Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Proteales
Família: Nelumbonaceae
Gênero: Nelumbo
Espécie: N. nucifera
Nome binomial: Nelumbo nucifera
Nelumbo nucifera é uma planta aquática da gênero Nelumbo, conhecida popularmente como lótus, flor-de-lótus, loto-índico e lótus-índico.
Apesar disto, esta planta não integra a família Nymphaeaceae (Nymphaeales), onde estão classificados a maioria dos lótus, fazendo parte da família Nelumbonaceae (Proteales).
Trata-se de uma planta nativa da Ásia, habitante de cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade.
É enraizada no fundo lodoso por um rizoma vigoroso, do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água por longos pecíolos.
Produz belas flores rosadas ou brancas, grandes e com muitas pétalas. É conhecida pela longevidade das suas sementes, que podem germinar após 13 séculos.
Serviu de inspiração para a arquitetura do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo. Este lótus é cultivado como planta ornamental em jardins aquáticos de todo o mundo. Fatias de raiz de lótus cozidas, ingrediente de diversas receitas de culinária oriental.
As flores, as sementes, as folhas novas, e as "raízes" (rizomas) desta espécie de lótus são comestíveis. Na Ásia, suas pétalas são empregadas como enfeites, enquanto suas largas folhas são utilizadas para embrulhar comida.
O rizoma desta espécie de lótus é chamado de "ǒu" (藕) em chinês, de "bhe" em algumas regiões da Índia e Paquistão, e de "renkon" (レンコン,蓮根) em japonês). São ingredientes vegetais de uso comum em sopas e frituras.
Pétalas, folhas, e rizomas podem também ser comidos crus, mas com risco de transmissão de parasitas como Fasciolopsis buski. Portanto, é recomendado que sejam cozidas antes de serem consumidas.
Sua simbologia é uma de suas virtudes mais apreciadas: é associada à pureza espiritual e ao renascimento.
Uma das flores mais belas, nasce em meio à lama, inspirando um caminho de purificação e de transcendência em relação a tudo que é considerado impuro no mundo.
No budismo, Buda é simbolizado em estátuas sobre uma flor de lótus, remetendo justamente a essa ideia da transcendência do mundo comum (representado pela lama, pelo lodo), ou seja, a iluminação perante a confusão mental (dualidade da mente).
"Flor de lótus" também é o nome de uma postura de meditação onde o praticante se senta com as pernas cruzadas e as plantas dos pés voltadas para cima.
Planta aquática, exótica e mística, na cultura oriental é o símbolo da expansão espiritual, possui uma das flores mais admirada por sua beleza.
Planta da família das Nymphaeaceae, também conhecida como flor-de-lótus, lótus-da-índia, lótus-egípcio, lótus-sagrado, raiz-de-lotus.
Parte utilizada: planta inteira; raiz.
Princípios Ativos: cálcio, carboidrato, magnésio, potássio, óleos essenciais, proteína, sais, sódio, betacaroteno, tanino, nelumbina, roemerina, zinco.
Propriedades medicinais: antidiarreica, antifebrífuga, antitussígena, emoliente catarral, estomacal.
Indicações: afecções respiratórias, afecção e sangramento uterino, catarro pulmonar, cólera, desobstruir as vias respiratórias e eliminar as secreções, diarreia, distúrbio estomacal, efizema pulmonar, febre, gripes, laringite, pneumonia, rinite, suores da menopausa, tosse, vômito.
Modo de usar: decocção: tomar 1 xícaras de chá 3 vezes/dia.
A Raiz de Lótus, como o nome indica, é a raiz da flor de lótus, que é uma planta aquática da familia Nelumbonaceae.
A Flor de lótus tem sido um poderoso elemento em numerosos países da Ásia há milhares de anos, e representa a pureza, a inocência sexual e beleza divina.
É um elemento importante em numerosas práticas culturais e religiões. No entanto, também é uma incrivelmente bela flor que incorpora as suas raízes no fundo do lago, córrego, rio, etc., enquanto flor flutua de forma emergente no topo da água.
Eles são perenes aquáticos e suas sementes podem realmente germinar tempo depois de cair adormecida. Uma semente de mais de 1.300 anos de idade, uma vez foi trazida “de volta dos mortos” e floresceu em um laboratório!
A Raiz de Lótus (ou Rizoma) é um objeto longo que pode esticar até 4 pés. Em seguida, eles podem ser lavados, cortada e preparada.
Ele é frequentemente usado como um vegetal em cozinhas asiáticas dentro sopas, ou pode ser frito ou assado, além de outras formas interessantes de cozinhar este alimento saudável.
Também é utilizado na forma singular ou em pó na medicina tradicional à base de plantas.
Eles também são comumente usados como lanches, e estão incluídos em pratos com camarão, ou como uma cobertura de saladas devido ao seu sabor picante e ligeiramente doce, particularmente depois de ser conservado.
A raiz de lótus tem a textura de uma Batata e gosto similar a cocos antes que qualquer aroma extra seja adicionado. Antes de nos aprofundarmos sobre os benefícios para a saúde que as raízes de lótus podem conceder a nós, vamos explorar os componentes nutricionais que o tornam uma iguaria tão saudável!
Os muitos benefícios da Raiz de Lótus para a saúde podem ser atribuídos à sua combinação única de vitaminas, minerais e fitonutrientes, incluindo Potássio, Fósforo, Cobre, Ferro, e Manganês, bem como a Tiamina, Ácido Pantotênica, Zinco, Vitamina B6 e Vitamina C.
É também uma fonte muito importante de fibra dietética e uma fonte considerável de proteína. Então, confira os benefícios da raiz de lótus para saúde.
A Raiz de Lótus pode ser uma ótima maneira de estimular a circulação do seu sangue para aumentar a oxigenação dos seus órgãos e, geralmente, aumentar os níveis de funcionalidade e de energia.
O teor de Ferro e Cobre em Raízes de Lótus é significativo, ambos são partes integrantes da produção de glóbulos vermelhos, reduzindo chances de desenvolver sintomas de Anemia e aumento da vitalidade e do fluxo sanguíneo.
Um dos elementos do complexo de vitamina B é a piridoxina. Ele interage diretamente com os receptores neurais no cérebro que influenciam o humor e estados mentais.
Ele também controla irritabilidade, Dores de cabeça e os níveis de estresse. As flores de lótus são muitas vezes ligadas com paz e tranquilidade, mas é a Raiz de Lótus que realmente oferece a paz as pessoas estão procurando!
Os níveis significativos de potássio encontrados na raiz de lótus asseguram um equilíbrio adequado entre os fluidos do corpo e também neutraliza os efeitos de sódio em nossa corrente sanguínea.
O Potássio é um vasodilatador, o que significa que ele relaxa os vasos sanguíneos e através da diminuição da contração e rigidez aumenta o fluxo de sangue e reduz a pressão sobre o sistema cardiovascular.
O Potássio é também um elemento essencial da atividade neuronal e a passagem de fluido e o sangue no cérebro.
A Raiz de Lótus é carnuda e embalado com fibra dietética, que é conhecida por acelerar os movimentos do intestino. A Raiz de Lótus pode reduzir os sintomas de prisão de ventre, enquanto otimiza a absorção de nutrientes através da secreção de suco gástrico e digestivo.
Além de estimular o movimento peristáltico nos músculos lisos intestinais para facilitar os movimentos intestinais regulares e fáceis.
Quando falamos sobre o teor de vitamina de raiz de lótus, a Vitamina C é certamente o mais proeminente. 100 gramas de raiz de lótus contêm 73% de sua necessidade diária deste poderoso antioxidante da vitamina.
A Vitamina C é um componente importante do colágeno, o que mantém a integridade e força do nosso vasos sanguíneos, órgãos e pele, assim como um importante estimulante para o Sistema imunológico.
Além disso, a Vitamina C pode neutralizar os radicais livres no organismo, que são subprodutos perigosos do metabolismo celular conectado a doenças como o câncer e doenças do coração!
Junto com o potencial vasodilatador de Potássio e a capacidade de purificação de colesterol da fibra dietética, o conteúdo de piridoxina na raiz de lótus também controla os níveis de homocisteína no sangue, o que está diretamente ligado a causa de ataques cardíacos!
A Raiz de Lótus é uma boa opção para pessoas que tentam controlar seu peso. Ao incluir alimentos de baixa caloria que são ricos em nutrientes e fibras, o corpo é capaz de obter todos os nutrientes de que necessita e ainda se sentir completo.
Esta é outra vitamina essencial encontrada em raízes de lótus, que tem sido comprovada para melhorar a saúde da pele, cabelos e olhos.
Ele tem grandes capacidades antioxidantes e pode prevenir a degeneração macular e outras doenças oculares, ajuda a curar feridas mais rápido e as condições da pele e inflamação.
O consumo regular de alimentos ricos em vitamina c ajuda o corpo a proteger contra o escorbuto, desenvolver resistência contra a infecção viral, aumenta a imunidade, acelerar a cicatrização de feridas e remover o câncer causando radicais livres do corpo.
A raiz de lótus é um excelente remédio caseiro para diarreia e distúrbio estomacal.
Não há riscos inerentes, mas algumas pessoas optam por comer raízes de lótus primas, que pode se espalhar parasitas ou infecções bacterianas. Portanto, sempre cozinhar raízes de lótus antes de comer ou prepará-los em outras formas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário