- Reino: Plantae
- Divisão: Magnoliophyta
- Classe: Magnoliopsida
- Ordem: Sapindales
- Família: Anacardiaceae
- Gênero: Pistacia
- Espécie: P. vera
- Nome binomial: Pistacia vera L.
É uma árvore de folha caduca e pequena (5 a 7 metros de altura, e que tende a inclinar-se) com folhas pinadas dioicas, nativa do sudoeste asiático (Ásia Menor, Irão, Síria, Israel e Palestina), de onde se estendeu o cultivo à região mediterrânica e à Califórnia.
100 g de pistache contêm em média:
- Proteína 20,6%
- Carboidratos 8%
- Óleo 48%
- Colesterol 0%
- Cálcio 135 mg
- Potássio 1093 mg
- Fósforo 503 mg
- Magnésio 158 mg
- Vitamina A 233 U.L
- Tiamina (Vitamina B1)
- Riboflavina (Vitamina B2)
- Niacina (Vitamina B3)
Os grãos são mais frequentemente consumidos inteiros, torrados e salgados (como os amendoins) ou frescos.
Um estudo americano publicado no Journal of Nutrition sugere que o pistache é mais rico em betacaroteno e vitamina E do que outros tipos de nozes, e que, se incorporado à dieta, pode aumentar os níveis de antioxidantes no sangue de pessoas adultas com colesterol alto.
O pistache é a semente da árvore pistácia, originária da Ásia Central, sendo bastante apreciado e consumido pelos brasileiros.
É um tipo de noz frequentemente consumido inteiro, torrado e salgado, como os amendoins, e também usado no preparo de sorvete, salada, chocolate, pudim e outros pratos doces.
Fonte de vitaminas e minerais, o pistache proporciona diversos benefícios à nossa saúde. Saiba mais sobre as propriedades e os benefícios desta semente:
O pistache contém ácidos graxos e fibras que auxiliam na regulação intestinal e na redução do colesterol “ruim” (LDL);
Possui minerais como o potássio, magnésio, cobre, cálcio e fósforo, além de vitaminas do complexo B e proteínas. O pistache também possui gordura monoinsaturada, que dilata os vasos sanguíneos, desbloqueando as artérias e elevando os níveis do colesterol “bom” (HDL), o que reduz os riscos de doenças cardíacas;
O pistache é rico em antioxidantes, carotenos e vitamina E, que ajudam a proteger o organismo contra a ação maléfica dos radicais livres;
Este alimento é fonte de vitamina B6, que ajuda na formação de ácidos aminados e atuam como neurotransmissores. A mielina também é sintetizada pela vitamina B6 e forma um isolamento em torno da fibra nervosa, permitindo o transporte adequado dos sinais nervosos. Por este motivo, o pistache age na proteção do sistema nervoso;
Carotenoides presentes no pistache, como a luteína e a zeaxantina, ajudam a proteger a saúde dos olhos;
Por ser rico em fibra alimentar, o consumo do pistache ajuda no processo de digestão, melhorando o trânsito intestinal;
Este tipo de noz pode ser útil contra a diabetes, pois reduz o nível de glicose no organismo ao ser consumido após uma refeição.
O pistache é uma rica fonte de energia; 100 g de nozes fornece 557 calorias. Além disso, eles são ricos em ácidos gordos monoinsaturados, como ácido oleico e uma excelente fonte de antioxidantes.
O consumo regular de pistache na dieta ajuda a total menor, bem como mau colesterol LDL e aumenta níveis de colesterol bom HDL no sangue.
O óleo extraído do pistache é um dos óleos alimentares mais saudáveis. Possui agradável aroma de semente e tem excelentes propriedades emolientes.
O óleo de pistache ajuda a manter a pele bem protegida do ressecamento.
Algumas pesquisas acompanharam grupos de pessoas que inseriram o pistache em suas dietas pelo período médio de 4 semanas e os testes comprovaram que o alimento pode contribuir com a redução do colesterol.
O pistache pode ajudar na eliminação das toxinas indesejáveis ao corpo, pois é rico em fibras que podem induzir ao funcionamento regular da flora intestinal, além de fornecer saciedade por um maior período de tempo, o que ajuda você a consumir menos calorias.
É interessante sempre preservar alternativas saudáveis para o tratamento de condições de saúde, e poucas pessoas sabem que os benefícios do Pistache podem ser convenientes para a prevenção e redução de sintomas de doenças inflamatórias.
O fruto é fonte de vitamina A e E, que possuem efeito anti-inflamatório para a prevenção de alguns problemas em seu corpo.
Ao adicionar uma porção média de pistache, você poderá garantir 60% da porção recomendada para consumo diário de Fósforo.
Este mineral é muito importante para a prevenção de diabetes, além de apoiar a síntese de proteínas e ação de aminoácidos, beneficiando o controle de glicose.
Reconhecido como uma das maiores fontes de vitamina B6, o pistache pode promover a saúde das fibras nervosas, contribuindo com o funcionamento adequado do sistema nervoso.
Atento à saúde de sua visão, é conveniente saber que o pistache pode auxiliar na prevenção de doenças que podem atingir os olhos.
O fruto é fonte de Zeaxantina e Luteína, importantes antioxidantes que agem na proteção do organismo contra a ação de radicais livres, preservando a saúde das células e apoiando a boa visão.
Já conhecidos os benefícios do pistache para a pele, é importante saber que a presença do alimento na dieta também pode reduzir os efeitos causados por acnes. O fruto pode auxiliar nos níveis de açúcar na corrente sanguínea, o que interfere na produção de óleo, que leva ao aparecimento de espinhas.
Quando combinados, o Selênio e a vitamina E contidos no pistache podem ajudar no tratamento e prevenção de espinhas. Os benefícios do Pistache sobre a pele também podem se estender para a prevenção e tratamento de cicatrizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário