em ratos que receberam tioacetamida, um composto tóxico que é tóxico para o fígado.
Ele também impediu danos ao fígado a partir de tetracloreto em ratos e camundongos.


Alecrim é um agente antienvelhecimento: o alecrim é um ingrediente popular para antienvelhecimento da pele, pois ajuda a reduzir o inchaço, estimula a regeneração celular, aumenta a firmeza e melhora o tônus da pele em geral.
Precauções
Alecrim é considerado seguro, sem efeitos secundários. No entanto, as mulheres grávidas devem evitar o consumo de grandes quantidades do alecrim, pois pode levar a contrações uterinas e aborto. 

Pessoas com pressão arterial elevada não deve consumir o alecrim, pois pode aumentar a pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário