Mal-estar, inflamações, prisão de ventre e cólon irritável, são algumas das disfunções que o intestino pode sofrer, sendo ele parte indispensável do nosso sistema digestivo, responsável por assimilar, ou absorver nutrientes, eliminando também as substâncias tóxicas.
Portanto, é essencial cuidar de nossa saúde, mantendo essa parte limpa e livre de toxina.
É fácil identificá-lo e, de fato, ocorre com frequência: gases, prisão de ventre, dores de estômago, diarreia, inclusive, a clássica língua branca que nos dá esse sabor tão esquisito na boca quando temos algum problema no intestino.
Acrescentar também que, temos que desintoxicar o nosso intestino regularmente. É necessário manter uma boa limpeza para baixar o nível de toxicidade do nosso corpo.
Lembre, por exemplo, que é o intestino delgado que tem como função passar o alimento para o sangue, e se tem muitas toxinas acumuladas, o que faremos é obviamente transmitir esta toxicidade para o sangue.
Isso é muito perigoso. Os sintomas mais claros deste fenômeno é ter, por exemplo, a pele ressecada, problemas de pele em geral, dor nos rins, ou no fígado e sofrer de cansaço.
Todos nós já sofremos disso alguma vez. Acontece quando as nossas mucosas intestinais se inflamam, devido a uma infecção ou à acumulação de tóxicos.
De repente nosso organismo se vê atacado por micro-organismos patógenos que afetam o trato digestivo. Sofremos de diarreias, vômitos e febre.
As plantas medicinais que vamos precisar são os emolientes, adstringentes e anti-inflamatórios. O mais indicado é que durante os primeiros dias você não consuma nenhum alimento sólido, dessa maneira as infusões vão nos servir como um tratamento indispensável.
Raiz de malvaísco
A raiz de malvaísco é um excelente emoliente e anti-inflamatório. Você pode encontrá-la em lojas de produtos naturais, e para preparar uma infusão você só vai precisar de uma colher desta planta medicinal para uma xícara de água. Você pode tomar duas xícaras ao dia.
Infusão de hortelã e anis
A mistura da hortelã e do anis, servirá para acalmar a sua dor de estômago, te manter hidratado, e curar pouco a pouco a inflamação intestinal.
Você precisa nada mais que uma colher de cada planta, para colocá-las para ferver em uma xícara de água fervendo. Deixe que repouse alguns minutos, coa e beba pouco a pouco. Você pode tomar 3 vezes ao dia.
Chá preto com limão
É uns dos remédios mais clássicos para tratar pouco a pouco a gastroenterite. Nos hidrata, combate a diarreia, alivia a dor, a sensação de peso, diminui a inflamação, etc.
O primeiro que faremos é preparar o chá preto. Depois deixar cair umas gotinhas de limão, sempre tomando cuidado que não te produza o vômito.
A colite é uma inflamação no intestino grosso. Sofremos com frequência de dor abdominal e diarreia, nos casos mais graves, inclusive, pode aparecer um pouco de sangue e pus.
Também pode ser o resultado do ataque de micro-organismos patógenos, e também o resultado ou o efeito colateral de algum tipo de medicamento.
Precisamos de plantas medicinais que nos dê uma ação de equilíbrio ou protetora da flora intestinal. As quais também disponham de propriedades antidiarreicas, adstringentes e anti-inflamatórias, serão muito úteis para curar nosso intestino e consequentemente, a colite.
Infusão de Eucalipto
O eucalipto é uma planta mais que ideal para tratar a colite. Dispõe de uma maravilhosa ação capaz de absorver as toxinas do nosso intestino, por isso que te recomendamos tomar de duas a três xícaras ao dia desta infusão.
Você pode encontrar eucalipto nas farmácias homeopáticas, lojas de produtos naturais, feiras livres etc.; e para sua infusão, você só precisa de quatro a cinco folhas. Você se sentirá muito bem.
Infusão de tomilho
O tomilho é fácil de encontrar, além disso, é uma infusão muito saborosa de tomar e muito efetiva. Dispõe de propriedades para combater a putrefação intestinal, por isso que seja muito adequada para tratar a inflamação, lutar contra os tóxicos e as bactérias.
Tomar duas xícaras ao dia, no café da manhã e antes de seu jantar. Você precisa somente colocar uma colherzinha desta planta para ferver, deixar que repouse por 5 minutos, e beber pouco a pouco.
As cólicas intestinais se originam por uma obstrução do trato digestivo. Se produzem espasmos na musculatura do intestino e, às vezes, deriva em uma inflamação e na conhecida síndrome do intestino irritável. São doenças muito incômodas e dolorosas.
Necessitamos de plantas que disponham fundamentalmente de uma ação antiespasmódica, para poder relaxar a musculatura do tubo digestivo e evitar essa extrema mobilidade que conduz sempre a formação de um obstáculo para as matérias fecais.
Infusão de linhaça, erva-cidreira e camomila.
O sabor é suave e gostoso. Uma infusão que se lança como um remédio mais que efetivo para acalmar nossas cólicas, para melhorar nossa digestão, atuando também como um efetivo antiespasmódico, e que nos servirá como um bom calmante e relaxante.
Tanto as sementes de linhaça, como a erva-cidreira e a camomila são fáceis de encontrar. Para preparar, você só precisa colocar uma pequena colher de cada planta e semente em duas xícaras de água fervendo.
Deixe repousar por cinco minutos e beber uma xícara a cada cinco horas. Vai te acalmando e curando. Não deixe de provar, porque é muito agradável e saudável.
Tomar um chá laxante é uma ótima forma natural de combater a prisão de ventre e melhorar o trânsito intestinal. Estes chás podem ser tomados eventualmente para soltar o intestino quando não se consegue evacuar após 3 dias ou quando as fezes estão muito secas e fragmentadas.
Após tomar um destes chás é possível apresentar ligeira cólica abdominal e neste caso deve-se tentar relaxar e ingerir mais água, para ajudar na hidratação e formação do bolo fecal, facilitando sua saída.
Além disso é recomendado investir numa alimentação rica em fibras, comendo mais frutas com casca, sementes, legumes e verduras, evitando comidas industrializadas e fast food.
Sene e cáscara sagrada
Estas plantas medicinais possuem propriedades que provocam uma irritação no intestino que faz com que a motilidade do intestino aumente promovendo assim a eliminação das fezes.
Ferver 500 ml de água + 20 g de sene + 20 g de cáscara sagrada por 15 minutos. Tomar 2 vezes ao dia.
Ameixa preta
É rica em fibras que vão auxiliar o bom funcionamento dos intestinos de forma suave, sem contraindicações. Deixar 3 ameixas pretas sem caroço de molho em 1 copo de água durante toda a noite. Tomar em jejum.
Frângula
Devido as suas propriedades laxativas e diuréticas que vão ajudar a eliminar as fezes e a combater o inchaço. Ferver 5 g de cascas secas de frângula com 400 ml de água. Tomar 1 xícara após o almoço e jantar.
Erva cidreira (melissa)
Possui propriedades antiespasmódicas que vão combater os gases e facilitar a saídas das fezes. Ferver 1 colher de sopa de sementes de erva cidreira com 1 copo de água. Tomar duas vezes ao dia.
Tomar 1 copo de água morna assim que acordar todos os dias, facilita a eliminação das fezes, regulando o intestino porque a água morna percorre todo o tubo digestivo, fazendo com que o intestino tenha mais movimentos peristálticos que facilitam seu esvaziamento de forma natural.
Sene (Cassia occidentalis)
Parte usada: folhas.
Indicação: a erva possui substâncias chamadas de glicosídeos hidroxiantracênicos, que aumentam os fluidos líquidos no intestino, favorecendo a motilidade e, portanto, ajuda a regular a atividade do órgão.
Modo de preparo: coloque 1 colher (café) de folhas de sene em 1 xícara (chá) de água fervente. Esfrie e coe. Posologia: tome uma xícara, à noite.
Contraindicação: o uso não é indicado para lactentes ou mulheres durante o período menstrual nem para os portadores de doenças intestinais inflamatórias. O uso contínuo, por mais de uma semana, também deve ser evitado.
Capim-Limão (Cymbopogon citratus)
Parte usada: folhas
Indicação: graças ao citral, é um antiespasmódico, o que significa que ele diminui as contrações do intestino, aliviando a diarreia e melhorando as cólicas e dores abdominais.
Modo de preparo: coloque 4 xícaras (café) de folhas picadas em 1 litro de água fervente. Deixe descansar por 10 minutos e coe. Posologia: tome 3 colheres (sopa) após cada evacuação, enquanto estiver com diarreia.
Contraindicação: não há.
Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Parte usada: folhas
Indicação: facilita o processo digestivo, o que previne o acúmulo de gases. Auxilia na eliminação das gorduras.
Modo de preparo: coloque ½ colher (chá) de folhas de alecrim em 1 xícara (chá) com água fervente. Abafe por 5 a 10 minutos e coe. Posologia: tome 1 xícara do chá duas vezes ao dia.
Contraindicação: não é recomendado para pessoas diabéticas, com doenças de próstata e gastrenterites.
Chá de Linhaça
O chá de linhaça é um chá laxante suave, sem efeitos colaterais. A infusão pode ser feita esmagando as sementes e dissolvendo-as em água. A mistura deve ser tomada imediatamente. Tome uma colher de sopa, três vezes por dia seguido de duas xícaras de água.
Chá de Psyllium
De acordo com o centro de medicina da Universidade de Maryland, as sementes de Psyllium atuam como laxante e contra a prisão de vente. O indicado é tomar três colheres de sopa do chá seguidas de duas xícaras de água, assim haverá líquido necessário para manter as fezes bem lubrificadas e evitar obstruções.
Chá de Cáscara Sagrada
A cáscara sagrada é um dos mais conhecidos laxantes purgativos. Ela tonifica o cólon e serve para limpar o intestino. O chá é muito amargo, mas altamente eficaz. Especialistas indicam limitar o uso deste laxante a, no máximo, duas semanas.
Chá de Hortelã ou Menta
Este chá laxante é saboroso e muito aromático. Ele pode ajudar a melhorar a função digestiva, evitar casos de constipação e promover movimentos intestinais saudáveis. A hortelã também é um inibidor de apetite natural e pode promover a perda de peso.
Chá verde
O chá verde, considerado um remédio para perda rápida de peso, também é considerado por alguns como um remédio natural para a constipação. Usuários do chá testemunham o seu efeito laxante suave que ajuda a melhorar gradativamente os movimentos intestinais.
Chá preto
O chá preto tradicional pode ser uma maneira doce e deliciosa para obter alívio da constipação. Ele é feito a partir da planta Camellia sinensis, cujas folhas são deixadas para oxidar depois de escolhidos, tornando-o diferente de outros tipos de chá.
Ele tem efeito laxante e aumenta a taxa de metabolismo do corpo, por isso alguns especialistas o consideram um aliado no processo de perda de peso.
Chá de Erva-doce
Este chá laxante auxilia no alívio do desconforto abdominal causado por excesso de gases, bem como, possivelmente, proporciona alívio da constipação.
Chá de Funcho
Além do seu efeito laxante, o funcho contém muitos benefícios para a saúde por ser rico em potássio, magnésio, cálcio, vitamina B e C. Ele atua como um supressor do apetite e impulsiona o metabolismo o que ajuda muito na redução das calorias extras do corpo.
Chá de Raiz de Bardana
Este chá é usado há séculos como cura para várias condições de saúde. Sabe-se que o chá de bardana pode aliviar a constipação, a indigestão e ajudar no tratamento de inflamações no intestino.
Chá de Raiz de Alcaçuz
O chá de raiz de alcaçuz tem sabor único e é uma ótima bebida para o alívio da constipação. Ele também possui propriedades laxantes, anti-inflamatórias e protetoras do estômago.
Chá de Cravo
O chá de cravo pode ser o remédio adequado para a constipação e é conhecido por seu efeito calmante, também sobre o sistema digestivo. Especialistas recomendam utilizá-lo em pequenas doses porque o seu efeito é tão poderoso quanto seu aroma pungente.
Chá de Manjericão
Além de ser um chá eficaz para a constipação e o equilíbrio digestivo geral, o manjericão também é considerado como protetor da visão e do sistema imunológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário