QUEM SOMOS!

quinta-feira, 3 de março de 2016

Como cultivar seriguela


·       

  •  Classificação científica
·         Domínio: Eukaryota
·         Reino: Plantae
·         Divisão: Magnoliophyta
·         Classe: Magnoliopsida
·         Ordem: Sapindales
·         Família: Anacardiaceae
·         Gênero: Spondias
·         Espécie: Spondias. Purpurea
·         Nome binomial: Spondias purpúrea (l.)

Ciriguela, ceriguela, seriguela ou ciruela (spondias purpurea) é o nome de uma árvore da família das anacardiáceas e também de seu fruto.

É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros de altura. Originária da América Central e da América do Sul, é bastante comum na região nordeste do Brasil.

Origens e habitat

A seriguela encontra-se no Sul do México, na américa central, nas Antilhas e no Brasil (cerrado e caatinga), do nível de mar até os 1 200 metros de altitude.

Ocorrem exemplares dessa árvore nos estados: Goiás, Tocantins, Piauí, Ceará, Paraíba, Maranhão, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Espírito Santo, sendo utilizada no paisagismo.

Há diversos exemplares da fruta vermelha em chácaras do distrito federal brasileiro. A região sul do estado do Ceará é, hoje, o maior produtor de seriguela do Brasil.

Essa planta é encontrada em todos os estados do Nordeste.

Cultivo

Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Está adaptada a solos fracos e com baixa pluviosidade.

É lavoura permanente e de uso pouco difundido. Não há utilização econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações.

A seriguela dificilmente se propaga por sementes, sendo, geralmente, multiplicada por estacas com trinta a cinquenta centímetros de comprimento e de 3 a 7 centímetros de diâmetro.

A melhor época de plantio das estacas no semiárido nordestino brasileiro compreende, empiricamente, do início do mês de outubro até o início de novembro.

Fruto

É uma drupa elipsoidal de cor amarelada ou mesmo avermelhada quando maduro, com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros.

Pesa entre quinze e vinte gramas. A camada de polpa é fina, com cerca de três milímetros, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. É parecida com o cajá, mas, ao contrário desse, é bastante doce.

O seu consumo é feito de diversas formas, desde natural até na confecção de sucos, sorvetes e doces.

É rica em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro. A seriguela possui, ainda, vitaminas A, B e C. É eficaz contra anemia, inapetência e diminuição dos glóbulos brancos.

Propriedades e indicações

 

Rica em carboidratos, a fruta é bastante doce. É fonte de vitaminas A, B e C e auxilia no fortalecimento da imunidade devido ao alto teor de cálcio, ferro e fósforo.

Além disso, é muito recomendada no tratamento de anemias. Rica em antioxidantes atua contra os radicais livres que danificam as células e causam tumores.

A seriguela é rica em fibras, contribuindo para o bom funcionamento do intestino e reduzindo as taxas de colesterol. Por ser fonte de carboidratos, é uma alternativa enérgica de peso, ideal para quem pratica esportes e atividades físicas com frequência.

É indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamações, para higiene de feridas e queimaduras.

Como fazer mudas de seriguela

 

Dificilmente consegue-se propagar mudas através de suas sementes.

O melhor método de proliferação é através de estacas.

Podem ser utilizadas estacas dos restos da poda da planta.

Escolha galhos médios e maduros com aproximadamente dois centímetros de diâmetro por quarenta a cinquenta centímetros de comprimento, cortando-os, em bisel.

É necessário fazer pequena desfolha nos galhos selecionados para a planta não sentir, perdendo água pela transpiração folhar.

As estacas podem ser plantadas em seus locais definitivos ou em balainhos grandes ou, latas de vinte litros, ou ainda, em baldes velhos descartados.

Assim que começarem a emitir brotos ou folhas novas, já poderão ser levadas a campo.

A melhor época para o plantio é o período que coincide com a época das chuvas: dezembro a março.

A frutificação ocorre geralmente nos meses de outubro a novembro.

A colheita entre os meses de dezembro e janeiro.

É bem adaptada a solos pobres e com baixa pluviosidade e apresenta boa resistente ao sol

E uma árvore perene muito produtiva, atinge poucos metros de altura, seus frutos de paladar agradável e único são muito apreciados, porém sua cultura é pouco difundida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário