QUEM SOMOS!

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Valor energético dos Alimentos

Calorias 
 
Caloria (símbolo: cal) é uma unidade de medida de energia que não pertence ao Sistema Internacional de Unidades. Historicamente, a definição de calorias era a quantidade de energia necessária para elevar em 1 grau Celsius a temperatura de 1 g de água (o calor específico da água é, por definição, igual a 1).

Com a evolução das técnicas de medida, verificou-se que o calor específico não era constante com a temperatura. Por isso buscou-se padronizá-lo para uma faixa estreita, e a caloria foi então redefinida como sendo o calor trocado quando a massa de um grama de água passa de 14,5 °C para 15,5 °C.

Contudo, com a evolução mais uma vez da técnica, sobretudo do desenvolvimento da eletricidade e da eletrônica, viu-se ser mais conveniente definir o joule como unidade de energia, abolindo assim a necessidade de definir a caloria. 
 
Entretanto, o Escritório Internacional de Pesos e Medidas, organismo responsável pela convenção do metro e pelo Sistema Internacional de Unidades, resolveu colocar a caloria como sendo:

1 caloria = 4,1868 J (exatamente)

Essa definição está em vigor desde 1948.

Quando usamos caloria para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro) de água de 14,5 °C para 15,5 °C. O correto neste caso seria utilizar kcal (quilocaloria), porém o uso constante em nutrição fez com que se modificasse a medida. 
 
Assim, quando se diz que uma pessoa precisa de 2.500 Calorias por dia (às vezes a "caloria" usada pelos nutricionistas é chamada de Caloria (CAL), equivalendo à uma quilocaloria, ou 1 kcal), na verdade são 2.500.000 calorias (2.500 quilocalorias) por dia. 
 
Tendo em vista que apenas unidades de medidas que derivam de um nome próprio são grafadas com a inicial maiúscula, a notação "Cal", apesar de amplamente utilizada, está incorreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário