QUEM SOMOS!

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Flor da Calêndula (Calendula officinalis)

Resultado de imagem para Flor da Calêndula (Calendula officinalis)
Flor da Calêndula (Calendula officinalis) - Acrescenta colorido à salada, mas o miolo deve ser retirado na hora de comê-la. Há muitos anos já era utilizada na alimentação por ser um bom corante para caldas e bolos.
Já na Idade Média, a calêndula, originária do centro e sul da Europa e da Ásia, era cultivada nas hortas, desidratada e utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos.
As suas pétalas são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz, em substituição do açafrão. Utilizada em cremes e outros cosméticos, esta flor também pode ser incluída na gastronomia.
Na verdade, já na Idade Média era cultivada para depois ser submetida a um processo de desidratação, que tornava possível o seu uso como corante em caldos, queijos, bolos e manteiga.
A Calêndula apresenta uma cor laranja e amarela e um sabor picante, sendo as suas pétalas. Também apresenta propriedades medicinais e foi utilizada com eficácia durante guerras civis para tratar ferimentos e infeções, além disso é muito rica em vitamina C.

As suas pétalas podem ser misturadas com arroz, peixe, sopa, queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão. Usada também como corante para manteigas e queijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário