QUEM SOMOS!

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Frutas e seus principais benefícios à saúde

Entenda como cada fruta age no organismo e encontre a ideal para conquistar o resultado desejado

Algumas ajudam no bom funcionamento do intestino, outras previnem doenças e tem até as amigas do espelho, que nos deixam mais bonita. Benefícios não faltam às frutas e é sempre bom saber escolher qual consumir, de acordo com o resultado que você espera para o seu corpo. Para te ajudar, montamos um dossiê com as principais frutas e suas propriedades.

Antes de chegar à lista, é preciso saber que essas frutinhas são ricas em vitaminas, sais minerais, antioxidantes, fibras e água, elementos importantes para o organismo. Recomenda-se, sempre que possível, consumi-las com cascas, que têm altos teores de fibras e vitaminas. As cascas de algumas frutas, como o do abacaxi, por exemplo, após serem devidamente higienizadas, podem ser utilizadas no preparo de doces e sucos.

A quantidade diária de consumo, de acordo com a especialista, é de três a cinco porções, de preferência variadas e in natura. "Não que o suco não seja recomendado, mas dessa forma os alimentos acabam perdendo algumas propriedades importantes. Caso essa seja a opção escolhida, o líquido não deve ser coado, para que as fibras não sejam desperdiçadas".

Confira os principais benefícios de cada fruta

Abacate – Auxilia na redução e controle do colesterol e fornece energia. Devido ao seu teor calórico deve ser consumido com moderação e sem açúcar. Embora muito calórico, o abacate controla o colesterol e dá energia.

Abacaxi – Rico em água e fibras. Contém uma enzima chamada bromelina que ajuda na digestão. Possui leve ação diurética.

Açaí – Melhora a circulação sanguínea, auxilia na redução e controle do colesterol. Contém antocianina, que neutraliza a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e certos tipos de câncer.

Banana – Fonte de potássio, pode contribuir para o controle da pressão arterial. Contém nutrientes como a vitamina B6 e triptofano, que estão relacionados à produção de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem-estar.

Coco – Além de fornecer energia, é rico sais minerais e fibras, que estimulam a saúde intestinal.

Goiaba – Fonte de licopeno, substância antioxidante que além de retardar o envelhecimento ajuda na prevenção contra o câncer de próstata.

Kino - Também está entre as frutas que, de tão bonitas, servem como peças decorativas. Da família do melão e do pepino, deixam qualquer fruteira de dar água na boca e servem até como sobremesa. Além de muito saboroso, é rico em vitamina A e C, ferro e cálcio.

Laranja – Fonte de vitamina C, nutriente relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico.

Lichia - Aliada da perda de peso, pois possui poucas calorias e é rica em cianidina, que é responsável também pela cor rosada da casca e potencializa a queima de gordura pelo corpo em cerca de 15%. Consumi-la fresca é o mais recomendado.

Maçã – Com propriedade adstringente, é excelente para garganta e cordas vocais. Sua casca possui pectina, um tipo de fibra que auxilia na redução do colesterol. Ajuda a evitar a constipação intestinal, retarda o envelhecimento das células, regula o sistema nervoso e protege a saúde da pele.

Mamão – fonte da enzima papaína, melhora o processo digestivo. Rico em fibras, auxilia na prevenção e tratamento de constipação intestinal.

Maná - Ela é rica em cálcio, fósforo e vitamina B3, sendo as de menor tamanho as mais saborosas para consumir em forma de sucos.

Melancia – Por ser muito rica em água, é extremamente hidratante e tem propriedades diuréticas.

Melão - contém grande quantidade de água, apresentando ação diurética, facilitando a eliminação de toxinas do nosso organismo.

Morango – Rico em substâncias antioxidantes, previne contra o envelhecimento precoce da pele e doenças como o câncer.

Pitaya - Possui propriedades probióticas, que atuam beneficamente na saúde intestinal e aumentam a excreção de metais pesados que intoxicam o organismo.

Pitomba - Outra fruta rica em Vitamina C, contribui para adiar o aparecimento das rugas, pois é uma substância altamente antioxidante e combate os radicais livres, que são uns dos principais causadores do envelhecimento precoce.

Rambutan - Dentre seus princípios ativos estão as saponinas, taninos e alcaloides, que auxiliam na redução do colesterol e dos triglicerídeos. Possui efeito imunogênico, reduz a produção de amônia e controla a contaminação por parasitas. Além disso, contém vitamina C, carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, potássio, ferro e vitamina B3.

Romã - É fonte de vitaminas, minerais, fibras, compostos bioativos como taninos e flavonoides e rica em ácido elágico. É responsável pela coloração avermelhada e ainda tem ligação com as moléculas de cobre e de ferro, o que inibe a formação dos radicais livres, excelentes para combater o envelhecimento precoce.

Sapoti - Razoavelmente calórico por ser rico em carboidratos, o sapoti é fonte também de vitaminas do complexo B e C, além de minerais como cálcio, ferro e fósforo. Cada 100 gramas contêm 178 calorias. Seu uso também pode ser medicinal. A casca auxilia no controle da febre e as sementes trituradas são diuréticas e úteis no tratamento da litíase renal.

Siriguela - Pode ser consumida na versão natural, em sucos ou como base para doces. É rica em carboidratos e, por isso mesmo, é bastante doce. Fonte de vitaminas A, B e C, é muito recomendada como tratamento de anemias e no fortalecimento da imunidade por conter ainda alto teor de cálcio, fósforo e ferro.

Uvas vermelhas – Fonte de antocianina, antioxidante que retarda o envelhecimento precoce da pele. Contém, ainda, resveratrol, um potente antioxidante relacionado à prevenção de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário