QUEM SOMOS!

terça-feira, 2 de maio de 2017

Remédio natural para enxaqueca e dor de cabeça

Os chás feitos de ervas calmantes como lavanda, erva-cidreira e camomila são alternativas naturais testadas pelo tempo que podem relaxar os músculos, acalmar os nervos desgastados e aliviar dores de cabeça. 

Você pode precisar experimentar diferentes chás para encontrar um que funciona melhor para você. Pode ser difícil identificar a causa de uma dor de cabeça. 

Se o seu caso for persistente ou grave, consulte um profissional de saúde qualificado e não comece tratamento algum sem antes ter uma conversa séria com um profissional de saúde: você pode mascarar sintomas que são essenciais para um diagnóstico correto de seu problema.

As dores de cabeça tensionais atormentam milhões de pessoas, que geralmente se voltam para produtos farmacêuticos disponíveis para o alívio. 

O estresse é na maioria das vezes o culpado e a dor surge quando os músculos do couro cabeludo, ombros e pescoço se tornam tensos. 

Pode sentir-se a pressão em torno do pescoço e dos lados da cabeça e essas áreas podem ser sensíveis ao toque. Beber chás como camomila, flor de tília e valeriana são maneiras simples e consagradas pelo tempo para aliviar dores de cabeça tensionais. 

Esses chás de ervas calmantes podem ajudar a relaxar os músculos e tratar a dor. Use ervas sob a supervisão de um profissional de saúde qualificado.

Chá para enxaqueca

As enxaquecas são causadas quando ocorre a constrição das artérias na cabeça, “pressionando” o cérebro. Quando há a contrição das artérias, sintomas como distúrbios visuais, náuseas e sudorese podem se desenvolver. 

As artérias eventualmente dilatam, o que resulta em dor, que é normalmente confinada inicialmente para um dos lados da cabeça. 

Enxaqueca pode ocorrer se você é sensível a alimentos como chocolate, vinho tinto e queijos envelhecidos, ou se você tiver sensibilidade à luz. 

A raiz de gengibre pode ajudar a aliviar a dor da enxaqueca, assim como outros chás e ervas usados para pressão. Fale com um médico antes de usar ervas, como elas podem interagir com outros medicamentos que você já está tomando.

A camomila é um ótimo relaxante e resolve a grande maioria das dores de cabeça, que são geralmente causadas por tensão muscular. 

Os seios da face são passagens cheias de ar ao redor do nariz, olhos e bochechas. Quando seus seios ficam inflamados ou congestionados devido a uma infecção respiratória superior ou alergias sazonais, uma dor de cabeça latejante que pode durar vários dias pode resultar. 

Chá de alcaçuz acalma a inflamação dos seios devido a alergias e resfriados, o que pode aliviar a dor de cabeça. Eufrásia, eucalipto, gengibre e chás de índigo selvagens também são usados para sinusite. 

Crisântemo tanto ajuda para melhorar a congestão nasal quanto para diminuir a dor sinusal. Não use ervas sem consultar o seu médico primeiro.

Muitas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar ou diminuir a ocorrência de dores de cabeça induzidas pelo estresse, incluindo biofeedback, exercício, ioga e meditação. 

Se você está propenso a enxaquecas, trabalhe com o seu médico para determinar se os alimentos gatilhos podem ser responsáveis por suas dores de cabeça. 

Tomando tônicos e ervas imuno-fortalecimento podem protegê-lo de resfriados e gripes, que são frequentemente as causas subjacentes da sinusite.

Todo mundo experimenta dores de cabeça em algum momento, mas você precisa consultar um médico se a sua cabeça se tornar crônica. 

Em alguns casos, as dores de cabeça são sinais de doenças graves, tais como aneurisma ou meningite. Se a sua dor de cabeça é pesada ou é acompanhada por sintomas como perda de consciência ou visão, um torcicolo ou intensa náusea, você deve consultar um médico imediatamente. 

Juniperus

Também conhecida por zimbro, zimbreiro, junípero e sabina, é usada como especiaria na culinária e na fabricação de bebidas alcoólicas (gin, licor). 

Esta planta pode ser útil para aqueles que não conseguem relaxar e ficam ruminando pensamentos na cabeça. Ela indica o uso da tintura de juniperus em massagem nas têmporas ou onde doer, ou via oral, 10/15 gotas por dia.

Hipérico

Também conhecida como erva-de-são-joão, é usada em tratamentos de depressão pois ajuda a ter pensamento positivo, ajuda a relaxar e a dormir, dá energia, principalmente mental. 

A especialista aconselha a usar 2 ou 3 gotas da tintura-mãe antes das refeições ou para massagear a cabeça.

Valeriana

Ideal para acalmar pessoas com ânsia, pânico, crises nervosas. Pode ser usada de 10 a 20 gotas de sua tintura repetindo a dose depois de duas horas para curar a dor de cabeça. Pode-se usar como prevenção à dor usando 5 gotas por dia durante 3 semanas.

Batata

Rodelas de batata sobre os olhos é um remédio clássico, você já experimentou? A batata é realmente um medicamento muito além de um dos alimentos mais consumidos no mundo.

Lavanda

O óleo essencial de lavanda pode ser usado simplesmente sentindo esse aroma. Para uso interno, use de 10 a 15 gotas de tintura de lavanda 3 vezes por dia ou beba o chá de lavanda antes das refeições. 

Esta flor maravilhosa pode ajudar na cura da dor de cabeça das pessoas que martelam o passado, que têm a sensação de que poderiam ter feito mais ou melhor do que fizeram.

Vara-dourada

Solidago virgaurea, pode ser útil para curar dor de cabeça ligada ao ciclo menstrual. Pode ser usada 10 a 15 gotas de sua tintura 2 ou 3 vezes por dia por um ciclo de 3 semanas.

Hortelã-pimenta

Mentha piperita pode ser útil para curar dor de cabeça de origem digestiva ou quando a gente não digere bem um acontecimento, um fato da vida. 

A especialista aconselha beber uma xícara de chá de hortelã-pimenta meia hora antes das refeições para melhorar a funcionalidade do estômago.

Alho

Desintoxicante geral, o alho pode ser usado em tratamentos de dores frequentes, obstinadas, que nunca passam. Pode ser usado seja diretamente amassado e colocado sobre a cabeça, têmporas, onde doer, seja em tintura, 10/15 gotas por dia. 

Também pode-se beber a água onde o alho ficou em repouso por algumas horas ou em saladas e outros alimentos, mas sempre cru.

Melissa

Também conhecida como erva-cidreira pode ser útil para dores de cabeça de origem emocional, tristeza, desânimo, depressão. Use de 10 a 15 gotas de sua tintura por dia.

Urtiga

Também chamada urtica ou ortiga, a tintura desta planta pode ajudar àqueles que têm dores de cabeça recorrentes de bebedeiras e vida intensa. 

A especialista aconselha o seu uso intenso (15 a 20 gotas, 2 ou 3 vezes por dia) mas por apenas uma semana.

Camomila

É cientificamente comprovado que a camomila ajuda a aliviar dores de cabeça. Experimente o chá quando estiver no comecinho da dor ou o seu óleo essencial para uso tópico nas áreas doloridas.

Chá de erva de limão:

Um dos benefícios para a saúde do chá de limão é que alivia a dor de cabeça. Prepara-se em infusão.

Alcachofra

Se você sofre regularmente de dores de cabeça, um bom remédio é incorporar alcachofras em sua dieta. A alcachofra é muito boa para combater os males do fígado e muitas vezes a dor de cabeça tem sua origem no fígado.

Adicione três gotas de hortelã e sete de óleo de lavanda a um vaporizador ou uma tigela com água muito quente e, em seguida, inale. Você também pode colocar duas bolsas molhadas de chá de hortelã sobre as pálpebras fechadas por cinco minutos.

Cafeína

Uma xícara de café forte reduz a inflamação dos vasos sanguíneos e, portanto, alivia a dor de cabeça. No entanto, se você é consumidor habitual de café pode não ter muito efeito.

Azeite de oliva

O azeite de oliva contém um antioxidante que dizem que pode aliviar os sintomas de dor de cabeça. Duas colheres de chá de azeite de oliva pode ser o necessário para eliminar essa dor de cabeça.

Enxaqueca

Geralmente o aviso de que vai começar uma enxaqueca, se inicia ao ver pequenos pontos de luz. Em seguida, começa a dor de cabeça e as náuseas.

As causas da enxaqueca podem variar: alterações hormonais, pílulas anticoncepcionais, pular uma refeição, emoções extremas e até mesmo alguns alimentos ou odores podem ser a causa da enxaqueca. 

Gengibre

O gengibre pode ser muito eficaz para aliviar e prevenir uma enxaqueca. Esta especiaria tem sido usada por muitos anos e em muitas culturas como um remédio caseiro para aliviar as dores de cabeça e as náuseas. 

Acredita-se que o seu poder é que o gengibre atua como a aspirina, porque bloqueia a síntese de prostaglandina, uma substância que ajuda a controlar a inflamação no corpo.

Recomenda-se que quando estão começando os flashes visuais (aura), que geralmente é um sinal de que a enxaqueca vai começar você tome um terço de uma colher de chá de gengibre em pó agitado em um copo de água.

Vinagre de maçã

Tomar duas colheres de sopa de vinagre de maçã pode aliviar a enxaqueca. Deve ser dissolvido em um copo de água para que não seja tão forte o sabor.

Erva Santa Maria

Estudos têm mostrado que a erva Santa Maria, também conhecida como matricária (Tanacetum parthenium) ajuda a evitar dores de cabeça. 

Esta planta medicinal contém compostos chamados Parthenolides, que ajudam a controlar a expansão e contração dos vasos sanguíneos na cabeça. 

Quando uma enxaqueca começa, o cérebro libera um hormônio chamado serotonina, o qual contrai os vasos sanguíneos. A Santa Maria neutraliza essa atividade, dilatando os vasos sanguíneos. A erva Santa Maria pode ser obtida em chá ou tintura, embora se aproveite melhor ao consumi-la fresca em saladas.

Casca de melancia

Outro remédio popular para eliminar a dor de cabeça é colocar um pedaço de casca de melancia sobre as têmporas e deixá-lo até eliminar dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário