QUEM SOMOS!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Como cultivar Antirrhinum majus - Boca-de-leão



Boca-de-leão

 

   

 

          Nome Científico: Antirrhinum majus
          Nomes Populares: Boca-de-leão,
          Família: Plantaginaceae
          Categoria: Flores Anuais
          Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
          Origem: Europa, Mediterrâneo
          Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros
          Luminosidade: Sol Pleno
          Ciclo de Vida: Anual,

Planta herbácea que vive cerca de 2 anos, ereta, de folhas delicadas estreitas verde-escuras na página de cima e mais claro na inferior. Muito florífera.
Flores de forma peculiar de uma cor ou bicolores, dispostas em espigas terminais e eretas que lembram um focinho de felino, daí seu nome popular.
Como plantar

  • Aprecia sol e solo fértil. A preparação do canteiro para receber as mudas deve passar pelo revolvimento da terra, retirada de inços e plantas fenecidas.
  • Devem ser cultivadas em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares. Aprecia o frio e necessita reforma anual. Multiplica-se por sementes.
  • Adicionar adubo animal de curral cerca de 3 kg/m² de canteiro, composto orgânico e adubo NPK formulação 10-10-10, cerca de 100 gramas/m², revolvendo bem.
  • Plantar em linhas desencontradas para grandes maciços ou em linha dupla para renques nos canteiros junto a muros, espaçamento de 30 x 30 cm.
  • A época de plantio para os Estados mais ao Sul do país vai de fevereiro a junho, para Sudeste de março a maio e para as demais regiões de abril a maio.
  • Para propagação usam-se as sementes, que são bem pequenas, há mais de 5 000 unidades em um grama.
  • Preparar a sementeira com terra peneirada e nivelar.
  • Semear em linhas, regar e cobrir com plástico para manter a umidade.
  • Deixar em cultivo protegido.
  • Quando notar a emergência, retirar o plástico, mas manter a umidade.
  • Quando as plantinhas estiverem com 6 folhinhas transplantar para recipiente maior ou saquinhos, aguardando o início do florescimento para levar para o canteiro.

Paisagismo e uso decorativo:
Florífera de jardim excelente para a formação de canteiros e maciços a pleno sol. A boca-de-leão também é utilizada em vasos e jardineiras, assim como flor-de-corte. Seu porte e textura é herbáceo e apresenta folhas lanceoladas e pequenas. As flores são formadas no final do inverno e início da primavera e possuem um formato especial que deu origem ao nome popular desta planta. Existem muitas variedades com flores de cores e combinações diversas.
Para vasos de boca larga, tipo bacia ou em vasos altos também fazem belo efeito junto a piscinas e entradas de residências.
Como as flores são oferecidas em várias cores, pode-se optar por canteiros monocromáticos ou de cores misturadas, pois são harmônicas entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário