QUEM SOMOS!

sábado, 22 de abril de 2017

Pinoli

Pinoli - Pinus Pinea 



Pinoli é uma especiaria originada da árvore, conhecida como Pinheiro Manso, de origem mediterrânea. A semente é pouco difundida entre os brasileiros, pois além de cara é difícil de ser encontrada.

A árvore demora em média 100 anos para começar a produzir os frutos, cujas sementes são chamadas de Pinoli.



Seu preço mais alto é justificado pela dificuldade de cultivo. As sementes remetem às amêndoas, de tamanho reduzido, cuja coloração é amanteigada. 

Sua colheita acontece nos meses de dezembro a março. A extração da semente ainda é manual, na qual a pinha é descascada de onde se retiram as sementes.

A semente que possui parentesco com o pinhão é rica em proteínas, fibras, vitaminas do Complexo B e sais minerais tais como zinco, cobre, ferro, manganês e magnésio, além de conter ômega 3, 6 e 9.

O consumo regular, em pequena quantidade, auxilia no funcionamento intestinal, na redução do colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo doenças cardiovasculares e a diabetes.

A semente de formato ovalado e de textura macia é utilizada na culinária sírio-libanesa, na qual é chamada também de Snoubar. 





Ela faz parte de variadas preparações culinárias tais como esfirras, legumes, quibes, arroz, charutos recheados, pesto, saladas, recheios de tortas e em preparações de sorvete, bolos, tortas e doces. Os italianos e libaneses também apreciam a semente que faz parte de variadas receitas.

O pinoli pertence à família das oleaginosas, mesmo grupo das castanhas, nozes e amêndoas. É rico em proteínas, fibras, zinco, cobre, ferro, manganês, magnésio e algumas vitaminas do complexo B. 

A maior parte da gordura do alimento é de boa qualidade e apresenta ômega 3, 6 e 9, essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois auxiliam na redução do colesterol, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

Por serem ricas em antioxidantes e apresentarem baixo índice glicêmico, as oleaginosas reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes. 

A indicação é consumir até duas colheres (sopa) por dia de pinoli, devido ao alimento ser muito calórico. Você pode adicioná-lo em saladas, tortas, bolos, pães ou no recheio de massas.

Ele é encontrado em casas gourmet, em grandes supermercados e casas que comercializam produtos da cozinha árabe.

Semelhante a uma amêndoa, mas de tamanho bem reduzido, o pinolo possui formato ovalado, textura macia e coloração amanteigada. É oleoso e de sabor suave, que pode ser ressaltado pela torra.

Na Itália, é muito usado em risotos, molhos e bolos, sendo fundamental no molho pesto. É também bastante difundido na Índia e na Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário