É a maior flor do mundo, com a característica de possuir um aroma estranhíssimo, o de carne decomposta. A flor-cadáver emite esse cheiro para atrair moscas, e não abelhas, para polinização. Quando desabrocha, a inflorescência chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas. É usasda com fins medicinais.
Fato curioso: seu nome vem do grego, significando, literalmente, falo gigante sem forma. Amorphophallus titanum, a flor mais malcheirosa do mundo. A Amorphophallus titanum, é também conhecida como flor-cadáver, jarro-titã ou titan arum, em inglês.
Seu cheiro fétido é mais potente no auge da floração, da noite ao início da manhã. O odor é muitas vezes comparado com o cheiro de carne podre. A inflorescência também gera calor, o que permite que o fedor viaje mais longe.
Esta combinação de calor e cheiro atrai insetos carniceiros, especialmente besouros necrófagos, de longas distâncias. A. titanum não tem um ciclo anual de floração. Ela emerge, e armazena energia em um caule subterrâneo enorme chamado de "rizoma".
A planta floresce apenas quando a energia acumulada é suficiente, tornando o tempo entre a floração imprevisível, que vai desde alguns anos a mais de uma década. Ela exige condições muito especiais, incluindo temperaturas quentes dia e noite e alta humidade, fazendo com que os jardins botânicos sejam bem adequados para manter esta estranha planta fora de sua área natural.
(Citada como "a maior flor do mundo", na realidade trata-se de uma inflorescência, onde a flor se localiza). Esta planta é nativa das florestas tropicais da Sumatra, na Indonésia, e se tornou conhecida pela ciência ocidental em 1878.
Em seu habitat natural, ela pode crescer até 3 metros de altura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário