As garrafas plásticas podem ser reaproveitadas para cultivar vegetais de pequeno porte, temperos e ervas medicinais, presas em muros e paredes ou apoiadas em suportes de diferentes materiais.
A ideia é aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo para montar hortas em casas, apartamentos ou mesmo no local de trabalho. É uma forma popular de se apropriar de técnicas já existentes sustentáveis, viáveis e econômicas. Só não se esqueça de escolher um local que bata um boa quantidade de sol, se não as plantas não vão crescer.
Material
Garrafa PET de 2 litros vazia e limpa;
Tesoura;
Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame;
Para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa PET;
Terra;
Muda de planta.
Modo de fazer
Com a garrafa deitada, faça um recorte que começe a quatro dedos de distância da base e termine a 4 dedos de distância do gargalo. Procure fazer uma abertura grande, que alcançe quase a metade da parede da garrafa, tanto em profundidade como em largura.
Para fixar as garrafas, faça dois furos em cada lateral (um no fundo e dois na parte superior onde foram dados aqueles quatro dedos de distância). Os furos precisam estar alinhados (os de baixo com os de cima).
Também será preciso fazer um pequeno furo para escoar a água. Faça ele no fundo da garrafa (parede oposta a qual foi feito o recorte). Depois disso, passe a corda pelos furos laterais.
Observações
Para as garrafas não escorregarem pela corda (ou barbante, ou cordoalha). você tem duas soluções.
Se você usou corda de varal ou barbante, basta dar um nó mesmo, quando ele passar pelo furo de baixo da garrafa
Se você usou cordoalha ou arame, é só dar uma volta com ele em uma arruela, após o furo de baixo da garrafa.
Esse modo de fazer pode ser melhorado, caso queira faça comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário