QUEM SOMOS!

domingo, 13 de março de 2016

Como cultivar Abacaxi





 Para cultivar um abacaxizeiro, você precisa apenas de um abacaxi fresco. Escolha um no supermercado local, separe as folhas do fruto e mantenha a base do mesmo de molho na água.


Em algumas semanas, raízes germinarão e você poderá plantar o abacaxizeiro em um recipiente e desfrutar dele por um longo tempo. Continue lendo para descobrir mais sobre o cultivo de seus próprios abacaxis.

Escolha um abacaxi fresco. Procure um que contenha folhas firmes e verdes e que não tenham amarelado ou estragado. A casca na fruta deve ter coloração dourada-amarronzada e deve ser firme.

Cheire o abacaxi para descobrir se ele está maduro; ele deve emitir um odor doce, indicando que você o escolheu no ponto certo de plantio.

Certifique-se de que o abacaxi não esteja pouco maduro. Ele precisa estar maduro para produzir outro abacaxi.

Verifique para se certificar de que o abacaxi não esteja maduro demais ao puxar um pouco as folhas. Se elas saírem imediatamente, o abacaxi está maduro demais para o plantio.

Certifique-se de que não haja insetos ao redor da base das folhas do abacaxi. Eles parecem pequenas manchas acinzentadas.

Torça as folhas para fora do abacaxi. Pegue o corpo do abacaxi com uma mão e use a outra para agarrar as folhas pela base e torcê-las para fora.

Esse método garante que a base das folhas permaneça intacta. Uma pequena quantidade ficará presa na fruta, e você precisará dela para que o abacaxizeiro cresça.

Se você tiver problemas torcendo o topo, é possível fatiar a parte superior do abacaxi. Fatie qualquer excesso ao redor da raiz.

Certifique-se de que a base, a ponta da área em que as folhas se juntam, permaneça intacta. Novas raízes surgirão a partir disso. Sem esse elemento, a planta não crescerá.

Remova um pouco das folhas inferiores para expor o caroço. Isso ajuda o caroço a germinar raízes assim que o fruto for plantado. Fatie até um pouco do caroço ficar exposto. Corte qualquer fruto remanescente sem danificar o caroço.

Vire-o de cabeça para baixo e permita que ele se seque por uma semana. As cicatrizes produzidas através dos cortes e da remoção das folhas endurecerão, o que é necessário antes da execução do próximo passo.

Preencha um copo grande com água. A boca do copo deve ser grande o suficiente para que a coroa do abacaxi possa ser inserida nela.

Porém, ela também deve ser pequena o bastante para manter a coroa elevada, impedindo-a de ficar completamente afundada.

Coloque alguns palitos de dente na coroa do abacaxi. Coloque-os longe um dos outros perto do topo do caroço. Insira-os o bastante para mantê-los no lugar. Esses palitos são usados para suspender a coroa do abacaxi no copo de água.

Coloque a coroa na água. Os palitos devem descansar na boca do copo. O caroço ficará completamente afundado na água, e as folhas apontarão para cima.

Coloque o copo em uma janela ensolarada e espere as raízes germinarem. Esse é um processo que pode demorar vários dias ou algumas semanas durante o surgimento e crescimento das raízes.

Mantenha a planta longe de temperaturas extremas. Não permita que ela fique muito quente ou muito fria.

Troque a água ocasionalmente para evitar o crescimento de mofo.

Plantando a Coroa do Abacaxi

Prepare um vaso de solo para a coroa. Preencha um vaso de 15 centímetros com solo suave de jardim, cuja composição contenha 30% de adubo orgânico. Essa é a mistura certa de nutrientes para o abacaxizeiro.

Plante a coroa do abacaxi no vaso. Plante a coroa quando as raízes tiverem alguns centímetros de distância. Espere até elas ficarem longas o suficiente para viverem no solo.

Se você plantar a coroa cedo demais, o abacaxizeiro não crescerá bem. Pressione bem o solo ao redor da coroa sem permitir que o mesmo afete as folhas.

Mantenha a planta úmida e quente. Ela precisa de um ambiente quente e úmido, onde as temperaturas noturnas não fiquem abaixo dos 18°C. Se as condições forem secas, borrife água na planta regularmente.

Você pode manter o vaso fora de casa caso viva em um clima quente. Se você passar por invernos geladíssimos, mantenha a planta dentro de casa durante tal estação e deixe-a próxima de uma janela que pegue bastante sol. É importante que a planta pegue muito sol durante o ano.

Dê comida e água à planta. Regue o solo uma vez por semana. Fertilize a planta com um fertilizante de força média duas vezes por mês durante o verão.

Fique atento às flores. Isso pode ocorrer após muitos anos, mas eventualmente um cone vermelho aparecerá nos centros das folhas.

Flores azuis aparecerão logo em seguida e, eventualmente, surgirão os frutos. Normalmente, as frutas levam seis meses para se desenvolverem completamente. O abacaxi crescerá a partir da flor, acima do solo e no centro da planta.

Dicas

Pode ser útil começar a cultivar dois abacaxizeiros para o caso de um não render. Desse jeito, você terá maiores chances de fazer um abacaxizeiro dar frutos.

Para encorajar a planta a florescer, coloque-a em um saco com duas maçãs muito maduras cortadas ao meio. O gás etileno liberado pelas maçãs pode ativar o processo de florescimento.

Para produzir abacaxis de tamanho completo, a planta precisará ter 1.8 metros de largura e 1.8 de altura. A não ser que você esteja preparado para acomodar tal tamanho, não fique surpreso se não conseguir abacaxis que tenham o mesmo tamanho dos encontrados em supermercados.

Tome muito cuidado ao usar abacaxis selvagens. A seiva de abacaxizeiros advindos de frutos silvestres contém enzimas extremamente poderosas e que podem irritar a pele.

Materiais Necessários

Abacaxi

Vaso

Solo

Água

Copo

Palitos

Fertilizantes

Produção de Mudas

Para aumentar as chances de êxito na exploração comercial de abacaxi é fundamental o uso de material propagativo de alta qualidade.

Para se obter mudas de boa qualidade, estas devem ser retiradas de plantas sadias, livres de ataques de pragas e doenças, vigorosas, devendo-se descartar rigorosamente, aquelas que apresentarem sinais de goma ou resina. Para implantação da cultura pode-se utilizar vários tipos de mudas.

Coroa

Muda pouco utilizada, pois, permanece no fruto, quando vendido nos mercados de frutas frescas. É menos vigorosa, apresenta ciclo mais longo (em comparação às mudas do tipo rebentão e filhote). Plantios com este tipo de muda, originam plantas de porte e desenvolvimento mais uniformes.

Filhote

Muda de vigor e ciclo intermediários, menos uniformes que as coroas e mais que os rebentões, de fácil colheita e abundante na variedade Pérola.

Rebentão

Muda de maior vigor, ciclo mais curto, de colheita mais difícil, origina lavouras com menor uniformidade em tamanho e peso. Tem baixa disponibilidade na variedade Pérola e grande na variedade Smooth Cayenne.

Filhote-rebentão

Muda muito pouco utilizada, pois, é de difícil produção. Apresenta características intermediárias entre filhote e rebentão.

Além destes tipos citados existem outras formas de se produzir mudas de abacaxi, como as mudas produzidas por seccionamento do caule e as produzidas in vitro.

Porém estes tipos são geralmente mais caros e dependem da existência de produtores de mudas especializados na região, sendo, portanto, recomendados em plantios com alto nível tecnológico.

No Brasil os tipos mais utilizados são filhotes e rebentões. Em Rondônia o tipo de muda mais utilizado é o filhote.

Manejo convencional das mudas

Compreende as etapas de ceva, colheita, cura, seleção e tratamento fitossanitário.

Ceva

Após a colheita dos frutos deve-se manter as mudas ligadas à planta mãe até que estas alcancem o tamanho adequado para o plantio, ou seja de 30 a 45 cm.

Este período varia de 1 a 6 meses, sendo menor nos filhotes e maior nos rebentões. Neste período, visando melhorar o vigor e o estado fitossanitário das mudas, pode-se continuar usando a irrigação, pulverização para controle de ácaros e cochonilhas e adubação suplementar, via pulverização foliar, com uréia a 3% e cloreto de potássio a 2%.

Colheita

É feita quando a maioria das mudas atingirem o porte satisfatório. Nesta operação é recomendado se descartar as mudas com sintomas de ataque de pragas e doenças e eliminar o fruto pequeno, frequente na base dos filhotes.

Cura

Consiste na exposição das mudas ao sol, com a base virada para cima, sobre as próprias plantas-mãe ou espalhando-as sobre o solo em local próximo ao do plantio, entretanto as mudas nunca devem ser amontoadas.

Esta prática é recomendada visando acelerar a cicatrização da lesão oriunda da colheita, reduzir a população de cochonilhas e eliminar o excesso de umidade da muda.

Seleção

Nesta fase deve-se eliminar todas as mudas com sintomas de doenças, danos mecânicos e ataque de pragas.

Deve-se ainda padronizar as mudas em função do tipo (filhotes e rebentões) e tamanho (30 a 40cm, 40 a 50 cm e maiores que 50cm).

Tratamento fitossanitário

Caso as mudas tenham alta infestação de cochonilhas estas devem ser mergulhadas em uma solução acaricida-inseticida (Paration metílico ou Etion) por 3 a 6 minutos.

Após este período as mudas são espalhadas e mantidas à sombra por 10 dias, quando é feita outra seleção às vésperas do plantio.

Método de Plantio

O plantio pode ser feito em covas ou sulcos que devem ter entre 10 e 15 cm de profundidade. Não havendo sulcador, pode-se abrir as covas com enxada, pá de plantio tipo havaiano ou com coveadeira (mecanizada).

Disposição das covas ou sulcos

O plantio das mudas pode ser feito em filas simples ou duplas; dar preferência ao sistema de fileiras duplas. Em terrenos com declive, dispor as covas ou sulcos em curva de nível.

Plantio

Após a abertura das covas ou sulcos, faz-se a distribuição das mudas. Nesta ocasião, o plantio deve ser realizado por quadras, separando-se as mudas por tamanho e tipo, tomando-se o cuidado de evitar que caia terra no "olho" da planta.

O florescimento natural do abacaxizeiro é bastante desuniforme, trazendo prejuízos ao produtor, pois, dificulta os tratos culturais e a colheita, inviabilizando a exploração da soca (segundo ciclo) e afetando a comercialização do produto, devido à redução do tamanho médio dos frutos.

A floração natural é muito influenciada por condições climáticas, não existindo ainda, medidas de controle eficientes.

Entretanto, recomenda-se alguns cuidados: evitar que as plantas atinjam porte elevado ou idade avançada; evitar plantios no período de outubro a dezembro, o que é muito comum em regiões com chuvas de verão (Cerrado).

Evitar a utilização de mudas velhas para os plantios, fazer uso adequado de irrigação e adubação; e evitar que produtos à base de etefon usados na fase de precolheita atinjam as mudas do tipo filhote.

Para antecipar e, principalmente, homogeneizar a época de florescimento e colheita do abacaxizeiro, necessário se faz a indução artificial da floração. Esta prática consiste na aplicação de produtos indutores na roseta foliar (olho da planta) ou da sua pulverização sobre a planta.

A época mais adequada para a indução, depende de vários fatores, principalmente do planejamento da data de colheita, uma vez que, após 5 a 6 meses depois da indução os frutos estão aptos para a colheita. Em geral, recomenda-se que a indução seja feita em plantas de 8 a 12 meses de idade.

Os indutores mais usados são o carbureto de cálcio e os produtos à base de etefon (ethrel, arvest ou similar).

O carbureto é usado na roseta foliar, na forma sólida (0,5 a 1,0g/ planta) ou líquida (30 a 50 ml/planta). Recomenda-se a forma sólida em épocas chuvosas ou plantios irrigados.

A solução é preparada usando-se 345 g do produto em 100 litros de água. O etefon deve ser aplicado no olho da planta usando-se 50ml/planta, ou em pulverização total da planta, sendo que sua eficiência é aumentada com a adição de ureia a 2% do produto comercial.

A eficiência no processo de indução é aumentada executando-se a prática à noite ou nas horas mais frescas do dia, de preferência em dias nublados.

Solos

Os solos para plantio do abacaxi devem ser de textura média ou arenosa, bem drenados, de preferência planos ou com pouca declividade, profundidade do lençol freático superior a 90 cm e pH na faixa de 4,5 as 5,5.

Os solos não podem estar sujeitos ao encharcamento. Solos argilosos também podem ser utilizados desde que apresentem boa aeração e drenagem.

Preparo do Solo

O preparo do solo deve ser no sistema convencional uma aração e duas gradagens. Deve-se evitar solos que tenham sido plantados com abacaxi na última safra.

Não sendo possível, deve se fazer a incorporação do material ao solo, ou em áreas com histórico de alta incidência de pragas e doenças, faz-se a queima dos restos vegetais.

Benefícios para a saúde

Abacaxis são uma suculenta fruta tropical com uma coroa régia que são apreciados, não só por seu sabor doce e azedo característico, mas por seus benefícios à saúde.

A fruta contém antioxidantes, fibras, manganês, vitaminas A e C, tiamina, fósforo, cálcio, potássio e ácido fólico.

Os benefícios adicionais são a inexistência de sódio e gordura. Além disso, é baixo em calorias.

Ajuda na Digestão

Abacaxis são bons para a digestão, calmantes e também para o revestimento do estômago e intestinos.

É composto por fibra solúvel e insolúvel e contém bromelina, uma enzima proteolítica que quebra a proteína e auxilia a digestão.

Abacaxi também ajuda em infecções do trato intestinal. Além disso, o suco de abacaxi funciona como um laxante natural e, portanto, trata constipação.

Aproveite essa fruta entre as refeições para facilitar a boa digestão. Não coma em excesso ou ele pode causar desconforto gastrointestinal.

Aumenta a imunidade

Abacaxis contêm vitamina C, que é vital para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Protege o corpo contra vírus e aumenta sua resistência às constipações, gripe, infecções de ouvido e outras doenças infecciosas.

Alivia o Enjoo Matinal

Estudos têm mostrado que comer abacaxi no início da manhã pode ajudar a reduzir a náusea e vômitos causados por enjoos matinais.

O efeito de aliviar a náusea pode ser atribuído ao seu alto teor de vitamina e mineral, especialmente vitamina B6 que ajuda a aliviar a náusea induzida pela gravidez.

Quando sofrer com náuseas pela manhã, coma uma porção de abacaxi fresco ou beba suco de abacaxi, na primeira hora da manhã.

Perda de peso

Abacaxi é uma fruta ótima para aqueles que estão em uma dieta para perder peso, porque você se enche e armazena energia sem adicionar muitas calorias.

Meia xícara de abacaxi fresco tem menos de 60 calorias. O fruto tem alto teor de água e é carregado com fibra que mantém a pessoa satisfeita por mais tempo.Previne a hipertensão

O consumo regular de abacaxi também reduz o risco de hipertensão ou pressão arterial elevada, pois a fruta é carregada de potássio e pobre em sódio.

Uma xícara de abacaxi contém cerca de um 1mg de sódio e 195 mg de potássio. Níveis mais elevados de potássio ajudam a baixar a pressão arterial.

Combate a inflamação

Abacaxi contém bromelina que funciona como um agente anti-inflamatório natural. Combate a inflamação associada a problemas como tendinite, entorses, tensões e lesões musculares menores. Também alivia a artrite, bem como a dor da gota e a inflamação.

Saúde ocular

Sendo rico em vitamina A, abacaxis são bons para manutenção da saúde ocular e protegem contra a degeneração macular, a principal causa da perda da visão em pessoas idosas.

Ossos Saudáveis

Abacaxis são uma boa fonte do mineral manganês que é essencial para a saúde óssea.

Na verdade, os baixos níveis de manganês têm sido associados com perda óssea malformação, levando à osteoporose e baixa densidade óssea.

O manganês presente também protege as células contra os radicais livres, pois retardam o processo de envelhecimento e previnem doenças crônicas, incluindo câncer.

Pele

Abacaxi é excelente para a manutenção de uma pele clara e brilhante, devido ao seu teor de vitamina C que ajuda a reparar os danos no tecido e promover o clareamento da pele.

Além disso, suas enzimas promovem a elasticidade da pele e eliminação das células mortas. Os frutos ricos em antioxidantes também são ótimos para o antienvelhecimento.

Saúde bucal

O conteúdo elevado de vitamina C em abacaxis ajuda a prevenir a formação de placa bacteriana sobre os dentes e, por sua vez, reduz o risco de doenças nas gengivas.

Verdades e mentiras sobre o abacaxi

O fruto é uma ótima opção para repor as energias. Conheça as verdades e mentiras do abacaxi

Procure não exagerar no consumo do abacaxi, devido à sua acidez. Consuma assim que descascá-lo, in natura de preferência.

O abacaxi é reverenciado até mesmo pelas exigentes crianças. Sabe por quê? Mais que delicioso e nutritivo, é uma ótima sugestão para repor as energias. Conheça as verdades e mentiras sobre o abacaxi.

Todo mundo pode comer

Falso

Existem restrições ao consumo do rei do pomar. Há componentes que podem sensibilizar algumas pessoas, principalmente as já alérgicas a outros alimentos ou ao pólen.

Se a ingestão ocasionar coceira e edema (inchaço) na garganta, o auxílio médico deve ser procurado. Para quem sofre de refluxo gástrico e úlceras pépticas ou duodenais, o abacaxi também não é indicado.

Tem grande oferta de nutrientes

Verdadeiro

Ele oferece boas quantidades de vitaminas A e do complexo B, e razoável de C. Também possui cálcio, ferro e magnésio, que são importantes para o funcionamento do corpo.

Além disso, contém muitas fibras, que, associadas à ingestão de líquidos, ajudam a ida ao banheiro com mais facilidade.

É um alimento completo

Falso

O consumo de abacaxi unicamente não ajudará a prevenir doenças. No dia a dia, deve fazer parte de uma dieta balanceada, com frutas, verduras, carnes, cereais e grãos.

O abacaxi possui vitaminas e minerais que, em conjunto com outros alimentos, pode prevenir doenças — é um trabalho de equipe.

Retarda o envelhecimento

Verdadeiro

Por possuir relevante concentração de vitamina A, auxilia na boa visão e tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram processos típicos do envelhecimento.

Quem é privado de vitaminas do complexo B (algumas presentes no abacaxi) tem dificuldades ao caminhar ou pode passar por estados confusionais. Crianças que não têm acesso a elas sofrem em seu desenvolvimento neurológico, muscular e cardíaco.

Possui muitas calorias

Falso

Fonte de energia, mas nem tanto: 50 kcal por fatia de 100 g. Após atividades físicas ou como lanche, é um repositor energético de parte do gasto diário. Porém não será ele o vilão que levará sua dieta de perda ou manutenção de peso por água abaixo.

Até a casca é aproveitada

Verdadeiro

Ainda que a casca e outros restos do abacaxi sejam utilizados nas indústrias alimentícia e farmacêutica (para extrair enzimas como a bromelina), não há comprovação de que comê-los traga benefícios.

A bromelina promove a quebra de proteínas e é muito utilizada no amolecimento de carnes. Ela tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anticoagulantes. Para que a bromelina seja melhor aproveitada, deve ser administrada por um médico.

Coma o quanto puder

Falso

Procure não exagerar devido à acidez. Consuma assim que descascá-lo, in natura de preferência. Como suco, as fibras são trituradas e reduzem seu poder de ação.

Em calda, possui maior teor de açúcar, devendo ser evitado em dietas emagrecedoras e por diabéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário